AtaNews Publicidade 728x90
11/05/2018 às 15h34min - Atualizada em 11/05/2018 às 15h34min

BBC afirma: os dias de exploração animal estão contados

A partir de entrevistas com grandes nomes da luta pelos direitos animais, os apresentadores do FutureProofing esmiúçam as questões que envolvem a exploração dos animais

ANDA Agência de Notícias de Direitos Animais
Foto: Reprodução | Plant Based News
O último episódio do programa FutureProofing da BBC Radio 4, apresentado por Timandra Harkness e Leo Johnson, abordou a questão dos animais. De forma profunda e delicada, debateu com os entrevistados o quanto ainda não somos capazes de compreendê-los completamente, e que a forma como os tratamos provavelmente será diferente no futuro.

Josh Tetrick, fundador da companhia alimentícia JUST, junto com Jacy Reese, co-fundador e diretor de pesquisa no Instituto da Senciência, e autor do livro a ser lançado “The End of Animal Farming”, opinaram sobre diversos temas envolvendo os direitos animais.

A seguir uma lista de tópicos retirada do portal Plant Based News:

Maus-tratos

Bem no início do programa, a apresentadora solta a pergunta: “Nós sempre tratamos os animais como necessidades para coisas que queremos: para comê-los, vesti-los – mas as pessoas estão começando a se questionar ‘nós deveríamos tratá-los assim tão mal?’”

Então Johnson completa: “Nós os tratamos como meios, não finais. Nós os tratamos como objetos, não como sujeitos. Somos nós, os seres humanos que dissemos ‘nós somos os racionais, nós somos os morais’”.

Pecuária

Reese falou sobre as grandes mudanças que estão por vir na pecuária. Falou sobre as sensações dos animais, e citou muitos dos abusos sofridos dentro dessa indústria.

E os empregos?

Para Reese, o desemprego temporário é, sim, uma realidade em um cenário livre da pecuária. Mas a gente viu essas evoluções acontecerem ao longo dos anos: máquinas de escrever viraram computadores, cavalos e carroças viraram carros, e até então tudo valeu à pena.

“Eu acredito que haverá um custo, e que eles terão que fazer a transição, felizmente os ganhos serão suficientes, e as oportunidades dentro do mercado de comidas sem animais, ainda há muito espaço para mudança”, completa.

Como exemplo, cita o leite de vaca que já tem como ser substituído por leite de castanhas.

Tecnologias

Em entrevista para o Plant Based News, Reese disse que nos últimos anos o interesse nas questões animais tem crescido muito rápido. Principalmente em 2018 com tantas discussões relacionadas a novas tecnologias, como a carne sintética.

Ele ainda ressalta que é interessante perceber que não só pessoas preocupadas ética e saúde, mas muita gente que simplesmente fica fascinada com o tópico.

“Muitas pessoas cresceram com animais, cresceram comendo animais, e estão intrigadas que a nossa relação com eles tenha mudado tanto no século 21”, explica.

Os dias estão contados

Reese acredita que a exploração animal será banida eventualmente porque um dos maiores argumentos para acabar com ela é de que é muito ineficiente usar animais. “Isso é muito convincente porque não se baseia em boas almas. Se baseia em fatos biológicos inegáveis.”

Ele finaliza dizendo estar feliz com a oportunidade de falar sobre o assunto em uma grande mídia como a BBC. “Eu acho que eles vêem isso escrito nas paredes, que os dias de exploração animal estão contados, e eles estão loucos para documentar essa transição enquanto acontece.”

Dá para ouvir o episódio na íntegra por aqui
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »