AtaNews Publicidade 728x90
24/06/2022 às 17h22min - Atualizada em 24/06/2022 às 17h22min

Prefeitura inicia curso de formação para 44 novos guardas municipais aprovados em concurso

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Birigui realizou nesta sexta-feira (24/06) a aula inaugural do curso de formação de 44 novos guardas que irão integrar a GCM (Guarda Civil Municipal). Integra o grupo 12 mulheres, que serão as primeiras da história da corporação que possui 26 anos.

Os novos guardas foram recebidos pelo prefeito Leandro Maffeis. “Demos início a um intenso processo de reestruturação da Guarda Municipal e, vocês são parte importante de todo esse investimento. Vão ajudar a cuidar do patrimônio mais importante de Birigui, que é a nossa população”, ressaltou.

A solenidade aconteceu no auditório da Prefeitura. Participaram o secretário de Segurança Pública, coronel PM Celso Massanobu Toma; o comandante da GCM, Antônio Carlos André Júnior; o presidente da Câmara, César Pantarotto Júnior; o delegado titular da Polícia Civil de Birigui, Eduardo Lima de Paula; o comandante do CPI-10, coronel PM Motooka; e autoridades convidadas.


A palestra de abertura do curso, cujo tema foi “O papel da Guarda Municipal e a Gestão Integrada de Segurança Pública Municipal”, ficou a cargo do juiz de direito, Marcelo Yukio Misaka, que antes de ingressar na magistratura também foi guarda municipal. “Atuar na segurança pública exige muita responsabilidade e disciplina”, frisou o juiz.

FORMAÇÃO

De acordo com o secretário de Segurança Pública, até que possam ganhar as ruas, os novos guardas municipais terão de participar do curso que tem duração de cinco meses, com aulas teóricas e práticas. Apesar de terem sido aprovados em concurso público realizado em 2019, a formação é item fundamental para que sejam integrados a corporação.


Toma contabilizou que o efetivo da GCM será elevado para 120 profissionais. “Para dar melhores condições aos nossos guardas e aos que estão chegando, estamos investindo em melhorias no prédio da Guarda. Criando uma ala feminina, para atender as primeiras mulheres guardas municipais da cidade”, disse.

Segundo o comandante da GCM, a formação incluiu treinamento teórico e prático, conhecimentos sobre legislação, entre outros protocolos para a obtenção do porte de arma. “Eles também terão pelo menos 200 horas de aula para a formação como agentes de trânsito”, afirmou André Júnior.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »