AtaNews Publicidade 728x90
09/07/2022 às 12h37min - Atualizada em 09/07/2022 às 12h37min

Costume nacional: conheça os benefícios do feijão

Rico em nutrientes, o feijão é presença confirmada no prato da maioria dos brasileiros

Unimed
Foto: Divulgação
Ele pode até não ser carnaval, mas é um símbolo nacional! Estamos falando do feijão, essa leguminosa tão presente na alimentação dos brasileiros. Com o arroz, ele forma uma dupla imbatível, mas sozinho também brilha e nos fornece uma grande variedade de nutrientes.

Pense aí, qual é o feijão mais consumido na sua região? Além de benefícios diferentes, ele também mostra toda sua versatilidade em tamanhos, cores, sabores e tempos de cozimento. Se você faz parte da maioria dos brasileiros que comem feijão todos os dias ou quer conhecer mais sobre a riqueza nutricional desse alimento, continue lendo.

Benefícios do feijão
“Coma bastante feijão para crescer forte!” A frase dita durante a fase de crescimento das crianças faz muito sentido, já que o feijão tem uma vasta variedade de nutrientes. Ele oferece proteínas, fibras, cálcio, ferro, zinco, vitaminas do complexo B e a maioria dos aminoácidos essenciais.

E qual é o efeito dessas substâncias em nosso organismo? O feijão costuma causar saciedade, principalmente quando combinado com outros alimentos. Ele também atua no controle de absorção de gorduras, contribuindo para o equilíbrio do colesterol.

Além disso, o feijão age na saúde digestiva e no fortalecimento do sistema imunológico. Por seu baixo índice glicêmico, pesquisas também o apontam como aliado no combate ao diabetes. O feijão ainda é associado à diminuição de doenças cardíacas, por melhorar a circulação sanguínea.


Tipos de feijão

No Brasil, existem cerca de 16 espécies diferentes da leguminosa, mas poucas delas fazem parte da nossa rotina alimentar. O feijão carioca, aquele de cor marrom, macio e que dá um bom caldo, é o mais consumido pelos brasileiros. Logo depois vem o feijão preto, clássico da feijoada e principal escolha de quem vive no Rio de Janeiro e na região Sul. Tanto com o carioca quanto com o preto, é possível fazer um delicioso caldinho de feijão. Confira outras variedades:

Feijão branco
muito usado no preparo de caldos e sopas, esse tipo de feijão é bastante popular entre os franceses. Por aqui, costuma acompanhar a dobradinha e é usado até em saladas.
 
Feijão azuki

esse tipo não é tão conhecido no Brasil, mas tem se popularizado pelo uso nas culinárias asiáticas, principalmente a japonesa. Ao contrário do nosso feijão salgado do dia a dia, o azuki é mais consumido em base e recheio para doces.
 
Feijão fradinho
se você já provou acarajé, saiba que o fradinho é responsável pela maciez da massa. Ao contrário dos outros feijões consumidos pelos brasileiros, ele não é indicado para caldos, por ser mais arenoso. Essa textura é ideal para hambúrgueres vegetarianos e outros bolinhos.
 

Por que deixar o feijão de molho?
 
É cientificamente comprovado que o feijão precisa ficar de molho na água entre 8 a 12 horas, e não apenas para cozinhar mais rápido. A técnica, na verdade, ajuda a eliminar os antinutrientes, substâncias encontradas em alguns alimentos que podem prejudicar a absorção de nutrientes e a digestão. Portanto, para não sentir aquela sensação de estômago estufado e para aproveitar todos os nutrientes do feijão, não dispense o remolho. Depois, é só descartar a água, lavar em água corrente novamente e levar para a panela de pressão!

Acompanhado ou sozinho, em qualquer região do país, o feijão cumpre um papel fundamental na mesa dos brasileiros. 
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »