AtaNews Publicidade 728x90
03/02/2022 às 17h14min - Atualizada em 03/02/2022 às 17h14min

PRIMEIRA FORMATURA DA FPM É MARCADA POR EMOÇÃO

Na sede da Academia da Polícia Militar os formandos receberam seus diplomas e comemoraram junto de suas famílias

Assessoria de imprensa, Roberta Alencar
Foto: CRISTIANO BORGES
“A realização de um sonho”, assim descreveu Rízia de Lima, 22, uma das formandas do curso de Biomedicina que recebeu seu diploma na última sexta-feira, dia 27 de janeiro. “Eu sou uma prova do sucesso da metodologia da FPM, que superou todas as minhas expectativas. Hoje saio muito feliz com minha escolha”, conta a nova biomédica.

A Academia da Policia Militar recebeu os formandos e seus familiares para a belíssima cerimônia de encerramento da primeira turma dos cursos de Biomedicina e Educação Física, obedecendo todos os protocolos de segurança, com distanciamento e um local aberto para garantir a segurança na prevenção da contaminação da Covid-19.

Devidamente uniformizados e vestidos com uma túnica confeccionada especialmente para a data, os alunos foram chamados, um a um, para receber os diplomas. A turma de novos profissionais foi recebida por professores e diretores da FPM, além da direção da Fundação Tiradentes.

Em seu discurso, o diretor da FPM, Tenente-Coronel Sérgio Henrique Nascente Costa lembrou dos desafios da turma que teve que se adaptar ao novo formato de ensino remoto em virtude da pandemia por Covid-19. “Ressalto aqui, também, o envolvimento dos nossos alunos, em especial dos queridos formandos e formandas aqui presentes, que por serem as primeiras turmas da FPM, compreenderam o cenário da pandemia e cumpriram as atividades com maestria”. E fez também uma homenagem aos pais e mães dos formandos. “A vitória deles com certeza é a vitória de vocês! Parabéns pelo apoio que deram aos seus filhos e filhas, para que chegassem aqui hoje com uma grande alegria estampada no rosto e o sentimento do dever cumprido”, parabeniza o Cel. Nascente.

O aluno Alexandre Henrique Nunes de Morais, 22, orador da turma de Biomedicina ressalta que todos os valores construídos durante a faculdade, além, claro de toda a parte técnica e teórica como fundamentais para o inicio da sua trajetória profissional. “Eu vim de um colégio militar que já trazia um cuidado maior com os alunos, um aprendizado maior, coisa que em outros colégios, às vezes a gente não aprenderia. E a FPM vem com essa mesma proposta. Ela continuou mantendo a gente “nesse militarismo”, trazendo coisas não só do meio militar, mas do meio social das nossas vivências pessoais e ensinando a gente não só a ser um profissional, mas a ser um indivíduo melhor”, sentencia.
 
“A gente conseguiu nos unir e fazer um curso bem feito. A FPM nos deu uma grande oportunidade. A gente se tornou uma família. Foi uma grande experiência”, conta Luiza Gabriela, formanda do curso de Educação Física e oradora da turma, sobre os vínculos que construiu ao longo dos anos de faculdade.
 
Após a cerimônia e seus ritos, juramento de fidelidade e admiração, entrega dos canudos e o tradicional arremesso dos capelos, os chapéus símbolos da transformação e do rito de passagem da formatura, os alunos participaram de um desfile com honras militares, ao ar livre, na sede da Academia da Polícia Militar, em Goiânia.

A formatura das primeiras turmas da FPM foi a realização de um grande sonho. “Um trabalho longo, de muito esforço e envolvimento de muita gente competente e muita gente que trabalhou desde 2014, que foi quando começou esse sonho. Um conjunto de mestres e doutores acreditou em um sonho, trabalhou de forma voluntária, até 2017, que foi quando a gente conseguiu aprovar no MEC todos os nossos cursos, tudo com nota 4”, ressalta Tenente-Coronel Cleber Aparecido dos Santos, presidente da Fundação Tiradentes.
 
Um celeiro de grandes profissionais
 
Como uma iniciativa inédita, a Faculdade da Polícia Militar (FPM), criada e administrada pela Fundação Tiradentes, organização sem fins lucrativos, concluiu a formação superior das duas primeiras turmas da instituição nos cursos de Biomedicina e Educação Física. Muitos dos 18 alunos já saíram das salas de aula, direto para o mercado de trabalho.

Através de um programa de estágio inovador, a Fundação Tiradentes teve como um dos pilares de sua atuação além de formar grandes profissionais, contribuir com a colocação dos alunos no mercado de trabalho. “Vemos como sendo este o maior desafio de todo aluno de um curso superior. Temos como meta formá-los dentro dos preceitos dos seus cursos, além da ética, responsabilidade e compromisso, mas também fazer dos nossos alunos referência para o mercado de trabalho. E temos conseguido. Todos fizeram estágios em grandes empresas e foram muito elogiados pelas instituições”, avalia Cel. Nascente.  

Rebeca de Lima, 22, terminou o curso de Biomedicina e fez estágio desde o início das aulas. “Nas outras faculdades é o aluno que tem que buscar o estágio. Na nossa não. A empresa que procura o estagiário e a faculdade te prepara que que você seja bem sucedido no estágio, que já é remunerado”, conta a biomédica.

Os frutos dessa iniciativa podem ser vistos na atuação desses alunos em instituições como o Hospital Anis Rassi, o Hospital da Polícia Militar (HPM), o Centro de Diagnóstico por Imagem, o CDI, o Clube dos Oficiais e academias de esportes. O principal diferencial desses novos profissionais é a alta disciplina no trabalho, já que na Faculdade da Polícia Militar, a primeira faculdade particular com tradição militar do país, preza pela ética, responsabilidade social e comprometimento com a comunidade.

O professor Pedro Novaes, coordenador do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da FPM, conta que o programa de estágio da instituição começa no primeiro dia de aulas. “Nós criamos programas para aproximar as empresas que buscam os profissionais em formação para encontra-los na nossa faculdade,” complementa o professor.

Segundo a FPM, cerca de 60% alunos de toda a faculdade já estão no mercado de trabalho seja nos centros que oferecem estágios ou já em vias de serem contratados e desses 60%, 76% só começaram a atuar no mercado de trabalho após começarem a estudar na FPM. Para o Tenente-Coronel Cleber Aparecido Santos, Presidente da Fundação Tiradentes, o diferencial dos alunos da Faculdade é o fato de que além de todo o conhecimento acadêmico, existe também os conhecimentos comportamentais trabalhados durante toda a formação como a resiliência e o empreendedorismo, preparando o profissional para o mercado de trabalho. “A FPM nasceu dos anseios dos alunos egressos dos colégios da Polícia Militar de Goiás e, com esse projeto ambicioso, a unidade segue despontando na área da tecnologia da informação aliada à saúde oferecendo ao mercado, profissionais de ponta”, explica o Tem. Cel. Cleber.  

“A gente tem muito claro que o nosso campo de atuação é saúde então vamos seguir nessa linha, no futuro, agregando novos cursos que nós ainda não temos e vamos avançar na área de tecnologia da informação aliado à saúde. Esse é o caminho que a FPM segue nos próximos anos, que é ser um diferencial na formação de profissionais de saúde”, completa o presidente da Fundação Tiradentes.
 
A FPM

A Faculdade da Polícia Militar, FPM, é a primeira faculdade particular com tradição militar do país.

Inspirada nos valores e no alto padrão de exigência das maiores instituições militares do Brasil e do mundo, a FPM tem como propósito formar profissionais qualificados e cidadãos ativos, capazes de transformar a sociedade.

A faculdade é mantida pela Fundação Tiradentes, organização privada, mas sem fins lucrativos, responsável por prestar assistência médica e social ao policial militar e sua família. Por isso, toda a renda obtida pela FPM é revertida em benfeitorias para a própria instituição e para os policiais militares do estado de Goiás.
 

Em 2017, após um rigoroso e necessário processo de estruturação e autorização de funcionamento, a FPM iniciou suas atividades, já com conceito 4 no MEC e um corpo docente de referência. Os cursos ofertados, são:

› Biomedicina
› Educação Física
› Enfermagem
› Gestão da Tecnologia da Informação

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »