AtaNews Publicidade 728x90
05/07/2022 às 09h48min - Atualizada em 05/07/2022 às 09h48min

Confira as próximas capitais a receber 5G

5G: Decisão foi anunciada pela Anatel nesta segunda-feira (04)

Assessoria de imprensa
Foto: Divulgação
Gaispi havia pedido um adiamento para implementação da tecnologia até setembro.

Após Brasília, outras quatro capitais receberão a tecnologia 5G, segundo um anúncio feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta segunda-feira (04). São elas:
  • Belo Horizonte
  • João Pessoa
  • Porto Alegre
  • São Paulo

Ainda não há datas para a implementação da tecnologia nessas cidades. Em Brasília o 5G começa a funcionar já na quarta-feira.

De acordo com a agência, a decisão por essas cidades foi feita pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 Mhz (Gaispi). Fazem parte do Gaispi, além da Anatel, representantes do Ministério das Comunicações e das empresas vencedoras do leilão da faixa, Claro, TIM e Vivo. O grupo tem como objetivo executar a implementação do 5G da chamada faixa de 3,5 gigahertz, a tida como principal pelos leiloeiros em novembro.

Coordenador do Gaispi, Moisés Moreira, afirmou que a Entidade Administradora de Faixa (EAF) fez os testes necessários no Distrito Federal neste fim de semana para certificar que tudo estava pronto para a ativação do 5G. As operadoras de telefonia também concluirão todas etapas necessárias ainda nesta semana. Moreira também afirmou que a EAF também viu maior viabilidade nas quatro capitais para serem as próximas a receberem a tecnologia do 5G, porém ainda não determinou prazo para que isso acontecesse.

Há cerca de dois meses, o Gaispi havia aconselhado o Conselho Diretor da Anatel a adiar a ativação da rede 5G no país para setembro, por não haver equipamentos suficientes para "limpar a faixa" de 3,5 Ghz. No entanto, Moreira afirmou que a Siga Antenado, entidade criada pelas operadoras de telefonia vencedoras do leilão, Claro, TIM e Vivo, concluíram todas etapas necessárias para executar o 5G na capital brasileira, com a inclusão de filtros para evitar interferências.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »