AtaNews Publicidade 728x90
28/11/2021 às 17h26min - Atualizada em 28/11/2021 às 17h26min

Zinco: micronutriente com valor macro

O zinco é um mineral importante para diversas funções do organismo, principalmente no sistema imunológico. Descubra em quais alimentos encontrar

Unimed
O zinco é um micronutriente disponível em diversos alimentos e fundamental para a saúde. Sua presença no corpo humano pode até ser pequena em termos proporcionais, mas sua importância é enorme: ele atua em vários tecidos e órgãos.

A deficiência de zinco no organismo pode provocar diarreia, lesões de pele, retardo do crescimento em crianças e desenvolvimento de adolescentes, redução da produção de insulina (e consequente intolerância à glicose) e disfunções no paladar e no aprendizado.
 
Mais detalhes sobre este assunto:

A importância do zinco na saúde


O zinco atua no funcionamento de cerca de 300 enzimas do corpo, responsáveis por várias funções: síntese do DNA, desenvolvimento e proteção cerebral, formação óssea, cicatrização de feridas, regulação de apetite e de hormônios, paladar, olfato, entre muitas outras.

Mas os benefícios mais conhecidos do zinco são sua ação antioxidante e sua atuação no sistema imunológico. Não é à toa que alguns estudos avaliam a relação entre a presença desse mineral e a melhor resposta do organismo à infecção do coronavírus.

Porém, antes de seguir, um alerta: nenhum nutriente sozinho tem o poder de prevenir ou curar qualquer doença. A melhor forma de prevenção contra a COVID-19 é a vacinação, associada às medidas restritivas vigentes em cada região, como o uso de máscara, orientações de higiene e evitar aglomerações.

Um estilo de vida saudável (com prática de atividades físicas e alimentação equilibrada) também ajuda muito a manter o sistema imunológico forte. Aliás, refeições balanceadas já tendem a suprir a quantidade necessária de zinco:

Necessidade de consumo diário de zinco em adultos

Mulheres*: 8 mg ao dia

Homens: 11 mg ao dia

*Entre gestantes e lactantes, a necessidade aumenta para 11 a 13 mg/dia.


Durante infecções ou diarreias, essa recomendação pode aumentar em até 3 ou 4 vezes – visto que o organismo consome mais zinco para combater vírus e bactérias. No entanto, eventuais suplementações nutricionais (como as famosas vitaminas encontradas em farmácias) devem ser feitas com orientação e acompanhamento médico, ok?

É um cuidado importante, porque o excesso desse ou de qualquer mineral pode desequilibrar o organismo e trazer malefícios. Zinco suplementar sem controle e assistência profissional pode provocar náuseas, desconfortos gástricos e dificultar a absorção de outros nutrientes fundamentais, como cobre e ferro. Esse desequilíbrio, por sua vez, pode levar a uma pior resposta imunológica do corpo. Por isso, recomendamos moderação sempre!
 
Qual é o papel antioxidante do zinco e como ele ajuda a imunidade?
A ação antioxidante é o combate aos radicais livres que nosso organismo produz diariamente. Alguns antioxidantes são produzidos pelo próprio corpo, enquanto outros são obtidos na alimentação – como é o caso do zinco, da vitamina C e do resveratrol, por exemplo.

Mas o zinco tem sido considerado também um elemento antiviral. Ele age no sistema imunológico de duas formas: 1) estimulando a produção de linfócitos, as células que lutam contra infecções virais, e 2) reduzindo a capacidade de multiplicação dos vírus.

O nível ideal de zinco no organismo precisa de ainda mais atenção para as pessoas designadas homens ao nascer. Isso porque ele afeta diretamente na produção de testosterona e no desempenho da próstata. Esses dois fatores são determinantes para uma boa libido e para a mobilidade dos espermatozoides, esta última, uma das principais causas da infertilidade masculina.

Alimentos com zinco


As principais fontes alimentares de zinco são ostras, camarões e frutos do mar em geral, junto com as carnes e miúdos – de gado ou de frango – e ovos. Esses alimentos de origem animal fornecem o zinco em quantidades maiores e prontos para a absorção pelo organismo.

Mas existem as fontes vegetais também! Nas  (olha o feijão nosso de cada dia aqui!), grãos integrais, cevada, quinoa, gérmen de trigo e nas oleaginosas, como castanhas, amêndoas e amendoim. Nesse caso, para evitar que os fitatos presentes nesses alimentos atrapalhem a absorção do zinco (e de outros minerais como ferro), aconselha-se fazer o remolho antes do consumo.


Como você pode ver, a ostra é o alimento que apresenta a maior fonte de zinco, porém, não é tão comum na alimentação dos brasileiros, não é? Não tem problema! Não precisa sair gastando o salário em frutos do mar. As outras fontes já fornecem a quantidade necessária para a saúde!

Agora que você já conhece a importância e os alimentos mais ricos em zinco, é só caprichar em uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »