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06/07/2022 às 11h31min - Atualizada em 06/07/2022 às 11h31min

Mercado pet: previsão para mercado é de crescimento considerável

Alimentos e artigos para pets estão contribuindo com o crescimento do mercado e prevê faturamento de quase R$ 59 bilhões, aponta IPB (Instituto Pet Brasil)

Andreia Silveira, editora de conteúdo do site Smartia Seguros.
Foto: Divulgação
Com cada vez mais brasileiros utilizando o comércio eletrônico, as vendas de produtos para animais de estimação cresceram. Desde 2019, as famílias com pet em casa vêm mudando os hábitos e adquirindo cada vez mais artigos para pets.

O maior crescimento está concentrado na venda de rações, bem como outros produtos de Pet Food, que incluem alimentos industrializados. De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), a categoria de alimentos para animais de estimação se destacou, faturando mais de R$ 33 bilhões no primeiro trimestre de 2022. A alta, se comparado com 2021, foi de quase 17%.

Na sequência, a venda de animais de estimação também é um destaque, já que movimentou mais de R$ 6 bilhões, considerando as vendas feitas diretamente dos criadores. Seguindo a tendência, o segmento veterinário também vem se destacando, já que a venda de medicamentos para pets faturou quase R$ 6 bilhões.

Por ser um mercado bastante abrangente, outros segmentos também vêm movimentando o setor, como o de serviços gerais e o mercado de seguros para pets. A projeção é que, em 2022, o mercado pet fature ainda mais.

Brasileiros investem cada vez mais na atenção aos cuidados com animais de estimação

De serviços veterinários a produtos de beleza e bem-estar animal, os brasileiros estão investindo cada vez mais em seus animais de estimação. Conforme dados apresentados pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), de 2017 a 2020 foram abertas mais de 53 mil novas clínicas, ambulatórios, consultórios, hospitais e pet shops abertos, o que representa um aumento de mais de 40%.

Entre os estados com mais empresas veterinárias, São Paulo está no topo, sendo o Brasil um dos países com mais crescimento no setor pet. Com destaque nas vendas, as pequenas e médias empresas de pet shops são responsáveis por quase 49% do total.

Mas, o que vem chamando a atenção dos donos de pets são os planos de saúde para animais. Focando no cuidado com seu animal, bem como visando reduzir gastos inesperados, muitos brasileiros estão contratando a proteção.

A crise econômica que o mundo está enfrentando, junto de outros fatores, vem sendo um estímulo para que o mercado de planos e seguros para pets cresça. Por meio da contratação de assistências, os tutores conseguem driblar altos custos com o cuidado com seus animais, como os veterinários, por exemplo.

O consumidor usufrui muitas vantagens com esse tipo de proteção, que vão desde assistência veterinária até serviços de hospedagem e transporte, por exemplo. Cada tipo de contratação varia, ou seja, as empresas que oferecem esses tipos de serviços trabalham com diferentes planos, diversificando a oferta.

Algumas delas incluem assistência psicológica para a família, caso ocorra a perda do animal. Outras ainda disponibilizam, inclusive, planos com funeral.
Outros segmentos seguem ainda em constante crescimento, como é o caso das agrolojas e clubes de serviços.

Comércio eletrônico para produtos e serviços pets também é destaque

Embora o e-commerce some menos de 6% da fatia do mercado, é um nicho de destaque, já que vem crescendo conforme a mudança nos hábitos das famílias com pets. Ainda segundo o IPB, nos três primeiros meses de 2022 o canal cresceu 18% nas vendas.

Desde a pandemia, muitos brasileiros optaram por adotar pets como forma de driblar a solidão gerada por conta do isolamento. Mesmo com o cenário econômico abalado, os brasileiros estão focando nos cuidados com seus amigos bichos.

E com uma rede varejista ampla, em que muitos produtos para pets são produzidos no Brasil, a tendência é que 2022 feche com alta ainda maior que nos anos anteriores.
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