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14/05/2018 às 15h25min - Atualizada em 14/05/2018 às 15h25min

Vettel acusa falha no sistema de Virtual Safety Car da F1

Por Gabriel Gavinelli
F1 Mania
Foto: JOSEP LAGO / AFP
Sebastian Vettel criticou o sistema de Safety Car Virtual da Fórmula 1, alegando que permite “abusos” por parte dos pilotos.

Vettel terminou em quarto no GP da Espanha, tendo perdido posições para Valtteri Bottas (Mercedes) e Max Verstappen (Red Bull) depois de fazer uma parada sob o VSC.

O alemão da Ferrari admitiu ter cometido um erro ao parar seu carro nos boxes, mas mesmo assim criticou o sistema de VSC pois acredita que ele contém uma brecha no software permite aos pilotos irem mais rápidos do que poderiam.

“É o mesmo para todos, mas a FIA está nos fornecendo um sistema de nos faz seguir um delta, e todo mundo tem que desacelerar, eu acho, 40%, mas acho que todo mundo sabe que você pode ir mais rápido sob o VSC, basta seguir o delta – mantendo a distância”, disse Vettel.

“Então, acho que devemos ter um sistema que não tenha essa brecha, porque nos força a fazer traçados ridículos e todo mundo está fazendo isso, então eu não acho que seja segredo. Nosso esporte deve ser mais capaz de poder entregar um software defeituoso que nos permita encontrar algum desempenho extra dessa maneira.”

Largada - GP da Espanha de F1 2018

Largada - GP da Espanha de F1 2018



O diretor de prova da FIA, Charlie Whiting, disse que não estava ciente de nenhum problema específico com o sistema de VSC e negou que seja possível manipular o sistema ao pilotar de uma determinada maneira.

“Eu não sei do que ele está falando, honestamente”, disse Whiting. “O VSC tem uma mapa da ECU que é 30% mais lento que uma volta rápida. Os pilotos têm que seguir esse tempo de volta. É medida a cada 50 metros de percurso ao longo da pista. Mede onde é relevante para a volta de referência e dá-lhe um sinal de mais ou menos. A cada 50 metros eles são lembrados se estão acima ou abaixo.'''

Safety Car - GP da Espanha de F1 2018

Safety Car - GP da Espanha de F1 2018



“Eles podem ficar negativos (mais rápidos que o o tempo de referência), mas contanto que estejam no positivo uma vez em cada setor da triagem e e na linha 1 do Safety Car (está ok). Se é medido a cada 50 metros, qualquer vantagem que você possa obter ao pegar uma linha diferente na pista será absolutamente mínima. Se eles tiverem alguma evidência disso, obviamente teremos que dar uma olhada e ver se pode realmente ser manipulado. Pelo que podemos ver ao longo de uma volta e meia, desde que eles estejam ‘zerados’ no fim do VSC, eu não acredito que qualquer vantagem possa ser obtida.”



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