AtaNews Publicidade 728x90
11/07/2022 às 12h16min - Atualizada em 11/07/2022 às 12h16min

Conselheiro da OAB palestra sobre justiça e tecnologia na Câmara

Câmara Municipal de Araçatuba
Foto: Angelo Cardoso
A Escola do Legislativo “Dra. Zezé Bedran” da Câmara Municipal de Araçatuba recebeu, na noite de sexta-feira (08/07), o advogado, ex-presidente e conselheiro honorário vitalício da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo), Marcos da Costa, para a palestra “A justiça pós-pandemia e a tecnologia”. O evento foi realizado no plenário do Poder Legislativo em parceria com a 28ª subseção da OAB em Araçatuba. O presidente da Mesa Diretora, vereador Dr. Alceu (PSDB), marcou presença.

Como ex-presidente das comissões estadual e nacional de Informática da OAB, Marcos da Costa apresentou um histórico do processo de informatização do Poder Judiciário, principalmente no estado de São Paulo, apontando vantagens, desvantagens e preocupações do avanço tecnológico no meio forense. O menor tempo para a circulação da informação e a maior velocidade para a mudança da jurisprudência, resultando num menor nível de segurança jurídica, foram alguns dos efeitos mencionados pelo palestrante.

Para o conselheiro da OAB, no cenário pós-pandêmico, o maior desafio é a atualização da legislação processual. “Após a pandemia, temos um Judiciário que gostou da tecnologia, mas a está utilizando como instrumento de poder e não de cidadania. Aí não há Justiça que suporte. Precisamos discutir essas novas experiências e o meio para essa discussão não é o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), mas o Congresso Nacional, pois a legislação processual, cuja premissa é a presença física, precisa ser modificada”, disse Marcos da Costa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »