AtaNews Publicidade 728x90
22/08/2022 às 20h15min - Atualizada em 23/08/2022 às 00h00min

Expositores da FIL comemoram oportunidade de reencontro com o público

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Foram dois anos distante da presença física do público. Por conta da pandemia do Coronavírus, a FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto não foi realizada em 2020 e, no ano passado, ocorreu de forma 100% on-line. Neste ano, com a melhoria do cenário sanitário, mas ainda tomando todos os cuidados necessários, a feira volta a interagir presencialmente com o seu público e traz movimentação à economia local.

Motivo de comemoração para quem vê no evento uma importante roda na engrenagem econômica. “Passamos por um momento difícil, com muita incerteza sobre o que fazer e sobre quando poderíamos nos programar para eventos novamente. Com o ambiente digital, conseguimos nos adaptar e não perder tanta proximidade com nosso público. Agora, temos a expectativa de uma feira que trará muitas pessoas e com a sensação do reencontro”, aponta Wesley Deziderio Barreto, analista de marketing da Geek Point, loja paulistana que mobilizou 12 pessoas em seu estande para comercialização de livros, revistas e Comics.

Também de São Paulo, a Pop & Chic tem uma expectativa muito boa para esta retomada da 21ª FIL. “Temos participado de outros eventos literários pelo país e a participação do público tem sido grande. Após dois anos, as pessoas parecem estar recuperando o tempo perdido nas atividades culturais, e livro é sempre um produto que chama muito a atenção”, avalia Nelson Carvalho, gerente comercial da empresa que vem com cinco pessoas para a FIL e há mais de 30 anos atua na comercialização de livros infantis.

“Acredito que o público esteja com tanta saudade quanto nós, expositores. Sem dúvida, a Feira do Livro é o melhor evento aberto ao público de Ribeirão Preto e o único voltado à cultura e educação com maior abrangência em sua programação. Para este ano, creio que teremos um público altamente qualificado”, afirma Adriano Lopes, proprietário da Fanzine Representação Comercial, que levará produtos de animes e mangás para a FIL.

Considerada a segunda maior feira do livro a céu aberto do Brasil e uma das maiores da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 20 a 28 de agosto, com mais de 200 atividades entre salões de ideias, sessões de contação de histórias, shows musicais, performances, debates, oficinas e workshops, contemplando públicos de todas as idades.

A feira literária é acessível, com interpretação em Libras e legendas nas transmissões on-line para participantes de outras nacionalidades e que não falam português. A programação completa - diária e permanente - está no endereço: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/

Para saber mais sobre a 21ª FIL:

Plataforma: www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Instagram: (@fundacaolivrorp)
Facebook: (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin: (fundacaolivrorp)
Twitter: (@FundacaoLivroRP)
YouTube: (FeiraDoLivroRibeirao)

Sobre a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

A 21ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 20 a 28 de agosto deste ano e traz como proposta de reflexão o tema “Do Caburaí ao Chuí: a força da Literatura Brasileira”.  A proposição  embasa todas as atividades e debates do evento.  A feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: com 21 anos de história e 20 edições realizadas. Em 2020, a feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus.

A intenção dos organizadores é que, neste ano, a FIL ofereça uma programação com atividades presenciais e outras em formato on-line, reunindo palestrantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população. São salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projetos educacionais, entre outras.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »