AtaNews Publicidade 728x90
21/05/2018 às 14h20min - Atualizada em 21/05/2018 às 14h20min

Sementes de algodão mostram tolerância a altas temperaturas

Pesquisa que avalia produções em regiões tropicais foi publicada em revista internacional

Assessoria de Imprensa
Pesquisa foi desenvolvida na Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu
A edição de setembro e outubro da revista Crop Science, destacou artigo de um grupo de pesquisadora da Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu. O trabalho investigou a germinação e emergência de cultivares de algodão sob temperaturas que variaram entre 20º e 50º graus.

A equipe liderada pelo professor Ciro Rosalem verificou que os ciclos diurnos com temperaturas máximas de 30º graus tiveram melhor desempenho nos testes de germinação e emergência, contudo cultivares mais recentes mostraram tolerância a temperaturas de até 40º graus em períodos prolongados. Os resultados também sugerem que as cultivares de algodão de sementes pequenas são as mais suscetíveis ao estresse térmico.

Este fenômeno pode ser importante para ser considerado no futuro desenvolvimento de cultivares para regiões tropicais, mas o estudo também destaca que, embora novas cultivares apresentem alguma tolerância à alta temperatura, é importante desenvolver estratégias para diminuir a temperatura do solo, como manter palha na superfície do solo.



 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »