AtaNews Publicidade 728x90
27/01/2022 às 12h49min - Atualizada em 27/01/2022 às 12h49min

5 investimentos necessários para pessoas físicas em 2022

Confira a seguir as melhores informações para aprender sobre os investimentos necessários para pessoas físicas e como aplicar isso no ano de 2022!

Por: Jeniffer Elaina, do site Smartia Seguros.
Os assuntos relacionados a finanças sempre criam uma incógnita na mente de algumas pessoas, não é mesmo? Mas, você sabia que existem alguns investimentos necessários para pessoas físicas em 2022 que podem ajudar a cuidar do seu dinheiro?
 
Para que isso realmente aconteça, é importante conhecer quais são os principais tipos de investimento e qual deles se encaixa melhor no seu plano de vida.
 
Com isso, para te ajudar com essas questões, selecionamos alguns dos investimentos necessários para pessoas físicas e como você pode dar os primeiros passos. Confira a seguir!
 

5 investimentos necessários para pessoas físicas em 2022

1. Tesouro Direto

O primeiro tipo de investimento que vamos falar sobre é o tesouro direto. Ele é o mais popular entre todos os outros de renda fixa.
 
A ideia surgiu através de uma iniciativa de criação de um programa pelo Governo Federal, onde seu dinheiro é captado para financiar as suas despesas.
 
Basicamente significa que você vai investir o seu dinheiro para o Governo Federal, como se estivesse emprestando ele, e em troca, alguns juros vão render em cima desse dinheiro investido, de acordo com o tempo em que ele ficará na instituição.
 
O investimento em Tesouro Direto possui uma data certa de vencimento, mas, antes mesmo dessa data chegar, você pode resgatar o seu dinheiro e vender o título.
 
Isso porque a liquidez é diária, fazendo com que você consiga tornar a sua aplicação em dinheiro em qualquer dia útil do mês, direto para a sua conta.

2. Seguros

Investir em seguros é uma excelente forma de planejar as suas finanças, já que previne gastos maiores se ocorrer um sinistro, se comparado ao valor das parcelas ou a soma delas. Existem diferentes tipos de seguros ideais para pessoas físicas.
 
Entre eles, o seguro de vida, plano de saúde, seguro de carro e o seguro residencial são os mais indicados. Atualmente os clientes conseguem contratar planos personalizados, ou seja, incluir apenas as coberturas que julgar serem necessárias, pagando assim, um preço menor.
 
Por exemplo, para proteger o veículo, existem muitas seguradoras que oferecem o plano de seguro auto barato, que inclui coberturas mais básicas, como para roubo, furto e incêndios. É importante considerar essas proteções, ou algumas delas, para o caso de alguma despesa inesperada.
 
Afinal, com a indenização recebida, o cliente consegue proteger o orçamento contra prejuízos maiores.

3. CDB - Certificado de Depósito Bancário

Outro tipo de investimento necessário para pessoas físicas em 2022 é o CDB. Ele é um dos mais populares de renda fixa e parece muito com o funcionamento do Tesouro Direto.
 
O que difere esses dois tipos de investimentos é que no Tesouro Direto, o seu dinheiro é emprestado para o Governo Federal. Já no Certificado de Depósito Bancário, seu dinheiro é emprestado para os bancos.
 
Caso a instituição financeira escolhida passe por algum tipo de problema ou crise financeira, através do Fundo Garantidor de Créditos, você pode ter o seu dinheiro total ou parcial novamente.
 
Também possui data de vencimento e não pode ser vendido a qualquer momento.

4. Letra de Crédito do Agronegócio e Letra de Crédito Imobiliário

Outras opções de investimentos necessários para pessoas físicas em 2022. Esses dois tipos de investimento são de renda fixa, mas a maneira de captar esses recursos é feita para setores específicos.
 
As instituições financeiras e os bancos fazem a emissão dessas letras de crédito. Mas, caso você queira investir na Letra de Crédito Imobiliário (LCI), o seu dinheiro só poderá ser investido dentro do mercado imobiliário.
 
O mesmo vale para os investimentos feitos na Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), em que os valores devem ser aplicados dentro dos setores do agronegócio.
 
Esses dois tipos de investimentos possuem isenção fiscal por contribuírem para o bom desenvolvimento social e econômico. Se você investir em algum desses setores, não vai precisar pagar imposto de renda, e nem IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

5. Ações

Outros tipos de investimentos necessários para pessoas físicas em 2022 é o investimento em ações.
 
Nessa modalidade de renda variável, você compra pequenas frações de uma determinada empresa e se torna sócio dela.
 
Em uma determinada empresa, por exemplo, você tem o seu patrimônio oscilando de acordo com a situação da instituição. Se ela estiver tendo bons resultados, automaticamente você também terá.
 
A questão que deve ser lembrada é de que toda empresa pode passar por momentos ruins onde o lucro não é tão bom assim, e consequentemente, essa também será a sua situação.
 
Para que você não precise passar por apertos financeiros, é necessário avaliar as empresas com muito cuidado antes mesmo de aplicar o seu dinheiro por lá. Existem diversas opções para serem negociadas e todas devem ser observadas com cautela antes de fechar negócio.
 
O primeiro passo para fazer investimentos no ano de 2022 é ter um bom planejamento financeiro. Feito isso, você vai conseguir deixar as suas contas pagas em dia e separar um valor todos os meses para investir.
 
Tenha um bom controle do seu dinheiro, dos seus gastos e das suas finanças, dessa forma, conseguirá entender mais sobre os investimentos necessários e aplicá-los na sua vida.
 
Essas foram algumas opções de investimentos necessários para pessoas físicas em 2022. Pesquise muito antes de investir em algum deles para entender os riscos de cada um.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »