AtaNews Publicidade 728x90
07/06/2022 às 20h42min - Atualizada em 07/06/2022 às 20h42min

Demora no atendimento a pacientes é tema de requerimento aprovado na Câmara

Câmara Municipal de Araçatuba
Pacientes do Pronto-Socorro esperam atendimento - Foto arquivo: Angelo Cardoso
Os vereadores de Araçatuba aprovaram oito requerimentos de informações oficiais endereçados ao prefeito Dilador Borges (PSDB) nesta segunda-feira (06), durante a fase do Grande Expediente da 18ª sessão.

O chefe do Executivo terá até 15 dias para prestar esclarecimentos, prazo esse que poderá ser prorrogado pelo mesmo período, a critério do Plenário.

Com base em reclamações de usuários do sistema público de saúde, a demora no atendimento de pacientes nas várias unidades locais, como Hospital Central, Hospital da Mulher e Pronto-Socorro Municipal, foi tema de um dos cinco requerimentos apresentados pelo vereador Arlindo Araujo (MDB).

De acordo com informações apuradas pelo autor do requerimento, no Hospital Central são marcadas cem consultas por dia para apenas um oftalmologista, que estaria substituindo a médica responsável, afastada do trabalho por licença gestante.

No documento, Arlindo Araujo quer saber se o convênio firmado entre o Hospital Central e a Prefeitura prevê alguma ampliação do número de oftalmologistas para atender a comunidade, e assim diminuir o tempo de espera.

No mesmo pedido formal de explicações, o vereador Arlindo Araujo pergunta qual a média diária de atendimentos realizados no Pronto-Socorro Municipal e no Hospital da Mulher, incluindo a quantidade de médicos disponíveis em cada unidade.

A quantidade atualizada de notificações de dengue no município; existência de projeto local de destinação final de pneus velhos e inservíveis; número de multas aplicadas por agentes de trânsito sem registro fotográfico e a respectiva arrecadação; e a concessão de subsídios para clínicas que tratam dependentes químicos em Araçatuba são temas dos outros quatro requerimentos de informações apresentados pelo vereador Arlindo Araujo.

SANEAMENTO

A vereadora Regininha (Avante) é autora de dois requerimentos de informações aprovados na 18ª sessão.

No primeiro deles, a parlamentar quer saber se o município possui bairros que não contam com o serviço de saneamento básico, em especial a coleta e tratamento de esgoto, e se a Prefeitura fez estudos para instalar fossas sépticas para contemplar bairros que não tenham esse benefício.

No outro requerimento, Regininha pergunta se a Prefeitura tem intensificado as campanhas de combate ao mosquito Aedes aegypt, responsável pelo transmissor da dengue, zika chikungunya e se o uso do fumacê está sendo adotado no município como forma de combate ao inseto.

PRAÇAS

A quantidade de praças e canteiros centrais sem iluminação no município levou o vereador Nelsinho Bombeiro (PV) a apresentar um requerimento de informações oficiais ao chefe do Executivo.

Com base numa informação recebida pelo gabinete do autor do requerimento de que a empresa fornecedora de materiais elétricos teria entregado o material errado ao município, Nelsinho Bombeiro pergunta se o suposto equívoco foi desfeito, com a entrega correta dos materiais, e se a falha levou à punição da empresa fornecedora.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »