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13/07/2022 às 11h42min - Atualizada em 13/07/2022 às 11h42min

Como fazer um bom marketing pessoal?

Com o mercado de trabalho ficando cada dia mais competitivo, é de extrema importância saber como se destacar, e para ajudar nisso existe o marketing pessoal.

Imagem/Divulgação
A grande maioria dos recrutadores de talentos afirmam que as referências profissionais de um candidato são essenciais para garantir quais os mais adequados para se contratar.

Portanto, para conseguir as tão desejadas boas referências, é necessário trabalhar muito bem todas as áreas do seu marketing pessoal como um especialista na fabricação de amortecedor de carro, por exemplo.

Mas, vale também ressaltar que esse tipo de marketing é válido tanto no âmbito profissional quanto nos momentos da vida pessoal de qualquer um.
Se parar para pensar, cultivar uma boa imagem e boas atitudes pode ajudar a passar mais confiança nas relações amorosas, de amizade e em várias outras também interpessoais.

Portanto, o presente artigo te dará uma ideia melhor do porque o marketing pessoal é essencial, como fazer um bom marketing pessoal e apresentar algumas vantagens.

Importância de um bom marketing pessoal

Fazer um bom marketing pessoal é essencial porque é isso que garantirá que as outras pessoas conheçam as suas qualidades e qualificações.

Esse tipo de marketing tem o objetivo de divulgar uma imagem, por isso, é importante cuidar do marketing pessoal e expor as melhores características, seja na vida pessoal ou como um bom profissional na retirada de entulho residencial, por exemplo.

Algumas ideias devem ser pensadas na hora de planejar o seu marketing pessoal, são exemplos:
  • Como manter o cuidado com a imagem;
  • Como criar posts estratégicos nas redes sociais;
  • Como participar de eventos da sua área;
  • Como passar confiança para as pessoas.
Vale ressaltar também que esse é um trabalho contínuo, até porque o marketing pessoal serve tanto para achar o emprego ideal de uma pessoa quanto para manter uma imagem respeitada e conhecida em uma função.

Mas, é preciso tomar cuidado com uma linha muito tênue entre autovalorização dos serviços de rinoplastia em nariz achatado e o alto exagero de qualidades.

É importante entender os passos para fazer um bom marketing pessoal e garantir que o uso dessa estratégia seja uma grande ajuda para a realização dos objetivos.

Dicas de um bom marketing pessoal

Existem diversas formas de garantir que um bom marketing pessoal está sendo feito para impressionar alguém ou alguma companhia de lavagem de cortinas a seco que você queira trabalhar.

A seguir mostraremos como esse marketing de pessoas pode ser realizado segundo 4 dicas simples e fáceis de realizar. São elas.

Aposte no storytelling

O storytelling vem sendo muito usado nas estratégias de marketing pessoal da maioria dos profissionais, essa técnica de contar histórias que vão atrair a atenção do público e virar uma conexão emocional pode ser muito efetiva.

Fica difícil se lembrar de tudo o que se vê hoje em dia, por estranhos expostos todos os dias a muitas informações e conteúdos diferentes de diferentes lugares.
Mas, uma história que um profissional de limpeza de terreno com retroescavadeira, por exemplo, te contou e que você se identificou com certeza não foi esquecida tão facilmente.

Pode ser porque a fala dessa pessoa tenha criado uma conexão emocional e uma marca positiva na sua cabeça ou por alguma pessoa que você tem como inspiração ter usado técnicas que capturaram a sua atenção.

Antes de usar o storytelling no marketing pessoal, é necessário saber a imagem que você quer passar para as pessoas, é possível saber isso buscando conhecer a si mesmo.

Seja verdadeiro

Para quem deseja melhorar suas estratégias de marketing pessoal, ter uma qualidade é indispensável, ser 100% verdadeiro em todos os atos e palavras.

No mundo atual, os profissionais e as pessoas no geral que mais se destacam são as que têm qualidades autênticas, e valores além de bem definidos, altamente fortes.

Por isso, se o objetivo de um profissional em reforma de assoalho de madeira é fortalecer suas características, ele deve evitar imitar outros profissionais da área e buscar conhecer seus próprios diferenciais.

Existem uma infinidade de formas de fazer isso, um bom exemplo é um evento de networking com os próprios profissionais da área.

Aprenda a liderar

Um profissional que tem a capacidade de liderar é muito bem-visto pelos outros profissionais e também pelo mercado em que atua.

Essa é uma qualidade altamente admirada, até porque na maioria das vezes, um líder é aquele que traz inspiração para as pessoas.

Trabalhar nessa qualidade é um dos melhores caminhos para se destacar e para ter sucesso nas estratégias de marketing pessoal criadas.
Quando as pessoas estão inspiradas, elas podem ter maior facilidade em lidar com os colegas e fazem um networking muito mais apurado.

Demonstre empatia

A capacidade de ter empatia pelo próximo é demonstrar que você pode se colocar no lugar do outro, essa qualidade está ligada a inteligência emocional.

E também é considerada extremamente importante na construção das estratégias de marketing pessoal de um profissional.

A partir da empatia, é possível entender melhor o comportamento e atitudes de algumas pessoas e passar a evitar atritos para manter uma boa relação com elas.

Ela ajuda a evitar o desgaste tanto nas relações profissionais quanto nas pessoais, e pode ser muito útil na hora de melhorar a imagem de uma pessoa.
Isso acontece porque as pessoas irão vê-lo como alguém que busca ajudar o próximo, e saberá que podem contar com você para entendê-las.

Saiba controlar os conflitos

A comunicação também é importante no marketing pessoal, em vários casos ao trabalhar essa estratégia é possível criar maneiras mais claras de se comunicar.

Faça uso de um vocabulário marcante e que o público entenda, além de mostrar uma postura específica na maneira de passar a sua mensagem.

Conseguir mediar conflitos de uma forma harmoniosa no local de trabalho ajuda muito na imagem pessoal de alguém, busque se comunicar de forma calma e eficiente nesses casos.

Vale também ressaltar que não é indicado se comprometer entrando em discussões em momentos de tensão, um ambiente pesado por um conflito mal resolvido atrapalha o trabalho de todos que nele estão.

Principais vantagens dessa estratégia

Quando alguém aposta no marketing de pessoas e segue as dicas certas para garantir que ele seja efetivo, consegue adquirir muitas vantagens profissionais e pessoais também.

A seguir, algumas das principais vantagens obtidas de quem aposta nessa estratégia, são elas:

Aumento da visibilidade

Não é segredo para ninguém que o mercado profissional vem ficando cada dia mais competitivo, e isso exige que as pessoas adotem estratégias para se destacar da concorrência.

Por isso, o marketing pessoal ajuda os recrutadores a encontrar os melhores perfis profissionais para uma vaga de arquiteto especializado em sala planejada apartamento, por exemplo.

Para ter certeza que a visibilidade vai mesmo aumentar, vale se manter ativo nas redes sociais, em especial no LinkedIn para quem quer ter sua imagem profissional mais conhecida.

Com uma boa estratégia de marketing pessoal, as suas qualificações e janelas ficarão mais visíveis, assim como você mesmo.

Confiança para manter o negócio

As vendas online trazem uma grande facilidade nos dias de hoje, e por isso o número de compradores pela Internet só vem aumentando ultimamente.
Um empreendedor que deseja trazer mais clientes para o seu negócio, deve se aliar ao marketing pessoal, por ele pode ser muito vantajoso nessa área.

A vantagem é que ele ajuda a criar um verdadeiro vínculo de confiança com os clientes, o que incentiva eles a comprarem mais dos seus serviços e produtos que você oferece, mesmo que o preço do kilo do bacon defumado não seja o mais barato do mercado.

As pessoas têm mais tendência a comprar os itens de alguém que elas têm um laço de confiança e que passam credibilidade.

Credibilidade na área de atuação

Melhorar a credibilidade da sua imagem é um dos maiores benefícios que uma estratégia de marketing pessoal pode fazer.

Quando as pessoas começam a acompanhar a sua carreira, e a sua maneira de atuar, a sua credibilidade é obtida e pode ser muito grande.

Para alguém se tornar referência na área em que atua, é essencial criar uma boa estratégia de marketing pessoal, focada em passar credibilidade.
Com esse trabalho o nível da sua imagem se elevará e você poderá ser mais reconhecido por outros profissionais e por outras companhias.

Crescimento das possibilidades de trabalho

Os melhores profissionais de suas áreas sempre serão os mais cobiçados pelas empresas, sejam elas médias ou grandes.

O que significa que aqueles que têm um destaque maior por suas habilidades sempre terão as melhores propostas e oportunidades de emprego.

Um marketing pessoal bem feito aumenta as chances de crescer na sua área profissional e de conseguir se destacar em processos seletivos das melhores empresas.

Isso aumenta não só o valor pessoal de alguém, mas também permite que o profissional entre nas maiores organizações que existem no país e também no mundo.

Considerações finais

Sendo assim, como foi visto no texto, o processo de aprimoramento do marketing pessoal deve ser muito trabalhado e feito seguindo as dicas certas para ser efetivo.

As pessoas que entendem a sua importância, e seguem boas dicas para sua realização, poderão usufruir de inúmeras vantagens, principalmente, na vida profissional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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