AtaNews Publicidade 728x90
19/02/2022 às 10h39min - Atualizada em 19/02/2022 às 10h39min

WhatsApp vai lidar melhor com imagens e vídeos compartilhados como documentos

CanalTech
Foto: Imagem Ilustrativa
O WhatsApp terá um recurso de visualização em miniatura de documentos, como já ocorre com links, fotos e vídeos. No modelo atual, você precisa executar um arquivo se quiser saber qual o seu conteúdo, o que abre brechas para criminosos disseminarem malwares ou perfis maliciosos fazerem spam.

Segundo o site especializado WABetaInfo, o programa de mensagens terá uma atualização futura para permitir a pre-visualização de imagens e vídeos compartilhados como documentos. A versão beta 2.22.5.11 para Android já conta com essa novidade para dar mais segurança ao usuário.

O mensageiro costuma reduzir a qualidade de fotos ou vídeos quando são enviados como mídias, por isso muita gente decide enviar como documento para evitar a compactação automática. Só que, ao enviar de tal maneira, o destinatário não tem ideia do que esperar, pois somente era possível enxergar o nome e a extensão.

Como se trata de uma versão de testes para Android, ainda não está liberado para o usuário final. Não está claro quando o lançamento ocorrerá na versão estável, nem se o iOS e a versão para desktops também serão contempladas.

Fotos ou vídeos enviados como documento passarão a ter uma visualização em miniatura (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Fotos ou vídeos enviados como documento passarão a ter uma visualização em miniatura (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)


WhatsApp preso ao passado
A parte curiosa disso é que os documentos em PDF já têm um sistema de visualização antecipada em miniatura desde 2016. Certamente, é muito mais complicado decodificar um formato de texto fechado do que extrair um frame de vídeo ou uma versão pequena de uma imagem.

No passado distante, o WhatsApp não entregava nenhum tipo de visualização ou miniatura para links, por exemplo. Foi uma época na qual muita gente acabou vítimas de golpes, porque os apontamentos eram para sites falsos e não tinha como a pessoa saber sem clicar.

Agora, parece que a Meta está disposta a reforçar a proteção também em um formato bastante usado no meio profissional. Resta saber se a empresa também corrigirá os demais problemas com o compartilhamento de mídias, como as fotos enviadas como documento que não aparecem na galeria de imagens ou o envio automático para backup no Google Fotos.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »