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29/03/2022 às 16h25min - Atualizada em 29/03/2022 às 16h25min

Pesquisa de mercado: entenda sua importância

Pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que permite fazer o planejamento, coleta e análise de informações a respeito da empresa

Assessoria de imprensa, Michelly Sicchieri
Foto: Imagem Ilustrativa
Seu propósito é reunir dados sobre o mercado e seu público, para que o gestor possa conhecê-los e assim identificar oportunidades de negócios, além de reduzir os riscos nas tomadas de decisões.

As estratégias de marketing e até mesmo alguns processos internos são totalmente orientados por dados, e isso é possível graças a ferramentas robustas que ajudam a analisar e a prever resultados de maneira precisa.

Mesmo assim, ainda existe certo grau de incerteza, mas uma das melhores formas de lidar com isso, é por meio de pesquisas e análises prévias.

Esses recursos ajudam a entender o comportamento do mercado e reduzem a margem de erro nas estratégias elaboradas pelo empreendedor ou por qualquer setor do negócio, principalmente vendas e marketing.

Analisando sob essa perspectiva, pode-se dizer que o estudo de mercado é uma importante ferramenta para minimizar os riscos e identificar oportunidades ao longo de toda a existência da organização.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de pesquisa de mercado, falar um pouco sobre a sua importância e dar algumas dicas para realizá-la.

Entenda o que é pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado pode ser definida como um instrumento que ajuda a compreender a realidade do mercado em que uma empresa está inserida. Com isso, ela consegue aumentar a efetividade de suas ações, em vários propósitos.
Trata-se da coleta de informações importantes que auxiliam os negócios nas tomadas de decisões e na implementação de processos mais seguros e acertados.

Uma empresa de envelopamento automotivo brilhante pode coletar dados que incluem várias características comportamentais, como os hábitos de consumo, levantamento de benchmarking, dentre outros. É válido dizer que existem dois tipos de pesquisas, uma delas é a pesquisa primária, realizada pela própria empresa que precisa das informações ou por um profissional contratado por ela.

No caso da pesquisa secundária, as informações são coletadas e analisadas por terceiros, como no caso de uma empresa especializada nesse trabalho. Esse tipo também envolve relatórios, guias e artigos que são disponibilizados publicamente pelas corporações.

Importância da pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado traz muitos benefícios para as organizações, mesmo assim, não é vista da maneira como merece. Isso acontece porque muitos empreendedores e gestores acreditam que se trata de uma prática que envolve muitos custos.

Entretanto, a verdade é que existem recursos diferentes para estudar o mercado, e eles vão desde os mais básicos até os mais complexos e caros. Mas, independentemente daquele que seu negócio vai usar, terá acesso a inúmeras vantagens, como:

Identificar oportunidades

Por meio da pesquisa de mercado, um fabricante de vinho seco fino conhece todos os pontos positivos e negativos de sua área de atuação. Só que além disso, também consegue detectar novas demandas antecipadamente, algo que pode mudar completamente os rumos da companhia.

Boa dimensão do mercado

Essa pesquisa funciona como um pente fino, que ajuda a compreender as características do mercado e o perfil dos consumidores. A organização terá mais facilidade para identificar novas tendências, estimar segmentos lucrativos, saber qual é o limite das vendas de um público e compreender a performance de produtos e serviços específicos.

Conhecer a disponibilidade e desempenho de outros empreendimentos

O mercado é formado por vários empreendimentos e por vários elementos que fazem parte de sua composição, como:
  • Fornecedores;
  • Prestadores de serviço;
  • Distribuidores;
  • Profissionais de comunicação.
Esses e outros elementos são fundamentais e quando um deles está com algum problema, todos os outros são afetados. Por essa razão, é fundamental se antecipar a qualquer coisa que possa causar problemas, e fazer promoções, executar planos de expansão, dentre outras possibilidades.

Conhecer os concorrentes

Um centro veterinário especialista em gatos precisa conhecer seus concorrentes para conduzir melhor suas estratégias, com base nas ações praticadas por eles.

Tenha em mente que a concorrência é uma fonte rica de informações e experiências, e nenhuma empresa deve ignorar esses dados.

Conhecer melhor o público

Ao coletar dados sobre o público, obviamente, fica mais fácil conhecer essas pessoas e assim criar o perfil da persona da marca. Trata-se de um personagem semi fictício que representa o cliente ideal do negócio. Ter um entendimento mais profundo sobre a audiência é crucial para tomar decisões precisas, por parte de vários setores da corporação, desde a produção até a área de comunicação.

Todos esses benefícios são importantes para qualquer tipo de negócio, desde uma multinacional até um estabelecimento especialista em aluguel de vestido de noiva. No entanto, o que vemos são empreendedores focados em inovação que acabam simplesmente ignorando a importância da pesquisa de mercado.

Eles acham que não existe necessidade de estudar as estratégias de outras companhias para que seu próprio negócio seja lucrativo. Também acreditam que usar a concorrência como inspiração pode tornar o negócio algo comum.

Só que é importante lembrar que uma pesquisa de mercado não diz respeito apenas a analisar os concorrentes. Na verdade, este estudo envolve várias outras informações essenciais, trazendo um panorama completo da existência do negócio.

O certo a se fazer é conhecer o ambiente que a companhia está inserida, pois isso vai mostrar quais são os desafios de implementar certas ideias e estratégias, além de identificar necessidades que ainda não foram atendidas.

A pesquisa de mercado entrega todas essas informações, e no que diz respeito às inovações, os dados levantados pelas ferramentas tecnológicas só contribuem com os insights provenientes da pesquisa de mercado.

Dessa forma, uma confecção de agasalho esportivo infantil pode tornar suas ideias e sugestões muito mais plausíveis e realistas.

O empreendedor, por sua vez, consegue avaliar melhor a viabilidade de um empreendimento, pode testar campanhas, produtos e serviços, tem mais facilidade para explorar novos nichos de mercado, além de criar segmentos inéditos.

Também é por meio da pesquisa que ele descobre informações estratégicas, otimiza processos internos da corporação e elabora estratégias mais competitivas. As vantagens são muitas, mas para aproveitá-las, é necessário saber fazer a pesquisa de mercado.

Como fazer pesquisa de mercado?

Uma pesquisa de mercado tradicional se baseia em um questionário, que pode ser respondido em entrevistas pessoais, pela internet ou até mesmo por correspondência.

Independentemente do recurso que seu negócio vai usar, em primeiro lugar, ele precisa definir o objetivo da pesquisa. Esta pode ser a qualidade ou variedade de produtos, aumentar a cobertura de vendas, otimizar os preços e assim por diante.

Uma empresa de frete mudança também deve definir o público-alvo da pesquisa, que pode ser fornecedores, consumidores em geral, concorrentes e clientes.

Outro ponto importante é a amostragem, ou seja, quantas pessoas serão entrevistadas. Não se deve esquecer de criar um roteiro, que no caso é o formulário propriamente dito.

Para que ele seja completo e compreensível, é fundamental que as perguntas sejam simples, diretas e imparciais. O negócio também precisa definir de que maneira vai acontecer a aplicação, que pode ser por meio de levantamento de dados ou realização de pesquisa. Por fim, uma empresa de segurança canoas deve determinar de que maneira será feita a análise das informações coletadas. Pode ser por meio de compilação, panorama estatístico e análise de respostas.

Embora simples, esse tipo de pesquisa ainda é muito utilizado e traz resultados concretos para a corporação. Nos últimos anos, várias ferramentas de marketing digital viabilizaram o monitoramento dos usuários.

Elas são capazes de fornecer dados ricos sobre a audiência e direcionar melhor as estratégias da organização.

No caso de uma estratégia de inbound marketing, uma empresa paisagismo e jardinagem acaba gerando dados continuamente, considerando a interação dos usuários e o modo como os leads gerados se comportam. Mas, mesmo que seja fácil coletar um grande volume de informações por meio dessas ferramentas tecnológicas, os dados não são autossuficientes para conduzir o sucesso da empresa.

Inclusive, pode até mesmo haver um caos informativo que leva o gestor a tomar decisões equivocadas e precipitadas.

O ideal é escolher com cuidado o tipo de informação que se pretende coletar, além de fazer um planejamento ou uma rota que ajude a organizá-los, utilizá-los e compreendê-los da melhor maneira.

Isso reduz os riscos em futuras decisões e ainda ajuda a identificar oportunidades lucrativas, que podem fazer toda a diferença para o negócio.

Considerações finais

Sendo assim, uma empresa só terá um bom desempenho em seu segmento se for capaz de compreender a dinâmica do mercado em que atua.

A pesquisa de mercado é a melhor ferramenta para coletar as informações necessárias para conduzir a corporação ao sucesso, melhor até mesmo do que os recursos tecnológicos que existem atualmente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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