AtaNews Publicidade 728x90
23/05/2018 às 18h04min - Atualizada em 23/05/2018 às 18h04min

Os Esportes Radicais Mais Perigosos do Mundo

Vale tudo pela adrenalina? Para quem ama esportes radicais, o perigo não é o mais importante. Muitos aventureiros testam seus limites e colocam a própria vida em risco. Medo é uma palavra proibida!

Desafio Mundial
A ciência já comprovou que praticar esportes faz bem à saúde física e mental. Porém, alguns podem trazer consequências graves em caso de acidentes. Por isso, é preciso estar fisicamente preparado e muito bem instruído por especialistas antes de iniciar uma atividade radical. Veja quais são as modalidades mais arriscadas do mundo!

Wing Walking

Já pensou na sensação de mover-se sobre as asas de um avião durante um voo? Variações incluem passar de um avião para outro, pendurar-se nas asas, plantar bananeira e fazer saltos. Tudo isso nas alturas! Para tentar evitar possíveis acidentes, existe uma lei para todos os praticantes: “Nunca largue do que você está segurando até estar segurando em outra coisa”. Mas essa regra nem sempre é seguida…

Base Jumping

Esta modalidade consiste em saltar de prédios, penhascos, pontes ou montanhas super altas usando apenas um paraquedas. Porém, mesmo com o equipamento profissional, ainda assim é uma das atividades mais arriscadas do mundo. O vento ou um salto fraco podem deixar a base do jumper muito próximo do local do salto. O que infelizmente pode ser fatal. Além disso, é claro que não é um esporte indicado para quem tem medo de altura.

Escalada/Alpinismo

O principal objetivo desta atividade esportiva é atingir um ponto alto com o auxilio de equipamentos próprios que facilitam a subida. Mas as grandes alturas tornam o esporte muito arriscado aos praticantes. Uma queda é considerada fatal. A atividade de escalar também pode ser feita em montanhas cobertas de neve, o que torna o esporte ainda mais complicado por conta das condições climáticas. Os principais riscos são lesões corporais, desgastes físico e até quedas de grandes alturas.

BMX

Conhecido popularmente como Bicicross, o Ciclismo BMX é um esporte de corrida com bicicletas, geralmente em um percurso de terra. As pistas são irregulares, com presença de muitos obstáculos e dificuldades (lombadas, rampas, morros, curvas acentuadas, valetas e ondulações). A prática de acrobacias costuma ser bastante arriscadae os ferimentos são quase sempre muito graves. Desligamento de ombro, coágulos nos joelhos, cortes profundos e fraturas expostas, são algumas das lesões mais frequentes.

Heliskiing

Neste esporte, os esquiadores são levados até o topo das montanhas de difícil acesso, que ficam fora das pistas, por um helicóptero adaptado.O esporte exige um domínio bastante elevado do esqui e familiaridade com os equipamentos utilizados. Também é preciso estar em boa condição física devido aos efeitos da altitude, à dificuldade da descida e à extensão do percurso. Vai encarar?

Hipismo

A modalidade consiste em montar no cavalo e realizar provas diferentes como saltos, adestramento, acrobacias ou corridas. O esporte exige do cavaleiro aptidões físicas, como força, destreza e resistência, além de habilidades intelectuais como capacidade de decisão e paciência. O principal perigo está na possibilidade do competidor cair do cavalo, o que pode resultar em ferimentos muito graves. Por isso é tão importante o uso do capacete e outros equipamentos de segurança.

Freestyle Motocross

O esporte é uma variação do motocross e exige muita concentração dos participantes. Nele o objetivo é impressionar os juízes e o público com saltos e acrobacias feitas em suas motos no ar.As acrobacias são muito arriscadas e podem alcançar os 12 metros de altura, o que faz com que os atletas “voem” durante alguns segundos. O perigo da modalidade é justamente não conseguir retornar ao equipamento e acabar no chão. Tenso…

Tourada

Você conseguiria encarar um touro enraivecido dentro de uma arena? Esse é o objetivo desse esporte sangrento que causa tanta polêmica ao redor do mundo. Embora ainda seja tradição em alguns países, muitas pessoas exigem o fim dessa atividade. Além do sofrimento do animal, o atleta também pode sofrer graves ferimentos. Será que tudo isso vale a pena?

Paraquedismo

Um dos esportes mais conhecidos no mundo e que exige muita coragem. Aqui os praticantes precisam saltar de um avião ao mesmo tempo em que ativam um paraquedas. Além da adrenalina, eles podem desfrutar de uma bela vista. Porém, os paraquedistas também arriscam suas vidas enquanto estão suspensos no ar. Se o paraquedas não funcionar durante os saltos, a possibilidade de morte é muito grande. Todo cuidado é pouco!

Parkour

O Parkour tem como objetivo ultrapassar obstáculos com saltos, escaladas e acrobacias em diferentes ambientes. Alguns praticantes chegam a saltar de edifício em edifício correndo com nenhum equipamento além do próprio corpo. Que coragem! No entanto, a modalidade pode ser muito perigosa para os mais inexperientes e um passo em falso pode causar ferimentos sérios. É bom começar devagar para evitar problemas.

Rafting

A modalidade radical consiste em descer de bote em uma correnteza de cachoeira ou queda d’água. O esporte em grupo é muitas vezes praticado por amadores, mas precisa de equipamentos próprios de segurança.O risco existe em percursos difíceis, por causa da velocidade das correntes e das pedras que podem surgir no meio do caminho. Há também o risco de ser lançado para fora do bote e se afogar. Para evitar esses problemas, é recomendado sempre a instrução de profissionais e o uso de colete salva-vidas.

Mergulho

Conhecer a vida marinha é o sonho de muita gente. Mas é preciso atenção para não correr riscos. Quando praticado em altas profundidades, este é um dos esportes mais arriscado do mundo.O mergulhador precisa ter conhecimento sobre as técnicas e sobre os equipamentos usados. Por isso, na fase de planejamento reúna o máximo de informações sobre o local do mergulho, e obedeça os limites de profundidade indicado por especialistas. Outra dica é ficar atento às condições dos equipamentos utilizados. Qualquer descuido pode ser fatal, ainda mais embaixo d’água.

Street Luge

Este esporte consiste em descer uma ladeira deitado no skate. Nada tradicional né? O atleta tem que controlar a velocidade com o seu corpo e também a direção do equipamento, que não tem freio. Quem for mais rápido vence a competição. Pode parecer simples, mas uma queda causa ferimentos graves. Além disso, o praticante ainda corre o risco de bater em um objeto, ou até mesmo em um adversário. Durante a descida o skate pode alcançar uma velocidade de aproximadamente 100km/h. Esse esporte é acelerado!

Sky Surfing

Esportes aquáticos também estão na lista. Semelhante ao paraquedismo, o Sky Surfing, só pode ser praticado por atletas experientes por conta da dificuldade e dos riscos. Nele o “surfista dos céus” utiliza uma prancha para realizar curvas, loopings e acrobacias radicais nas alturas. Amadores devem evitar a modalidade! De acordo com as normas de segurança da CBPq (Confederação Brasileira de paraquedismo), somente paraquedistas com mais de 500 saltos podem começar a praticar skysurf.

Slackline Highline

Medo de altura? Para os amantes do Slackline Highline seria impossível não se sentir confortável nas alturas. O esporte é praticado a mais de 10 metros do solo e consiste em manter o equilíbrio em cima de uma fita elástica fina que une dois pontos. Geralmente é realizado entre formações rochosas, canyons e prédios. Imagina se o atleta se desequilibra? Uma queda pode causar graves lesões ou até uma morte. Por isso equipamentos de segurança são indispensáveis.

Surf

Esportes associados a um estilo de vida saudável também estão na lista dos mais perigosos. O surf pode reservar alguns problemas aos praticantes, principalmente quando se trata da modalidade Big Wave Surf. Nela, os surfistas enfrentam ondas gigantes, que podem alcançar os vinte metros. Com suas pranchas, os atletas saltam de um helicóptero para pegar a maior onda possível no meio do oceano. Além do risco do equipamento bater em alguma parte do corpo e causar ferimentos graves, a pessoa ainda pode sofrer um afogamento. Com o mar não se brinca!

Boulder

É uma escalada sem o uso de cordas, mosquetões ou outros equipamentos tradicionais de segurança. Esse esporte consiste em escalar pequenos blocos de pedras, geralmente com altura entre dois e cinco metros. Apesar da altura não ser muito grande, os atletas precisam ter equilíbrio e força para evitar quedas e lesões. Além disso, é aconselhável o uso do crashpad, um colchão portátil que está sempre embaixo da pessoa que escala.

Cliff Diving

O esporte consiste em realizar saltos ornamentais em rios, mares e até mesmo piscinas. Além da altura, os atletas encaram grandes profundidades. São até 4 metros de profundidade para penhascos que podem chegar a 27 metros de altura. Para piorar, não há equipamentos, nem roupas especiais. Ao praticar o cliff diving, é importante ter uma equipe de resgate dentro e fora das águas. Não é para qualquer um!

Rope Jumping

É uma versão mais radical do Bungee Jumping. Foi inventado pelos russos e consiste em pular de grandes alturas com uma corda não-elástica. Cálculos precisos são feitos a partir do peso e altura do atleta, e precisam levar em conta até o último milímetro para manter a corda esticada durante a queda livre. É um esporte de risco e não pode ser praticado por pessoas inexperientes.

Sandboard

É uma atividade praticada em dunas de areia onde o esportista desce do topo em uma prancha similar à prancha de snowboard, e aindaexiste a possibilidade de fazer manobras radicais. A ideia surgiu como uma alternativa para os surfistas nos dias em que o mar não estava bom para a prática do surfe. Por isso, surfistas podem ter mais facilidade na hora de aprender essa modalidade. Porém, equipamentos de segurança são indicados para qualquer pessoa.

E você, se interessou por algum esporte dessa lista?

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »