AtaNews Publicidade 728x90
17/03/2022 às 14h20min - Atualizada em 17/03/2022 às 14h20min

Saúde atua no controle de escorpiões em cemitério da Saudade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba está fazendo uma ação de combate e controle aos escorpiões no Cemitério da Saudade e ruas próximas

PMA
Foto: Imagem Ilustrativa
No dia 7 de março foi iniciada a busca ativa noturna, em que agentes de combate a endemias vão ao cemitério após às 19:30 até às 22:00 para captura dos escorpiões. A ação ocorre de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e da Superintendência de Controle de Endemias. A busca ativa noturna ocorrerá até o dia 7 de abril.

As equipes farão, ainda, um mapa de risco com o objetivo de identificar os locais com maior quantidade de captura dos escorpiões.

De acordo com o Departamento de Atenção Básica, os cemitérios são locais que têm condições ideais para a proliferação e permanência dos escorpiões por oferecerem abrigo e alimento em grande quantidade para esses animais. Rapidamente essa infestação pode acometer os arredores como ruas, praças e imóveis vizinhos.

A intervenção de controle mais eficaz é o manejo do ambiente, ou seja, identificar e impedir os locais de esconderijo do animal: limpando, vedando, fechando frestas, retirando objetos e materiais onde os escorpiões se escondem. Também deve-se eliminar a fonte de alimentos como baratas, grilos e outros insetos que consomem em sua alimentação.

Também serão feitas ações educativas com a comunidade que vive nas proximidades do cemitério, com visita a todos os imóveis para apresentação das medidas preventivas aos escorpiões.

Os colaboradores da Secretaria de Saúde passaram por capacitação, com treinamento teórico e prático acerca das normas conforme o Manual de Manejo de Escorpiões.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »