AtaNews Publicidade 728x90
21/02/2022 às 13h27min - Atualizada em 21/02/2022 às 13h27min

Conheça os tipos de cáries e como tratá-las

Assessoria de imprensa, Giovanna Moura
Foto: Imagem Ilustrativa
A busca por um sorriso bonito e livre de imperfeições tem se tornado um dos maiores objetivos de beleza dos brasileiros. Para garantir a boa aparência dos dentes é necessário que essas estruturas dentais estejam completamente livres de problemas, como as cáries.

Isso porque, além de ser uma condição muito desconfortável e dolorosa, as cáries também são capazes de interferir esteticamente e fisiologicamente na qualidade do sorriso, causando:
  • Escurecimento do local afetado;
  • Surgimento de pequenos orifícios no esmalte dental;
  • Aparecimento de manchas nos dentes;
  • Aumento da sensibilidade dentária;
  • Dores que são intensificadas pela alimentação, entre outros.
No entanto, em conjunto com todos os impactos cosméticos, quando não cuidada adequadamente as cáries são capazes de provocar inúmeras complicações. Assim, elas acabam comprometendo toda a dentição, as estruturas ósseas-faciais e os demais tecidos moles orais.

Mas, o que são as cáries?

As cáries são capazes de provocar danos tão severos aos dentes, porque essa condição refere-se a uma infecção causada por bactérias que naturalmente podem ser encontradas na cavidade bucal e que se multiplicam por meio do resquício de alimentos.

Essa infecção, por sua vez, é capaz de destruir os tecidos que constituem e que fazem a sustentação dos dentes, podendo causar sérios desconfortos e – em casos mais sérios – até provocar a perda total da estrutura dental. Por isso, o uso de um convenio odontologico empresarial pode ser essencial no acompanhamento da saúde da cavidade oral.

Essa necessidade de acompanhamento se justifica pois esse serviço viabiliza a realização dos tratamentos profiláticos necessários, antes que o problema se expanda e consequências mais sérias sejam sofridas pelos pacientes.

Quais são os tipos de cáries?

Mesmo se tratando de uma doença bastante simples e amplamente conhecida pelo público geral, ainda hoje há muita desinformação circulando acerca desta condição. Assim, uma coisa que pouca gente sabe é que mesmo que exista apenas uma mesma origem para o problema, diversos tipos de cáries podem acometer um paciente.

Cada uma dessas variantes têm um impacto diferente e apresentam riscos distintos. Por isso é muito importante saber quais são essas diferenças.

Entre os três tipos de cáries dentárias que podem ser desenvolvidas, temos:

Cárie Coronária

A cárie coronária é a variante mais comum da doença, sendo facilmente identificada com o auxílio de plano odonto empresa, pois ela ocorre quando a doença ainda se encontra nos estágios iniciais. Ou seja, quando a infecção acomete somente a superfície oclusal dos dentes.

Ela pode ocorrer tanto em crianças, como em pacientes adultos ou idosos, e são mais frequentes na área de mastigação – seja na parte frontal, nas bochechas, na face voltada para o interior da boca ou na lateral dos dentes.

Cárie Radicular

Com o passar do tempo e conforme a infecção vai se espalhando para os locais mais profundos do dente, essa doença pode atingir o tecido radicular – também conhecido popularmente como a raiz do dente –.

Nestes casos, o plano odontologico para microempreendedor individual é bastante útil para ajudar no tratamento da retração gengival permanente – que é bastante comum para esses pacientes – e na consequente exposição da raiz dos dentes.

Como a raiz dentária não possui o mesmo material de proteção que o esmalte, o processo de decomposição se dá muito mais rápido e pode ser bem mais doloroso.

Cárie Recorrente

Como diz o próprio nome, a cárie recorrente é um tipo de infecção que aparece, repetidas vezes, no mesmo local. Isso tende a acontecer quando as restaurações dentais prévias são feitas inadequadamente ou não se adaptam direito ao dente.

Assim, será necessária a utilização de um plano odonto empresarial para a realização de uma nova restauração e para a efetuação de uma limpeza profissional que ajude na remoção do acúmulo de placas bacterianas e do tártaro, no local afetado.

Tratamento para cáries

Ainda que se trate de uma doença de fácil prevenção e tratamento, de acordo com o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, cerca de 90% dos brasileiros possuem ao menos um dente cariado. Outra estatística preocupante expressa que cerca de 2,5 milhões de adolescentes sequer visitaram um dentista uma única vez.

Isso faz com que aproximadamente 39 milhões de pessoas tenham que viver com a perda de uma ou mais unidades dentárias. Além de provocar sérias interferências na autoestima e na aparência do sorriso, o edentulismo também afeta muito a saúde e o bem estar. Por esse motivo, é imprescindível que assim que a cárie for diagnosticada, o tratamento adequado seja realizado em sequência. E como esse processo de cura é feito em etapas, o investimento em um plano odontologico empresarial preços pode ser necessário.

Afinal, o paciente precisará passar pela remoção da parcela do esmalte que foi infectado pelas bactérias, fazer a limpeza profissional do local e ter a restauração das cavidades remanescentes devidamente fechadas.

No entanto, se o médico perceber que a cavitação do esmalte é muito profunda – atingindo a dentina e a raiz dos dentes –, será preciso fazer o tratamento de canal e em algumas situações a instalação de uma prótese dentária. Por isso, é muito importante encontrar um dentista confiável e qualificado para a realização deste tipo de cuidado e para a efetuação de um acompanhamento preventivo constante.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »