AtaNews Publicidade 728x90
24/07/2022 às 19h04min - Atualizada em 24/07/2022 às 19h04min

Lucro do FGTS será pago aos trabalhadores em agosto; confira valores

Valores ainda são desconhecidos e estão sendo calculados pelo Conselho Curador do FGTS

Yahoo
Em 2021, valor pago aos trabalhadores foi de R$ 8,12 bilhões
Todos trabalhadores com contas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), irão receber em agosto uma parte do lucro obtido pelo fundo em 2021. Desde 2017 o lucro do FGTS é compartilhado com os brasileiros que possuem a conta trabalhista.

Ainda não se sabe qual será o valor distribuído neste ano, visto que a quantia ainda está sendo corrigida monetariamente pelo Conselho Curador do FGTS, formado por representantes dos trabalhadores, dos patrões e do governo federal, representado pelo Ministério do Trabalho.

No ano passado, o valor pago aos trabalhadores no fundo foi de R$ 8,12 bilhões, dividido proporcionalmente a todas as contas. Isto representou um repasse de 96% do lucro obtido com o dinheiro parado nas contas.

Conta do FGTS
A conta do FGTS é criada para o trabalhador no momento em que ele é contratado sob o regime CLT, isto é, tem sua carteira de trabalho assinada pela empresa ou pelo patrão. Nela são depositados mensalmente 8% do valor bruto do salário do trabalhador.

Esses valores ficam presos durante o tempo em que o funcionário está trabalhando, não podendo ser sacados, a não ser mediante caráter especial, como uma liberação do governo ou em casos pré-estabelecidos, como para ajudar na compra de um imóvel. A ideia é que a conta sirva como uma garantia financeira na vida do trabalhador, que pode ser acessada caso ele perca o emprego.

O depósito dos valores do FGTS é obrigatório por lei, e caso não seja feito, cabe denúncia no sindicato ou no Ministério do Trabalho e Previdência.

Como funciona o recebimento do lucro do FGTS
O pagamento do lucro do FGTS é feito com base nos valores que o trabalhador tinha em sua conta até 31 de dezembro do ano passado, neste caso, 2021. Isto quer dizer que mesmo que os fundos da conta tenham sido retirados neste ano, o trabalhador ainda deve receber sua parcela do lucro.

O lucro não pode ser sacado. Apesar de não ser um depósito feito pelo patrão, ele ainda obedece às mesmas regras de saque do FGTS. A consulta ao saldo da conta do FGTS pode ser feita através do aplicativo FGTS, do site do FGTS, pela central telefônica da Caixa Econômica Federal pelo número 111 e nas agências da Caixa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »