AtaNews Publicidade 728x90
23/06/2022 às 20h26min - Atualizada em 23/06/2022 às 20h26min

Semana de Combate às Drogas aborda relacionamentos familiares

Câmara Municipal de Araçatuba
Foto: Angelo Cardoso
O quarto dia de atividades da Semana Municipal de Prevenção e Combate à Drogadição falou sobre família. O evento, que acontece no plenário da Câmara Municipal de Araçatuba, é organizado pelo Comad (Conselho Municipal Antidrogas) em parceria com a Escola do Legislativo “Dra. Zezé Bedran”.

“Relacionamentos familiares” foi o título da palestra ministrada pelo constelador sistêmico familiar Igor Hideki Yajima. Desde 2018, o terapeuta trabalha com análise comportamental, constelação familiar, hipnose e coaching no atendimento a dependentes químicos.

De acordo com o palestrante, o autoconhecimento é o caminho para a recuperação. Ao tomar consciência do seu estado atual, do seu perfil comportamental e do seu papel no ambiente familiar, o paciente adquire condições para assumir o protagonismo da sua reabilitação. Nesse processo, os familiares devem apenas ampará-lo.

“São os conceitos do amor maior, que é distante mas é próximo, e do amor desapegado, que respeita o livre-arbítrio. A pessoa consegue se recuperar por si mesma, sem a intervenção dos outros. Ela não é vista como necessitada”, explicou Igor.

Ao final da palestra, o constelador sistêmico familiar contou seu próprio depoimento ao ler uma carta, que escreveu em 2016, na qual relatou a autodestruição provocada pelas drogas e o caminho que traçou para a sua reabilitação. “Na sua maior dor talvez esteja a sua maior contribuição para o mundo: ajudar o próximo”, declarou.

PROGRAMAÇÃO –

A Semana Municipal de Prevenção e Combate às drogas termina nesta sexta-feira (24/06), às 15h, com a palestra “A libertação através do sagrado”, que será apresentada pelo agente da Pastoral da Sobriedade e presidente do Comad, Luiz Paulo Barbosa.

Todas as palestras estão sendo transmitidas, ao vivo, pela TV Câmara (no canal 6 da Net) e pelas redes sociais Youtube e Facebook e ficarão disponíveis para serem vistas a qualquer momento no Canal da Câmara no Youtube e no ícone da Escola do Legislativo no site www.aracatuba.sp.leg.br.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »