AtaNews Publicidade 728x90
13/07/2022 às 10h40min - Atualizada em 13/07/2022 às 10h40min

Clima organizacional: Como aplicar em 9 passos

O clima organizacional é um conjunto de ações promovidas dentro de uma empresa, de forma direta ou indireta, realizadas por meio dos indivíduos que trabalham no mesmo ambiente, influenciando seus comportamentos e suas motivações

Foto: Divulgação
Essas ações podem ser medidas mediante os corretos instrumentos, relacionados com a qualidade e a adequação do local para o trabalho de tomografia computadorizada da face, por exemplo.

Esse clima nada mais é do que um conceito que pode ser “percebido” pelos colaboradores, e depende do juízo de valor variado que cada indivíduo faz a respeito, influenciando a produtividade, o comportamento e a motivação.
Características do clima organizacional:
  • É uma percepção do local de trabalho;
  • É uma “atmosfera psicológica”;
  • É um retrato momentâneo entre organização e colaboradores;
  • Relaciona-se a qualidade e adequação do ambiente de trabalho;
  • Está diretamente ligado ao apoio recebido da empresa;
  • Tem efeitos positivos e negativos no comportamento das pessoas.
Manter uma empresa de locação de equipamentos hospitalares funcionando satisfatoriamente, necessita de um bom clima corporativo.

Pessoas satisfeitas em seu ambiente de trabalho são capazes de se incentivarem e se dedicarem às suas tarefas com muito mais dedicação e atenção. Elas se comunicam melhor, inclusive internamente, entre todos os colaboradores.

O investimento positivo no clima organizacional é importante porque fortalece a positividade, cria bons hábitos e com a propagação de boas notícias, desperta o interesse para que os colaboradores expressem suas ideias e opiniões.

A empresa lucra na produção, no engajamento, na criatividade e retém talentos que trabalham com exame médico demissional, diminuindo conflitos internos e o absenteísmo.

Um bom ambiente interno precisa ser cultivado dia a dia e não é algo que se implanta de forma imperativa, para que não produza reações negativas em cadeia, pondo a perder tudo o que já foi alcançado.

O clima organizacional favorece não apenas os profissionais e a empresa, mas também a saúde física e mental das pessoas que atuam no curso CIPA designado. Ao se sentirem reconhecidas pela organização e pelos próprios colegas, a motivação aumenta e os relacionamentos interpessoais ficam bem mais leves, sem estresses e desentendimentos que podem ser evitados.

Quais as vantagens do clima organizacional nas empresas?

É necessário que o setor de Recursos Humanos atue nesse sentido, junto com os líderes, para que as ações de um planejamento pré-definido deem certo, e nesse momento, a empresa se beneficia em aspectos, tais como:
  • Os profissionais se tornam mais criativos, produtivos e felizes;
  • As tarefas como aula de baixo slap são realizadas com mais eficiência;
  • A comunicação interna melhora;
  • Diminui a rotatividade de funcionários, retrabalhos e absenteísmo.
Para criar um clima organizacional favorável, algumas estratégias são importantes por parte do gestor de pessoas da empresa.

Passos para um melhor clima organizacional

No intuito de tornar o ambiente de trabalho mais agradável e bem-visto pelos colaboradores, tais como:

1- Fazer pesquisas de clima organizacional

O primeiro passo é descobrir o que possa estar gerando conflito entre as pessoas, e essas informações são fornecidas pelos colaboradores, por meio de diálogos e pesquisas.

O objetivo aqui é identificar como anda o relacionamento dos profissionais com a própria empresa e entre si, colhendo dados que possam ser melhorados, caso o que a empresa está adotando não surta resultados. Portanto, é preciso que questionários sejam aplicados para profissionais de fisioterapia domiciliar ou que reuniões individuais ou em grupo sejam realizadas, com o objetivo de fazer com que os colaboradores expressem suas opiniões e ideais.

2- Disponibilizar programas de benefícios

Não se trata apenas de plano de saúde, vale alimentação ou um complemento salarial. Esses benefícios são básicos e não motivam ou mantêm talentos dentro da empresa. Outros mais criativos e flexíveis é uma boa ideia.

Estamos falando de convênios com academias e clubes, uma carga horária flexível ou uso de uniforme para quem trabalha em franquias construção. Uma recompensa por alcance de metas também pode ser ofertada para um grupo ou individualmente.

Pensar na ampliação do tempo de férias ou em um bônus em dinheiro, mantém a produtividade esperada e essas ações podem fazer com que o funcionário trabalhe em harmonia com a equipe.

3- Propor metas alcançáveis

As metas devem estar dentro da realidade da empresa e devem ser propostas dentro de um prazo determinado para que sejam cumpridas.
Dessa forma, o desempenho do trabalho da grafica rapida perto de mim não compromete o desempenho do funcionário nem o seu engajamento com toda a equipe.

É importante conversar com os colaboradores, fornecendo dicas de como podem atuar para alcançarem as metas estabelecidas, os mantendo motivados e focados no que realmente precisam fazer.

4- Estabelecer uma política de feedbacks dos colaboradores

Essa é uma prática essencial para que seja cultivada uma relação harmoniosa entre a organização e seus funcionários.

O capital humano ainda é o melhor investimento, e se forem aprimoradas as habilidades dos trabalhadores, reforçando os pontos positivos, com elogios, o desempenho melhora substancialmente. Sendo assim, é necessário muito cuidado no momento de apontar as falhas nas tarefas. Isso deve ser feito de forma positiva, deixando claro que esse colaborador terá todo apoio necessário para reavaliar esses pontos a serem aprimorados.

5- Integrar os novos funcionários

Muitas empresas falham ao desconsiderar novos funcionários que precisam ser integrados aos mais antigos. Cada profissional novo precisa ser informado dos objetivos e expectativas da nova entidade, favorecendo a construção de um bom clima organizacional, socializando-o por meio de um café da manhã, por exemplo, junto a outros colaboradores.

6- Ter bons líderes e não chefes

Um chefe, normalmente, é visto como alguém autoritário e muitas vezes temido pelas pessoas.

Líderes são diferentes, eles adotam uma postura mais humana e caminham lado a lado com a equipe, de forma igualitária.

Equipes que são bem conduzidas são mais eficientes, mas é preciso que elas sejam treinadas pelos líderes, para que se inspirem e vejam o seu guia como alguém confiável e digno de ser seguido.

7- Investir na saúde dos colaboradores

Alguns exemplos de iniciativas eficientes que a empresa pode adotar é oferecer treinamentos sobre nutrição, montar programas de prevenção a doenças crônicas, disponibilizar convênios com creches para os filhos pequenos.

Tudo isso garante funcionários mais saudáveis, felizes, produtivos e eles são mantidos com mais facilidade dentro da empresa, evitando, como já foi dito, a rotatividade.

8- Oferecer flexibilidade nos horários de trabalho

Essa é uma conduta propícia para os profissionais atuais, pois todos eles querem equilibrar a vida profissional com a pessoal. Sendo assim, é possível que o funcionário trabalhe no sistema home office, para que tenha condições de cuidar das demandas pessoais, deixando-o mais livre nas atividades laborais. Mas, é importante controlar o trabalho, para não prejudicar a produtividade.

9- Apostar nos treinamentos

Equipe bem treinada é a equipe mais produtiva. É importante que o colaborador se sinta crescendo dentro da empresa e isso ocorre quando ele aprende novas habilidades, valendo a penas investir nesse setor, para que ele possa assumir novas responsabilidades.

Desenvolver equipes de trabalho é um empenho constante, pois gera inovação e aumenta a competitividade. Palestras e workshops são ótimas alternativas. Elas trazem novidades e tendências do mercado, ajudando na melhoria do clima.

Mesmo diante de todas essas alternativas e dicas para um bom clima organizacional dentro de uma empresa, sabemos que pode ser agradável para alguns funcionários, para outros nem tanto.

Nessa variável temos conhecimento de que simples atitudes podem harmonizar essa condição. Nem sempre ganhar um alto salário significa estar feliz dentro de uma empresa, pois a mesma acaba não valorizando o clima interno. Mas, o que é fato na maioria das instituições é que um bom relacionamento interpessoal, conduz a atitudes de satisfação e de orgulho em trabalhar em um local onde todos podem emitir suas opiniões e serem reconhecidos pelo que fazem.

Considerações finais

Portanto, o clima organizacional dentro de uma empresa precisa passar por reflexões profundas, com relação ao modo como os colaboradores “percebem” o ambiente onde trabalham e como se relacionam com outros colegas. Estando satisfeitos o desempenho aumenta, as condições pessoais de cada um são supridas e consequentemente ocorre um favorecimento no aspecto da saúde e do melhor aproveitamento do tempo que dispensam às suas atividades.

Identificar e avaliar os padrões de comportamento em uma organização, orienta as políticas de ação e corrige problemas de relacionamento que se não observados a tempo, causam prejuízos financeiros e provocam instabilidade e absenteísmo.

O clima organizacional não é baseado em leis ou regras pré-determinadas, mas por meio das atitudes individuais de cada pessoa, a forma como ela pode tornar o ambiente mais saudável. São atitudes que atraem melhores profissionais e retém os que já fazem parte do quadro colaborativo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »