AtaNews Publicidade 728x90
13/07/2022 às 12h48min - Atualizada em 13/07/2022 às 12h48min

4 dicas para não errar nas ações de marketing

Muitas marcas buscam impulsionar sua divulgação, principalmente, na forma digital, como forma de captar mais clientes. Para isso, as ações de marketing são importantes e devem ser bem planejadas, de forma a atingir o público sem ser repetitivo.

Imagem/Divulgação
As ações de marketing são procedimentos utilizados na publicidade que, quando feitos corretamente, trazem diversos benefícios para a empresa, como um alcance maior em redes sociais ou uma expansão dentro do próprio mercado.

Quando bem sucedida, esse tipo de ferramenta perdura na memória dos seus consumidores, devendo ser pensada dentro de um planejamento de marketing único para o momento que a empresa está.

Plano de marketing: o que é um?

O plano de marketing é uma espécie de guia do planejamento de comunicação de uma empresa.

Nele estarão descritos os objetivos das ações de marketing, quais os seus prazos e quem as realizarão. É também nele que estarão os possíveis resultados das atividades realizadas.

Geralmente, ele é dividido em 3 partes: planejamento, implementação e avaliação. A parte de planejamento, que será tratada posteriormente, diz quais as ações que serão abordadas pela equipe de marketing.

Já a implementação trata da realização das atividades traçadas na etapa anterior. Por fim, a avaliação mostra qual foi a efetividade real do plano de marketing proposto.
Afinal, os reais benefícios de um plano de marketing são:
  • Economia de dinheiro e recursos;
  • Conexão com clientes novos e antigos;
  • Aumentar o alcance da comunicação da marca;
  • Melhor entendimento da marca pelos colaboradores e investidores;
  • Novas possibilidades de participação no mercado;
  • Reposicionamento da empresa no mercado, caso necessário.
Tendo compreendido o conceito do plano de marketing e seus benefícios, é importante refletir sobre as decisões que serão tomadas e resultarão nas ações de marketing.

Ações de marketing não são tão complexas assim

A ação de marketing não deve ser tratada como um bicho de 7 cabeças.

Ela deve ser entendida quase como o processo de tirar habilitação para carro onde são estudados possíveis acontecimentos, como nas aulas teóricas, são visualizados alguns possíveis cenários, como na prova prática, e daí para frente a empresa segue seu caminho.

Contudo, a dúvida sempre surge sobre qual o momento certo para começar a fazer o planejamento de marketing.

Quando montar um plano de marketing?

Não existe um tempo certo para montar um plano de marketing. Algumas vezes, ele vai conseguir grandes resultados no início da formação da marca.
Já em outras situações, ele pode ser ideal no momento de reformulação do empreendimento.

É importante, porém, que a empresa faça uma avaliação dos seus objetivos e verifique se um plano de marketing se adequaria a esses objetivos e como isso aconteceria.

A seguir, serão vistas algumas questões importantes para o planejamento dessa estratégia.

Estudando bem o público-alvo

De início, é fundamental uma avaliação da empresa acerca do tipo de produto que ela oferece e o tipo de consumidor que ela quer alcançar.

Afinal, não seria frutífero anunciar um frigorífico para uma pessoa vegana ou anunciar um pet shop para quem não tem um bichinho de estimação.

Anunciar um serviço de pintura predial para uma pessoa que mora em prédio faz mais sentido do que para uma que mora em casa.

É imprescindível entender com quem se está falando ao planejar uma ação de marketing, para não gastar recursos com o público errado.

Antes da ação de marketing ser concebida, o público-alvo deve ser bem delineado, para que seja proposta uma comunicação assertiva, que atinja as pessoas certas.

Fazendo pesquisa de mercado

Para que haja um entendimento das pessoas que serão abordadas pelo plano de marketing, é importante que sejam feitos estudos desses indivíduos que recebem a publicidade criada.

Essa compreensão pode vir de uma pesquisa de mercado, nome dado ao processo de análise dos dados relacionados a uma marca. Nele, são vistos desde o perfil da empresa e seu posicionamento no ramo até a posição geográfica dos clientes mais frequentes.

Esses estudos podem ser feitos de diversas maneiras. Por exemplo, utilizando ferramentas estatísticas: o uso de aplicativos e sites que monitoram o tráfego dentro de sites e nas redes sociais pode ser um poderoso aliado no mapeamento do público-alvo.

Conversando com os clientes nos pontos físicos da empresa: a conversa cara a cara ajudará na definição das necessidades do público como de quebra também o fideliza.

Visitando o bairro em que está localizada a empresa e conversando com os frequentadores do local: entender o que as pessoas ao redor dos pontos físicos buscam pode ser uma forma de entender os clientes e até captar alguns novos.

Participando de eventos no nicho da empresa, tais eventos ajudam a verificar pontos fortes comuns no ramo e a perceber o público-alvo de forma mais certeira.

Assim, vale a pena investir em profissionais e ferramentas especializadas neste tipo de mapeamento de audiência, focando na maximização do alcance da comunicação feita.

Dicas para um planejamento de marketing certeiro

Comercialmente falando, a marca sempre deve se posicionar como se estivesse na frente de um púlpito em acrílico cristal, falando diretamente com seu público-alvo.

Usar a linguagem certa para o público certo

Assim sendo, a linguagem que vai ser utilizada no plano de marketing deve se adequar ao público-alvo que será abordado nas ações propostas, de forma a fazê-lo se sentir parte da comunicação proposta.

Por exemplo, se a audiência de uma empresa é majoritariamente médica, é possível falar de procedimentos médicos, como uma angiotomografia arterial de crânio, sem se preocupar com a possibilidade do não entendimento acerca do que está sendo falado.

Neste caso, utilizar a linguagem comum em hospitais e clínicas é benéfico para essa comunicação, já que o público abordado já sabe do que se está falando.

Difícil seria, se por exemplo, a ação de marketing se propusesse a falar deste tipo de procedimento médico para um público leigo.

Assim, é fundamental que a comunicação da marca esteja adequada ao tipo de cliente que ela se propõe a abranger.

Ser uma marca posicionada no mercado

Atualmente, muitos clientes estão preocupados com o posicionamento das empresas com as quais se relacionam.

Nesse caso, ser tão transparente quanto um box de banheiro de vidro é fundamental. Os consumidores não se contentam mais apenas com o item ou serviço oferecido, é importante mostrar o porquê de sua marca se diferenciar da concorrência.

Mostrar os valores da empresa é crucial para que os clientes saibam que estão pagando não só por um produto, mas por uma experiência completa.

Estar presente nas redes sociais

A presença nas redes sociais é importante para qualquer empresa, independente da sua atuação. É essa presença que define, muitas vezes, para onde a comunicação da marca deve ir, e ainda auxilia no entendimento do público-alvo.

Logo, a presença nas redes é maior do que somente fazer postagens e anunciar produtos: a marca deve mostrar como é importante para o público, e como o público também é importante para ela.

Isso pode ocorrer no ato de repostar as avaliações e postagens dos clientes relacionados ao produto ou serviço oferecido, pois gera um senso de pertencimento no comprador que terá a sua participação na comunicação da empresa.

Uma outra possibilidade é a marca mostrar como ela participa do dia a dia dos seus consumidores.

Uma empresa que produz um armário de cozinha de duas portas, por exemplo, pode se beneficiar de clientes mostrando as reformas em suas cozinhas ou até mesmo de um simples vídeo cozinhando e mostrando a composição do móvel naquele ambiente.

Esse tipo de interação marca e consumidor é ótima para a fidelização de clientes e é uma ação simples e muito frutífera de marketing.

Entretanto, surge a dúvida de como fazer um cliente experimentar e quem sabe, se tornar um consumidor fiel da marca, pela primeira vez um serviço.

Dica bônus: amostras grátis

A captação de novos clientes pode ser um processo desgastante e demorado, uma vez que, dependendo do ramo do empreendimento, pode ser difícil angariar novos interessados no produto ou serviço oferecido.

Porém, existe um modo muito simples de fazer possíveis novos clientes aderirem ao seu produto ou pelo menos testá-lo: as amostras grátis.

Essa ação de marketing, geralmente de curto tempo e baixo custo, costuma ajudar na fidelização de novos clientes, afinal, quem não gosta de um brinde.

Por exemplo, uma empresa que produz petrifilm aqua um produto usado para analisar a quantidade de bactérias na água engarrafada, pode se beneficiar muito da distribuição de amostras grátis em distribuidoras de água para consumo.

Isso pode acontecer porque as distribuidoras terão a chance de testar um produto novo e avaliar o custo-benefício de uma possível utilização futura deste ítem sem ter muitos gastos.

Seja algum tempo de serviço grátis ou até mesmo uma unidade do produto para livre uso do cliente, o uso de amostras grátis pode ser uma ferramenta essencial no plano de marketing de uma empresa.

Considerações finais

Sendo assim, quando se trata do marketing, é importante ser tão certeiro quanto um bisturi eletrônico wem. Para isso, é fundamental que o planejamento seja feito com a empresa, e para a empresa.

É importante desconfiar de receitas prontas, já que cada empreendimento é um empreendimento e o que faz sucesso entre os consumidores de um pode ser uma estratégia falha para os consumidores de outro.

Buscar um profissional da área é uma ótima forma de garantir que o plano de marketing vai se adequar a marca e não o contrário. O plano de marketing pode ser um grande aliado de uma empresa se for feito corretamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »