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29/03/2022 às 15h03min - Atualizada em 29/03/2022 às 15h03min

Saiba como aplicar o marketing digital na sua empresa!

Assessoria de imprensa, Michelly Sicchieri
Foto: Imagem Ilustrativa
É provável que toda empresa conheça a importância do marketing para destacar seu produto ou marca, entretanto, existem diversas vertentes disponíveis entre elas, e a mais usada nos dias de hoje é a do marketing digital. Conheça mais sobre o marketing digital e aprenda algumas recomendações básicas que facilitarão o uso dessa ferramenta.

O surgimento do marketing no mundo comercial

Antes de mais nada, a informação mais relevante é compreender o que é o marketing e como as técnicas que temos acesso atualmente foram estabelecidas.

O termo tem origem no inglês e sua raiz vem da palavra “mercado”, relacionando todo o tipo de atividade ligada a comércio e relações de compra e venda.

O usuário é seu ponto central, bem como os passos que fazem parte da comercialização, que são:
  • Manipulação;
  • Distribuição;
  • Venda;
  • Pós-venda.
Ao discutir-se a relação comercial, fala-se também de exigência de investimento em tecnologia, análises de público e produto além de testes práticos para o desenvolvimento de novas maneiras de vender ou consumir. Assim como a famosa discussão sobre o que veio primeiro, o ovo ou a galinha, muitas vezes é difícil compreender o que surgiu primeiro, a necessidade ou o produto.

Deste modo, uma fábrica de vestido para debutante curto em alguns casos precisou não somente em estratégias para vender, mas para mostrar a necessidade da compra.

Os mecanismos e seu progresso

A propaganda não pode ser pensada e desenvolvida sem considerar o reflexo dos aspectos sociais e econômicos do local onde está inserida. Flexível, a sociedade e o marketing se retroalimentam, influenciando-se de maneira orgânica.

Crises econômicas tiveram grande importância na mudança das técnicas de comércio, e por consequência, em todas as estruturas envolvidas nessa situação.

Antes da grande crise mundial de 1929, tínhamos a existência do sistema fordista de produção e distribuição. O foco era a produção com baixo custo, vendas em grandes quantidades e total ignorância sobre o público consumidor.

Em meados da década de 1970, diversas corporações buscaram novas formas de produzir e vender, uma vez que o método anterior não atendia mais a demanda. Esse pode ser chamado como os primórdios do marketing atual.

Nesse período, diversas empresas, inclusive as de entrega expressa de documentos, já trabalhariam com ideias de público-alvo, além de maneiras de diferenciar entre sua marca e a de seus correntes.

O marketing moderno e as novidades no segmento

Com a evolução dos meios de comunicação, tivemos o aparecimento da internet que incrementou a propaganda que usamos hoje. A internet ainda possibilitou para as empresas engajar seus consumidores através da defesa de causas e ideais. Isso aconteceu por uma solicitação do próprio público, que buscou a identificação das marcas que consome.

Se anteriormente uma empresa de móveis de escritório planejado somente se preocupava se seus itens cabiam nos escritórios ou com cores agradáveis, hoje, precisa expressar se seus insumos vem de áreas de reflorestamento.

Além disso, os consumidores também levam em conta pontos como o investimento na comunidade local ou se seus designs seguem as tendências de decoração. Se o cliente gostar da proposta, irá postar em suas redes sociais, informar parceiros e manter uma fidelidade à marca. Além disso, cada vez mais há uma necessidade de inovação em todas as fases do processo comercial, e na divulgação isso não seria diferente.

Com as infinitas possibilidades da internet para esse meio, seu uso como método principal está crescendo cada vez mais e abrindo portas à novas formas. Há poucos anos, um serviço de entrega expressa que dividia suas opções entre televisão, rádio e panfletos, atualmente pode utilizar as redes sociais com tanto ou maior eficácia.

Afinal, a internet permite métodos fáceis e personalizados de divulgação, com o uso adequado de ferramentas online de acordo com o público-alvo e assuntos em voga.

Essencialmente, ocorrerá uma mudança agressiva nas técnicas nos próximos anos.

Primeiro passo: O público cativo

A importância do público-alvo é e será repetida à exaustão em todos os guias ou conversas com profissionais da área de marketing. Persona é o termo usado para designar o consumidor perfeito para consumir um serviço, produto ou marca. Por ser ideal, esta noção não tem suporte na realidade, mas é muito utilizada como ferramenta para determinar estratégias de propaganda.

É base para estudos e mapeamento de mercado, assim, ao se vender um varal retrátil sob medida, pode-se determinar o consumidor, a comunidade, os concorrentes e preço final.

À medida que a estratégia ganha espaço, é visível a influência direta na redução de gastos supérfluos, já que permite o foco correto e abre espaços com um possível novo público

Segundo passo: Qual o objetivo?

O ambiente virtual é todo um novo ecossistema quando tratamos de mecanismos e tecnologias. Todo novo espaço é um potencial propagador de ideias e assuntos, até o menor deles.

Assim, os espaços devem ser utilizados com base em planejamento prévio e parâmetros bem estabelecidos, para que funcionem não somente na teoria, mas também na prática.

Uma empresa de refrigeração comercial, por exemplo, precisa fazer o exercício de estabelecer quais objetivos quer alcançar através de cada método escolhido. Uma simples lista como a abaixo resolve o problema:
  • A quem quero atingir;
  • Qual o prazo para alcançar;
  • É possível associar-se a uma causa para maior visibilidade;
  • Qual meio usar para atingir uma maior quantidade de pessoas.
Independente do meio escolhido, como blogs, redes sociais, fóruns, grupos ou comunidades em diversas mídias, esse exercício antecipado evita desvios do caminho em um mar de opções e garante a possibilidade de flexibilizar ou antecipar problemas.

Isso porque um mapeamento prévio deixa muito claro o caminho a ser trilhado. Assim, essa técnica irá dar sustentação e levar a um rápido retorno dos investimentos realizados.

Terceiro passo: Conhecimento é a chave

Chegando até aqui, fica visível a quantidade de opções que uma empresa terá acesso dentro do marketing digital. Como isso pode gerar uma confusão, listamos aqui os tipos mais comuns aplicados no mercado.

A lista é um exemplo e não impede o uso de outras opções. Lembrando que cada uma destas possui uma aplicabilidade e resultados diferentes.

1 - Marketing de busca

Ao utilizar um site de pesquisas e digitar as palavras sistema rastreamento veicular via satélite, uma página inteira de resultados banhará o usuário. Esta situação é um exemplo real de como funciona o marketing de busca.

Como fica visível no dia a dia, é uma das opções empregadas no mundo digital que combina duas etapas: o marketing de conteúdo e inteligência artificial, que é um programa cibernético que emprega os famosos algoritmos.

2 - Marketing de conteúdo

A citação na opção acima é apenas a ponta do iceberg quando buscamos a aplicabilidade do marketing de conteúdo. Um exemplo eficaz é lembrar de posts de redes sociais feitas por blogueiros e influencers, cujo destino final é buscar engajamento e publicidade através de temas atuais.

3 - Marketing de relacionamento

Ainda nesse contexto, podemos citar o relacionamento com o cliente como um dos mais importantes.

O marketing de relacionamento visa a fidelização dos clientes que já realizaram compras e foca no pós venda, enviando pesquisas de satisfação, questionários através de e-mails e manutenção do contato através de promoções.

4 - Marketing de produto

No último tipo temos o marketing de produto, uma técnica direcionada a busca e uso da persona e é usualmente valioso na fase da pré-venda.

Marcado por estudos de mercado, mapeamento de caminho de compra e outros aspectos,  a intenção é direcionar os projetos de propaganda e divulgação de maneira correta, visando o lançamento do serviço no mercado e desenvolvimento sustentável.

Quarto passo: Não tenha vergonha de não saber

Embora seja uma ótima opção, a rede mundial de computadores não garante um milagre comercial por si só. Não adianta a criação de um blog se não há uma quantidade de acessos relevantes. Por isso, como qualquer área especializada, o investimento na contratação  de profissionais qualificados e cursos sobre o assunto são uma excelente maneira de iniciar e treinar a equipe.

Os profissionais da área serão competentes em analisar a situação atual do mercado, realizar estudos e pesquisas de produtos com os métodos e ferramentas mais atuais. Com isso, conseguirão identificar oportunidades para crescimento, corte de despesas, aumento da margem de lucro, possíveis parcerias e atuação frente à concorrência.

Cursos ou guias online são ótimos em explicar conceitos básicos, detalhar o ciclo do mercado e podem ser consultados com frequência, permitindo que o aprendizado seja otimizado.

Considerações finais

Independentemente da opção escolhida e do tipo da empresa, serviços diversos ou na área de saúde como fisioterapia para idoso acamado, as opções listadas serão essenciais para encontrar o caminho certo no mundo do marketing digital.

Sendo a fase de planejamento, preparação, atividade, estabelecimento ou melhoria ou personalização em que a empresa se encontra, todas possuem estilos e opções diferentes disponíveis. Acompanhando todas as dicas descritas acima, fica claro a possibilidade de uso do marketing digital como uma ferramenta atual e relevante. Portanto, não espere para começar e melhorar a visibilidade de sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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