AtaNews Publicidade 728x90
22/08/2022 às 09h35min - Atualizada em 22/08/2022 às 09h35min

HCM realiza I Fórum de Combate aos Maus Tratos na Infância e Adolescência

Redação
Foto: Divulgação
O Hospital da Criança e Maternidade (HCM) realizou na manhã da última sexta-feira, dia 19, o I Fórum de Combate aos Maus Tratos na Infância e Adolescência. O evento foi idealizado após a instituição constatar um aumento expressivo nos atendimentos às vítimas de maus tratos. Diversos temas foram abordados e a ação contou com a participação de profissionais da saúde, autoridades judiciais e organizações.

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2021, foram registrados 20 mil casos de maus-tratos contra crianças e adolescentes em todo país. Este número representa um aumento de 21% em relação a 2020. Situação semelhante também foi constatada nos atendimentos do  HCM. Enquanto em 2018, foram registrados 71 casos de violência, no ano passado dobrou, foram 142 atendimentos. 

“O intuito do fórum foi discutir sobre a violência e os maus tratos na infância e adolescência. Percebemos um aumento expressivo nos casos de abusos físicos e sexuais nos últimos quatros anos. Esta é uma situação que nos preocupa muito, daí o motivo da idealização deste fórum, pois são temas precisam ser debatidos e jamais negligenciados”, explica a diretora técnica do HCM, Dra. Fernanda Del C. B. Braojos.


O diretor administrativo, Dr. Antônio Soares Souza também destacou a importância da realização do Fórum. “É a oportunidade de podermos discutir tópicos muito relevantes de maneira multidisciplinar, com vários profissionais da saúde, com o poder público e muitos outros profissionais de vários campos. A violência à criança é um problema de saúde pública que tem um alto custo social, emocional e financeiro para nossa comunidade e nosso país”, afirmou.

Um ponto levantando pelo diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, foi as subnotificações. “Dados estatísticos apontam um aumento expressivo da violência contra crianças e adolescentes. Mas estes números podem ser ainda maiores, pois muitas vezes, vítima não tem oportunidade de denunciar. Sabemos que há uma subnotificação dos casos de maus-tratos. E ações como esta realizada pelo HCM é de extrema importância para sensibilizar a população”, disse. 


O juiz da Infância e Juventude de Rio Preto, Evandro Pelarin, disse que busca juridicamente transformar o HCM em um Centro de Atendimento Integrado. “O Hospital da Criança e Maternidade no nosso olhar, tem a melhor capacitação, melhores condições materiais para receber nosso centro integrado. Por isso, vamos referenciar o HCM para ampliar este atendimento e acolhimento das vítimas”, afirmou.

*com informações do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de São José do Rio Preto, São Paulo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »