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29/03/2022 às 15h27min - Atualizada em 29/03/2022 às 15h27min

Por que investir em uma boa comunicação visual para sua empresa?

A comunicação visual é a chave a ser utilizada por marcas que queiram ser referência no mercado para seus consumidores e também para outras empresas

Assessoria de imprensa, Michelly Sicchieri
Foto: Imagem Ilustrativa
Sua importância impacta diretamente no posicionamento e apresentação das marcas. De acordo com as necessidades do consumidor, é preciso que as empresas foquem em ter uma comunicação assertiva com seus clientes, pois sem ela não é possível construir conexões e usá-las para gerar negócios.

Contando com a comunicação certo prestador de serviço de corte a laser em tecido foi capaz de estruturar sua carteira de clientes mesmo estando em um regime de trabalho autônomo.

Entende-se por comunicação o ato de transmitir e receber mensagens de forma clara, proporcionando às partes envolvidas o estabelecimento de relacionamento.

A comunicação é mecanismo primordial para os negócios, pois assim como há necessidade de uma mercearia sinalizar aos seus consumidores que possuem em seu portfólio frutas secas a granel, multinacionais dispõe da comunicação também nos negócios.

Conhecendo a versatilidade do uso da comunicação, especialistas tipificam as formas existentes do assunto e como se dá sua manifestação:
  • Comunicação verbal;
  • Comunicação não-verbal;
  • Comunicação escrita;
  • Comunicação visual.
Cada tipificação deve ser utilizada para atingir resultados diferentes, para o fechamento de negócios, equipes comerciais devem usar a comunicação verbal e não-verbal com clientes para validar a relevância em realizar um projeto de climatização escolar.

Por outro lado, um comércio conta com a comunicação visual dentro de suas estratégias no marketing digital para consolidar a sua marca, usufruindo de fotos e vídeos comunicativos para criar conexão com os seus clientes nas redes sociais.

Com o bom uso da comunicação visual, o comércio teve sucesso ao gerar sinergia com seu público, podendo assertivamente apresentar seus serviços de barbearia completa.

Com isso, é possível vislumbrar a comunicação visual como ferramenta essencial para o andamento dos negócios.

O que é comunicação visual?

O conceito de comunicação visual é definido pela utilização de imagens, gráficos, vídeos, desenhos, fotos e outras formas físicas para expressar de maneira não escrita uma mensagem que está sendo transmitida.

Sendo aplicado em casos em que a comunicação escrita não é assertiva o suficiente para que o locutor atinja o resultado esperado ao transmitir a mensagem para o receptor. Em outras palavras, a comunicação visual é utilizada como mecanismo para conectar pessoas de maneira mais efetiva, se fazendo necessária em momentos onde somente a escrita não é o suficiente.

Uma gráfica almeja a posição de líder de mercado regional no seu segmento, por isso alvo é se tornar a primeira referência e opção para aluguel de impressora laser.

A partir disso, investiu na comunicação visual como mecanismo de construção de marca. O posicionamento de marca, também conhecido como branding, abarca a estética construída por intermédio da comunicação visual para definir as diretrizes de uma marca ou empresa no mercado.

A comunicação visual é uma das ferramentas para que aconteça o branding, ou seja, é uma das ferramentas para a definição e estruturação de posicionamento de uma marca.

Assim como outras estratégias de marketing, o conceito não tem restrições de segmento ou tamanho de empresas para o uso, no entanto é primordial que haja a adaptação de aplicação com a adequação de contexto.

Para um e-commerce que deseja gerar mais vendas, a aplicação do conceito em seus métodos de melhorar resultados deve considerar seu público-alvo bem como analisar qual seu comportamento para anunciar produtos como guarda roupa planejado. É verdade que determinados segmentos demandam uma abordagem diferente ao cliente, o tato é um fator indispensável analisado por consumidores no momento de decisão de compra, por isso, para uma melhor comunicação o uso de recursos visuais é recomendado

Comunicação não agressiva

A comunicação não agressiva é uma competência exigida para o âmbito corporativo, pois sem ela não é possível que os processos sejam cumpridos da forma desejada.

A partir dela, são geradas conexões entre pessoas com culturas e realidades distintas. A comunicação não agressiva possibilita que o diálogo entre os indivíduos aconteça com respaldo ao respeito às diferenças.

Em algumas circunstâncias, somente a comunicação escrita e verbal não é o suficiente para que haja sinergia entre os indivíduos. São necessários recursos adicionais para tornar mais fácil o entendimento entre duas ou mais partes.

Considere que para a higienização de cadeiras estofadas, cujo processo possui detalhes de difícil compreensão para o público em geral, a equipe comercial identifica que o operacional precisa dispor de mecanismos para ter uma conversa clara com os clientes.

Afinal, serviços de manutenção são passíveis de preocupação de imóveis, desde escritórios e ainda em residências. Sabendo que a experiência do cliente é essencial para o sucesso dos negócios, devem ser pensadas estratégias de comunicação não agressivas.

Com este cenário, a equipe comercial chegou à conclusão que a comunicação visual viria a ser o mecanismo ideal a ser utilizado no momento de contato do time operacional com os clientes.

Foi estabelecido então a apresentação de processos, contando com breve descrição dos serviços e sua importância para o surgimento de fungos e ácaros nos estofados.

Visando tornar a comunicação mais acessível foram inseridas imagens e vídeos com explicações comuns no dia a dia e analogias para tornar mais fácil o entendimento dos clientes durante a explicação feita pelo time operacional acerca do serviço.

A implementação da estratégia ocasionou na melhoria da experiência do cliente, dando mais clareza nos processos e gerando mais segurança.

Com uma melhor experiência de relacionamento, os laços entre empresa e consumidor foram estreitados, o que corroborou para o aumento na contratação de serviços complementares, como a impermeabilização de cadeiras estofadas.

Logo, pode-se observar como as relações necessitam do entendimento da mensagem transmitida pelas partes envolvidas e como é fundamental contar com a acessibilidade em conversas e processos, que pode se dar com a comunicação visual.

Comunicação visual e os negócios: quais as vantagens?

Não é segredo que a comunicação visual é fundamental para a intersecção de indivíduos ao estabelecerem relações pessoais, o mundo dos negócios inclusive, requer que tal intersecção ocorra para o fechamento de contratos e geração de vendas. Para os negócios, a comunicação irá agregar valor nas estratégias estruturadas para proporcionar melhorias na jornada do cliente.

Isto é, ao depararem com diferentes modos de conversação, o consumidor irá se sentir valorizado. A valorização da jornada do cliente aponta para a relevância que as empresas dão para o principal ator dos negócios.

Em outras palavras, o investimento na comunicação visual indica que de fato as empresas dão o devido interesse em criar relacionamento.

O erro cometido por muitos times comerciais é tratar o consumidor como um produto ou número, não compreendendo qual seu modo de comunicação e desvalorizando a necessidade em aprimorar o processo de venda. Por isso, é viável que as empresas venham a investir na comunicação visual dentro de seu posicionamento de marca.

Afinal, é o posicionamento correto perante ao mercado que irá permitir que as metas sejam atingidas. Além de somar na construção de marca, investir na comunicação visual agregará em seu negócio em outros aspectos como:

Encantar mais clientes

O encantamento de clientes é a forma de atrair a atenção do público, ressaltando as vantagens competitivas do produto ou serviço que está sendo oferecido. Com a comunicação visual voltada para despertar interesse de clientes em potencial, o processo de gerar conexão ocorre de forma mais simplificada, pois com as cores, imagens e demais símbolos visuais a comunicação terá mais compreensibilidade.

Adequação nas mídias

As mídias sociais hoje são o mecanismo essencial nas estratégias de marketing, isso foi possibilitado com intermédio dos avanços tecnológicos, sem dúvidas. Atualmente as formas de contato e interação são majoritariamente nas redes.

Com o rápido acesso à informação, os conteúdos na internet devem ser resumidos para melhor apresentação e visualização, por isso a comunicação visual é o carro-chefe nas mídias.

A partir de vídeos, imagens e outras formas de comunicação visual às empresas alcançar de maneira mais rápida seus clientes em potencial e acelerar o processo de venda com uma conversa mais aberta.

Considerações finais

Com todos os casos apresentados acerca dos benefícios da comunicação com clareza na conexão entre empresa e clientes, e o uso da comunicação visual para o diálogo não agressivo, certamente a comunicação visual deve estar na prioridade de investimentos.

Afinal, investir em comunicação está atrelado ao investimento de posicionamento de marca, também conhecido como branding, tendência de estratégia dentro do marketing que possibilita mais reconhecimento de empresas dentro do mercado.

É verdade que o reconhecimento no mercado é fundamental para a obtenção de sucesso nas vendas, pois o posicionamento de marca tornará uma empresa referência no segmento tanto para os consumidores quanto para outras empresas.

Contudo, a comunicação visual soma para melhores resultados nos negócios e no processo de alavancar a relevância de uma marca no mercado, fazendo frente à concorrência e agregando valor aos produtos ou serviços oferecidos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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