AtaNews Publicidade 728x90
10/04/2022 às 15h09min - Atualizada em 10/04/2022 às 15h09min

Alergias: Atenção redobrada na alimentação das crianças

Vida Plena e Bem Estar
Foto: MK Photograp55/ShutterStock
A Dra. Patty Terrivel, pediatra humanizada, ressalta a importância de apresentar alimentos com potencial alérgico durante a introdução alimentar

É importante relembrar a importância da atenção redobrada na alimentação, principalmente nas crianças. Quando não socorrida a alergia pode causar graves danos, inclusive levar o paciente a óbito.

A Dra. Patty Terrivel, pediatra humanizada, ressalta que os principais tipos de alergia são as alimentares, que geralmente se manifestam com inchaço ou coceira nos lábios, diarreia, vômitos, rouquidão e pele, que tende a ficar mais sensível, áspera e irritadiça.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a alergia alimentar é mais comum em crianças e sua prevalência aumentou nas últimas décadas, portanto é extremamente importante redobrar o cuidado com a alimentação das crianças. A especialista ainda oferece algumas dicas para evitar que a criança desenvolva alergias alimentares.

“Na introdução alimentar, de 6 a 9 meses, há uma janela imunológica na criança, quando o alimento é exposto o corpo gera um anticorpo para proteger essa criança, então ela terá menor chance de desenvolver uma alergia futura, por isso é importante apresentar os alimentos nessa fase”, comenta Terrivel.

Ela ainda acrescenta que os principais alimentos para serem apresentados nessa fase, mais propensos a causar alergias são: ovos, soja, glúten, crustáceos e castanhas. “Eu recomendo os pais a fazerem pasta de amendoim e farofa de castanha para apresentar as crianças. O leite de vaca também é um potencial alérgico, mas recomendamos somente a partir de 1 ano de idade, e aí sim verificar se ela possui alguma reação”, finaliza.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »