AtaNews Publicidade 728x90
16/01/2018 às 14h11min - Atualizada em 16/01/2018 às 14h11min

Os mitos sobre a musculação que as mulheres devem esquecer em 2018

Yah Notícias
A musculação não é apenas para os homens. (Getty Images)

Você está na academia. Você quer se sentir forte e saudável em 2018, então resolveu se dedicar mais aos exercícios. Você sobe na esteira e dá uma olhada para a área de pesos livres. Ela está cheia de homens musculosos fazendo supino e treinando seus bíceps. Talvez você já tenha pensado em fazer musculação, mas não tem a menor ideia de como começar.
 

Soa familiar? No meu caso, sim. Por dois anos inteiros eu treinei (e exagerei) nas máquinas de exercícios cardiovasculares, num esforço para “estar saudável”. Em vez de ficar cada vez mais forte, de me sentir melhor e desenvolver meus músculos, só desenvolvi uma obsessão pouco saudável pelo meu corpo e pela minha dieta. Malhar era uma tarefa que eu usava como forma de punição para mim mesma, quando não faltava.

 

Até que eu encontrei a musculação.

Meu treino moderado, ao qual me dedico três vezes por semana, me faz me sentir melhor (e mais bonita) do que nunca. Eu tento nutrir meu corpo com alimentos saudáveis, mas não fico obcecada e como sobremesa, pipoca no cinema e pizza, com frequência. Eu me sinto forte e confiante, e tenho orgulho do meu corpo.

Foram anos até que chegasse a este ponto – anos pensando que a musculação não era para mim, que era algo “masculino”, que eu nunca seria capaz de levantar pesos pesados.

A musculação é uma prática envolta em mitos e mistérios para muitas mulheres, o que acaba fazendo com que nos mantenhamos presas às máquinas de cardio. Mas isso não precisa ser assim: aquela área de pesos livres está tão aberta para você quanto para aquele homem enorme e musculoso.

Veja abaixo os mitos sobre a musculação que as mulheres devem esquecer em 2018.

A musculação vai fazer com que você fique ‘grande’

“Eu não quero ficar, assim, grande,” foi uma frase que eu disse, incontáveis vezes, enquanto cogitava fazer musculação. Eu não estava sozinha: ficar “grande” demais é um medo que impede muitas mulheres de tocar em halteres.

“Eu ouço isso quase todos os dias,” disse Blake Robinson, dono de uma academia e nutricionista que atende online, ao Yahoo Lifestyle. “As mulheres têm medo de entrar na academia, encostar em um peso pela primeira vez e instantaneamente ganhar músculos enormes e proeminentes”.

Graças à ciência, sabemos que isso simplesmente não é verdade. Pesquisas mostram que a musculação constrói massa muscular magra (aquele visual “tonificado” que você está buscando), queima gordura e ajuda a queimar mais calorias – entre outros benefícios.

“As mulheres naturalmente não têm testosterona suficiente para permitir este tipo de ganho de músculos. O mito de que elas vão ficar ‘grandes’ faz com que evitem a melhor opção para mudar e melhorar seus corpos,” disse Megan Smith, coach e personal trainer, ao Yahoo Lifestyle. “Para que um músculo mude, ele precisa ser desafiado. Isso acontece quando levantamos pesos mais pesados. Eu sempre tenho que ajudar minhas clientes a superar o pensamento de que vão ficar ‘grandes demais’, para que elas se animem a fazer musculação. É muito legal ver a transformação que elas sofrem quando confiam no processo e trabalham duro”.

Fazer musculação não é feminino

Nós sabemos: os homens estão mais presentes na área de pesos livres do que as mulheres.

“Nós podemos nos sentir intimidadas. O espaço costuma ser ocupado por homens, e às vezes eles podem comentar sobre como uma mulher pode malhar melhor ou oferecer conselhos, enquanto ela só está lá para manter o foco em si mesma e na sua força,” diz Robinson, que treina homens e mulheres em sua academia em Salt Lake City, Estados Unidos. “É um estigma muito forte. No começo, muitas mulheres com quem eu trabalho acham que pegar qualquer peso com mais de 10 quilos fará com que elas fiquem com um visual masculino, mas fazer musculação ajuda a alcançar um corpo tonificado, magro, forte, ágil e autoconfiante”.
A médica de família Dra. Brittney Tages, de Denver, documenta sua jornada no mundo da musculação em seu perfil no Instagram. Ela acredita que o estigma está, lentamente, se desfazendo – parcialmente por causa das redes sociais.
 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »