AtaNews Publicidade 728x90
16/07/2022 às 12h01min - Atualizada em 16/07/2022 às 12h01min

Efeito rebote na pele: quais são as causas e como evitar?

Beleza Extraordinária
Durante a rotina de skincare podem ocorrer alguns efeitos indesejados, e o efeito rebote é o mais comum. A produção de oleosidade em excesso, o aparecimento de espinhas e manchas são algumas das consequências do efeito rebote na pele e isso ocorre porque fazemos o tratamento da pele de maneira errada, que acaba rompendo a barreira natural de proteção e desestabilizando os níveis de hidratação natural da pele.

A Dra. Annelise Marmore, médica dermatologista especializada em Dermatologia Estética Avançada, nos explicou como ocorre, quais são os efeitos e como devemos tratar o efeito rebote da maneira adequada.

O que é efeito rebote e como ele acontece?
O efeito rebote é um mecanismo de defesa da pele e ele ocorre quando o óleo natural da pele é removido em excesso, rompendo a barreira natural de proteção, desta forma a pele produz mais óleo para tentar reparar a perda e hidratar a pele.

Em geral é comum acontecer em peles oleosas, quando o tratamento da pele é feito de maneira errada e ao invés de controlar a oleosidade, o nosso organismo produz mais óleo pois entende que necessita produzir mais sebo, a fim de repor essa perda.

O efeito rebote acontece em todos os tipos de pele?
Se engana quem pensa que o efeito rebote acontece apenas nas peles oleosas, é o que explica a dermatologista Annelise Marmore: “O efeito rebote é um mecanismo de defesa da pele e ele pode acontecer sim, em todos os tipos de pele, tanto em peles sensíveis, quanto em pele oleosa ou com manchas. Esse efeito pode ocorrer de diversas maneiras, como na má utilização de cosméticos e dermocosméticos e ocasionar na diminuição da oleosidade da pele”.

Alguns procedimentos estéticos também podem ocasionar o efeito rebote, como o tratamento com laser, que geralmente tem o objetivo de clarear manchas da pele e acaba agredindo o mecanismo de defesa dela, fazendo que o resultado seja o contrário do desejado.

“É muito comum a gente observar o efeito rebote em um paciente que tenta eliminar o excesso de oleosidade lavando o rosto de forma excessiva ao longo do dia, e o que acontece é que ao retirar essa proteção natural da pele, esse sebo que é produzido pelo corpo, que entende que precisa produzir mais e então acaba gerando mais oleosidade”, exemplifica a dermatologista Annelise Marmore.

Como evitar o efeito rebote?
Para evitar que o efeito rebote aconteça é necessário primeiro entender as necessidades de cuidados diários que sua pele necessita e para isso é importante consultar um dermatologista que fará a investigação e diagnosticar com exatidão o tratamento adequado e personalizado para seu tipo de pele. Desta forma você evita a produção em excesso de oleosidade e adotará uma nova rotina de skincare com produtos adequados para seu tratamento diário.

Como evitar o efeito rebote?
Entender as causas do efeito rebote é o primeiro passo para tratá-lo. Rotinas de limpeza de pele desajustadas ou em excesso, tratamento inadequado com laser ou uso de ácidos de forma incorreta são as principais causas da piora do tratamento da pele.

Realizar a limpeza de pele de maneira correta já fará com que o efeito rebote não ocorra e assim você protege a barreira natural de proteção da pele. Existem cuidados simples que farão com que o efeito rebote desapareça de uma vez por todas, para isso saiba exatamente qual o seu tipo de pele.

Peles seca e normal: se sua pele for seca ou normal a dica é que pela manhã realize uma limpeza leve. A Água Micelar é um excelente produto para realizar a limpeza da pele sem agredir, removendo todas impurezas e tonificando a face, desta forma não retira em excesso a barreira da pele. Aposte na dupla limpeza com o uso da água micelar e do Gel de Limpeza Facial que possui ácido hialurônico e irá limpar a pele de forma profunda mantendo o nível e hidratação.

Pele mista e oleosa: a limpeza em pele mista e oleosa deve ser feita com cautela para que não agrida a pele e cause o efeito rebote, nesse caso é recomendado a dupla limpeza nas rotinas matinais e noturnas. Use o Gel de Limpeza Facial massageando o rosto de forma gentil e depois aplique a Água Micelar para que termine de limpar profundamente sem agredir e mantendo os níveis de oleosidade na medida certa. Para finalizar, use o Protetor Solar Facial Fluido que protegerá sua pele dos raios UVA e UVB e hidrata-la sem causar oleosidade, além de prevenir manchas solares. Durante a rotina noturna repita o procedimento de dupla limpeza.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »