AtaNews Publicidade 728x90
17/05/2018 às 15h51min - Atualizada em 17/05/2018 às 15h51min

Giro pelos Estados - Agenda do Judô no Brasil

Confira os eventos em destaque das Federações Estaduais que movimentaram a semana do judô no país

CBJ
Modalidade que conquistou o maior número de medalhas para o Brasil na história das Olimpíadas - 22, ao todo - o judô é praticado por cerca de 2 milhões de pessoas no país, segundo pesquisa do Atlas do Esporte, e está presente em todos os 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.  

Confira abaixo os destaques estaduais desta semana: 

- Pará


O II Circuito Paraense de Judô - Torneio Elmo Vieira movimentou o judô em Belém no último final de semana com a participação de 20 agremiações. O grande campeão geral do torneio foi o Instituto Federal do Pará que levou para casa 23 ouros, 8 pratas e 4 bronzes. 

- Maranhão

Dez academias participaram do Meeting Sub 21 em São Luís, no Maranhão, no último sábado, 12, realizado pela Federação Maranhense de Judô. A campeã geral do evento foi a Academia Usságui, que conquistou 4 ouros e duas pratas. 

- Bahia

O Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia, recebe nos dias 19 e 20 de maio mais de 300 judocas de todo Brasil para a disputa do Campeonato Brasileiro Sub 21, organizado pela CBJ em parceria com a Febaju. 

- Sergipe

O judô sergipano já começou os preparativos para a Copa Aracaju de Judô 2018, que acontecerá na capital de Sergipe no dia 28 de julho, em Constâncio Vieira. As inscrições da maior copa do judô sergipano podem ser feitas pelo Zempo até o dia 20 de julho. A Copa Aracajú de Judô é uma realização da Academia Judô & Movimento e da Federação Sergipana de Judô. 

- Pernambuco

A cidade pernambucana de Caruaru receberá no próximo dia 09 de junho a Copa Roberdrayner Martins de Judô. Os combates serão no Sesc (Av. Rui Limeira Rosal) a partir das 8h. 
Em Petrolina, judocas da 1ª Delegacia da FPJU foram recebidos na prefeitura municipal pelo prefeito Miguel Coelho, conferindo-lhe o título de Judoca Honorário. 

- Alagoas

A Federação Alagoana de Judô (FAJU) realiza no dia 02 de junho o Festival Alagoano de Judô, Meeting Estadual de Judô Sub 13 e o Caça Talentos Sub 11. As atividades serão no Colégio Santa Madalena Sofia, em Maceió. 

- Ceará

Estão abertas as inscrições para a I Copa Ateneu de Judô 2018 que acontecerá nos dias 26 e 27 de maio, na quadra Ateneu Ant. Bezerra, em Fortaleza. O evento integra o calendário da Federação Cearense de Judô (Fecju) e as inscrições podem ser feitas pelo site www.fecju.com.br

- Goiás

No sábado,12, a FEGOJU realizou a quarta etapa do Campeonato Goiano no ginásio internacional Newton de Faria, em Anápolis, com a participação de cerca de 400 atletas da categoria festival ao veterano. As lutas são válidas para o ranking estadual. Ao todo serão dez etapas do Campeonato Goiano 2018.

- Distrito Federal 

O Campeonato Estadual Sênior e Veteranos 2018 e a Seletiva Estadual Sub 18 movimentaram o judô em Brasília no último final de semana com a participação de mais de 100 atletas do Distrito Federal.

No próximo final de semana, a Femeju promoverá aulas de Nague Waza e Katame Waza para 80 participantes do Curso Faixa Preta 2018 no Centro de Treinamento - Candangolândia.  No domingo, 20, haverá o 10º Treinamento de Seleção para 50 judocas locais. 

Siga @judobrasilia no Instagram e fique por dentro de tudo o que acontece nos tatames da capital nacional. 

- Mato Grosso

Em Cuiabá, o vice-campeão mundial David Moura participou de um bate-papo com alunos do projeto social Rede Cidadã na última quinta-feira, 15, em iniciativa do professor de judô Willem Pereira. No encontro, David contou um pouco de sua vitoriosa trajetória no tatame e deixou um conselho às crianças que sonham chegar onde ele chegou: "Uma coisa que todos os campeões de todos os esportes têm em comum é o fato de que não desistiram." 

- Minas Gerais

A Federação Mineira de Judô está oferecendo 50% de desconto para novos filiados até o dia 30 de junho. O desconto será sobre o valor do registro inicial e das taxas de promoção das faixas cinza à laranja, com o objetivo de regularizar os atletas no sistema Zempo. 

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizará no próximo sábado, 19, em Belo Horizonte, uma peneira para selecionar judocas para seu programa de alto rendimento coordenado pelo professor André Fernandes Chaves Filho. As disputas serão no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) - UFMG, Campus Pampulha, das 8h às 12h.

Os interessados em participar poderão se inscrever de forma gratuita pelo site www.eeffto.ufmg.br ou poderão fazer inscrição no local no dia do evento. 

- Rio de Janeiro

Neste sábado, a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) realizará o 1º Festival de Iniciantes. As atividades acontecerão no ginásio do Canto do Rio Football Club (Rua Visconde de Rio Branco, 701 – Centro). Haverá estacionamento gratuito na Concha Acústica. Até o momento, já são mais de 500 crianças e adolescentes inscritos para as 4 classes de idade (Sub 9, Sub 11, Sub 13 e Sub 15).

- São Paulo

O Campeonato Paulista - Fase Final da classe Sub 18 realizado no Centro de Especialidades em Artes Marciais “Eliel Gomes”, em Hortolândia, definiu no último dia 12 os judocas que formarão a seleção paulista no Campeonato Brasileiro Sub 18 deste ano. O evento foi realizado pela Federação Paulista de Judô e contou com a coordenação da 8ª Delegacia Regional Oeste. 

- Santa Catarina

A cidade catarinense de Gaspar recebeu no último sábado, 12, o Campeonato Estadual por Equipes, o Estadual de Kata e a Copa Gaspar com a participação de mais de 400 atletas nas três competições. Os combates foram transmitidos ao vivo pelo Facebook da Federação Catarinense de Judô e os resultados divulgados no Twitter da FCJ. No dia 11, aconteceu o Seminário de Súmula e Placar dirigido pelos coordenadores de eventos da FCJ, Camila Piloni e Fabiano Petry. 

- Rio Grande do Sul

As judocas Eduarda Vaz, Nathália Parisoto e Bruna Campos receberam homenagens em seu clube, o Grêmio Náutico União, na última terça-feira. Veja como foi. 

O site oficial da Federação Gaúcha de Judô entrevistou, com exclusividade, a técnica da seleção brasileira de judô, Yuko Fujii, que, entre outros pontos, destacou a criatividade do atleta brasileiro. 
O Campeonato Estadual Sênior do Rio Grande do Sul levou à cidade de Dom Feliciano no último sábado, diversas estrelas do judô brasileiro, atletas olímpicos e de seleção que ajudaram o clube Sogipa a sair com o título geral da competição. Os pontos do Gaúchão servirão para o Ranking Nacional Sênior da CBJ. Essa edição do Gaúcho foi classificada de "Estadual do século" pelo presidente da FGJ, César Cação, em entrevista à CBJ.   

Entre os campeões, alguns destaques como os judocas olímpicos Felipe Kitadai, bronze em Londres 2012; Ketleyn Quadros, bronze em Pequim 2008; Maria Portela, atual número um do mundo no peso médio; e Érika Miranda, dona de quatro medalhas em Campeonatos Mundiais e duas participações olímpicas. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »