AtaNews Publicidade 728x90
08/05/2018 às 10h48min - Atualizada em 08/05/2018 às 10h48min

SEGURANÇA DE VOO: Primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes ministra palestra em Araçatuba no próximo dia 18

Política e Mais
Foto:Divulgação

O astronauta brasileiro Marcos Pontes estará em Araçatuba (SP), no próximo dia 18, para ministrar a palestra “É possível! Como transformar seus sonhos em realidades”. A ação faz parte da programação comemorativa do 7º aniversário da Base de Radiopatrulha Aérea localizada no município. Outra palestra prevista tem o tema “Normatizações para Operação e Fiscalização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (drones)”, com o capitão PM Joscilênio Cezário Garcia Fernandes.

As duas palestras compõem a programação do 3º Encontro de Segurança de Voo, dirigido ao público interno da Polícia Militar do Estado de São Paulo e à comunidade aeronáutica. O evento começará às 13h30, no auditório do SESI/SENAI local. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Os organizadores destacam uma frase do filósofo Sêneca para chamar a atenção dos interessados na área: “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe pra onde ir”.

PROGRAMAÇÃO

13h30 às 14h00 – Recepção e credenciamento dos convidados;
14h00 – Abertura do III Encontro de Segurança de Voo BRPAe-ARA (Composição da mesa de autoridades; Canto Hino Nacional Brasileiro; Abertura dos trabalhos pela mais alta autoridade; Entrega de Láureas e medalhas aos agraciados);
14h40 às 15h25 – 1ª Palestra: Normatizações pra Operações e Fiscalizações de Aeronaves Remotamente Pilotadas; Palestrante: Cap PM Joscilênio Cezário Garcia Fernandes
15h25 às 15h50 – Coffee Break;
15h50 às 17h20 – 2ª Palestra: “É possível! Como transformar seus sonhos em realidades”. Palestrante: Astronauta Marcos Cesar Pontes;
17h20 – Debate com os palestrantes / questionamentos;
17h50 – Encerramento.

MARCOS PONTES

Nascido em Bauru (SP), Marcos Pontes foi o primeiro e único astronauta brasileiro, até o momento. Em 30 de março de 2006, acompanhado do russo Pavel Vinogradov e do norte-americano Jeffrey Williams, partiu da base de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo da nave russa Soyuz TMA-8. A nave se acoplou à Estação Espacial na madrugada de 1º de abril. Durante um período de oito dias, Marcos Pontes realizou uma série de experimentos para a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Marcos retornou no dia 8 de abril na nave Soyuz TMA-7, junto com o russo Valery Tokarev e o americano William McArthur. Por sua simpatia Marcos Pontes foi comparado pela imprensa russa a Yuri Gagarin.

Alguns meses depois da viagem, deu baixa da Força Aérea Brasileira para dedicar-se a palestras e à vida profissional própria. O episódio gerou polêmica e o astronauta foi acusado injustamente de oportunismo. No entanto, Pontes justificou sua conduta comprovando que, por motivos inerentes à carreira militar, não podia mais ascender na hierarquia da FAB.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »