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15/06/2022 às 14h28min - Atualizada em 15/06/2022 às 14h28min

As finanças da Geração Z

Conheça como o público mais jovem se comporta quando o assunto são finanças pessoais

Bianca Bezerra, Analista de SEO
Foto: Divulgação
Por um período considerável, a maioria dos bancos e instituições financeiras focaram suas atividades para a Geração Y, aqueles nascidos no começo da década de 1980 até meados de 1990. Mas, hoje em dia, o foco dessas empresas está mudando para a Geração Z, que já possui um poder de compra avaliado em US$ 44 bilhões. Essa geração de nascidos entre 1995 e 2003 aproveitou o boom da internet e o fato de já nascerem em um mundo digital para conseguir fazer dinheiro online.
 
Isso fez com que diversos serviços financeiros surgissem, como a possibilidade de criar uma conta digital para menores de 18 anos. Com a entrada prematura no mundo das finanças pessoais, essa geração promete realizar algumas mudanças no mercado financeiro.
 
Ficou curioso para conhecer essas mudanças? Neste artigo, listamos 6 características fortes dessa geração que podem mexer um pouco com o setor financeiro. Confira abaixo!

1. Poupam e investem mais

Segundo uma pesquisa realizada pelo YPulse, poupar dinheiro está no topo das prioridades da Geração Z, e não é muito difícil imaginar o porquê disso. Muitas pessoas dessa geração tiveram suas finanças impactadas pela pandemia e, antes disso, puderam ver diversos familiares tomarem decisões financeiras bem ruins.
 
Frente a isso, essa geração costuma pensar mais no futuro e busca se manter financeiramente estável. Isso faz com que muitos deles procurem aprender sobre educação financeira.
 
Como a geração já nasceu com a internet e diversos dispositivos digitais, os principais locais em que eles buscam conteúdo financeiro estão nas redes sociais, como YouTube, Instagram e TikTok.

2. Valorizam esforços de marketing

Essa geração que nasceu em meio à internet também acaba sendo mais influenciada pelo marketing de uma empresa. E por mais que não pareça, essa influência também acaba afetando empresas que trabalham no mercado financeiro.
 
A Geração Z busca consumir marcas que se identificam com seus valores e crenças pessoais, características que são passadas a partir do marketing. Quando uma empresa consegue criar uma marca e uma presença forte na internet, ela terá a atenção dessa geração.
 
Além disso, a Geração Z é a mais propensa a pagar mais caro por um produto ou serviço se gostar da marca e ver que ela tem ética e responsabilidade social e sustentável, já que esse pessoal está muito preocupado com o futuro do planeta.

3. Pesquisam muito antes de comprar

Com um acesso mais fácil à informação, a Geração Z usa e abusa da internet para pesquisar os produtos e serviços que tem interesse em comprar. São os que mais utilizam comparadores de preços, assistem reviews de produtos no YouTube e buscam a avaliação de clientes sobre um serviço.
 
Essa geração sempre busca tomar a melhor decisão de compra, por conta disso, acaba pesquisando muito antes de comprar qualquer item ou consumir um serviço, o que vale também para bancos e instituições financeiras.
 
Antes de criar uma conta, solicitar um cartão ou fazer qualquer ação nesse meio, os jovens nessa faixa etária vão pesquisar muito para ter certeza se essa é a melhor opção ou se existem melhores.

4. Procuram empreender e ter seu próprio negócio

A Geração Z é a menos otimista em relação ao mercado de trabalho tradicional, já que eles cresceram em um cenário de pouca oferta de emprego ou então de condições ruins de trabalho.
 
Isso faz com que muitos deles busquem garantir a sua renda mensal a partir de um negócio próprio. E isso se torna ainda mais fácil com a internet, onde eles têm acesso a diversas redes sociais para divulgar seu trabalho.
 
Plataformas como 99freelas, Enjoei e Etsy também ajudam esse movimento, porque promovem acesso a portais para divulgar trabalhos por contrato e venda de artigos novos e usados.
 
Mesmo assim, muitos dessa geração buscam ter estabilidade, mesmo que seja a partir de um trabalho informal. Eles ainda querem atingir seus objetivos e, principalmente, poupar no fim do mês.

5. Não simpatizam com financiamentos e empréstimos

A Geração Z realmente não curte muito a ideia desses serviços financeiros. A alta taxa de juros embutida neles traz receio e insegurança sobre eles.
 
Muito disso surge devido à educação financeira que muitos jovens buscam. Hoje em dia, a maioria dos consultores financeiros que conversam com esse público sempre falam que opções como financiamentos, consórcios e empréstimos não são uma boa opção.
 
No lugar disso, eles são mais influenciados a poupar e investir seu dinheiro para poder adquirir seus bens sem pagar juros às instituições financeiras.

6. Buscam facilidade acima de tudo

A geração Z cresceu em um ambiente mais digitalizado, onde tudo acontece de uma forma fácil e rápida. Na hora de consumir serviços financeiros, essa geração não quer saber de burocracias e de ter que se locomover.
 
Essa geração valoriza tudo que pode ser feito na palma da mão, a partir de um smartphone, tablet ou notebook. Eles não veem sentido em precisar sair de casa para resolver um problema que poderia ser resolvido facilmente pelo celular.
 
Visto isso, as empresas precisam investir cada vez mais em tecnologias e na desburocratização dos seus processos se quiserem conquistar o coração desse público mais jovem.
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