AtaNews Publicidade 728x90
07/05/2018 às 10h32min - Atualizada em 07/05/2018 às 10h32min

Santa Casa participa do Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança e realiza procedimentos em 12 crianças da região

Santa Casa de Araçatuba
Foto:Divulgação

Pelo décimo segundo ano, a Santa Casa de Araçatuba aderiu ao Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgias Pediátricas.  Um total de 12 crianças de 2 à 13 anos, de  várias cidades da região passaram por cirurgias para correção de hérnia inguinal, que é o deslocamento de uma alça do intestino, neste sábado (5/5) na Santa Casa de Araçatuba. Em todo o País, 20 hospitais de dez Estados e do Distrito Federal participaram do evento.

Neste ano, os procedimentos foram realizados por três equipes cirúrgicas formadas pelos cirurgiões pediátricos Aimar Garcia Sanches, Adriana Oliva Hebeler e Osvaldo Butignol; os anestesistas Antonio Melucci, Gustavo Coelho e Renata Nagata e uma equipe de enfermeiros, auxiliares e instrumentadores coordenada pelo enfermeiro José dos Anjos Mendes.

De acordo com enfermeiro coordenador, um total de 25  pessoas estiveram envolvidas diretamente  no mutirão.  Três salas foram utilizadas pelas equipes, dando mais dinâmica às equipes .Cada cirurgia durou, em média, 30 minutos. As crianças ficaram duas horas em observação após os procedimentos e depois receberam alta médica com orientações médicas em relação aos cuidados pós-operatório em casa.

O pequeno Davi de Souza, de 7 anos, que mora em Santo Antônio do Aracanguá, aguardava há dois anos por essa cirurgia. Ele sentia fortes dores e descobriu que tinha hérnia em uma consulta na Santa Casa.
Para ajudar a deixar o clima de hospital mais alegre, voluntários do ATAmor fizeram brincadeiras e lavaram doces para as crianças que participaram dos procedimentos.

Fila de espera

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica, o mutirão é realizado para reduzir a fila de espera por procedimentos de baixa e média complexidade e garantir benefícios imediatos às crianças e adolescentes que às vezes passam logo tempo aguardando serem chamadas. 

Apesar do mutirão, outras 40 crianças de Araçatuba e cidades para as quais a Santa Casa de Araçatuba é referência da especialidade de  Cirurgia Pediátrica continuarão na fila a espera de realizar procedimentos cirúrgicos diversos.

Ainda de acordo com Sociedade, o mutirão cria espaço na agenda das instituições hospitalares, principalmente de unidades da rede pública, para as cirurgias mais complexas e para os novos casos, que têm o tempo de espera abreviado. Em 2016, data da última participação da Santa Casa de Araçatuba no mutirão, dez crianças foram operadas.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »