AtaNews Publicidade 728x90
17/11/2021 às 17h50min - Atualizada em 17/11/2021 às 17h50min

Novembro Azul - 17 de novembro - Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

Urologistas do Austa Hospital falam sobre a saúde do homem e câncer de próstata em live, nesta quarta-feira, às 19 horas, aberta à população

Redação
Foto: Divulgação
Esta quarta-feira, 17 de novembro, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o tipo que mais incide entre os homens, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Para falar sobre esta doença e a saúde do homem, o Austa Hospital convidou os médicos urologistas José Aparecido Batistela e Glauco Melo, de seu corpo clínico, para participarem de live nesta quarta-feira, a partir das 19 horas, gratuita e aberta à população. A live faz parte do cronograma de eventos que a instituição preparou para a comunidade para o NOVEMBRO AZUL. Será transmitida pelas redes sociais facebook e instagram e pelo canal no youtube.

facebook.com/AUSTAhospital/

facebook.com/austaclinicas

instagram.com/grupoausta

youtube.com/c/tv-austa

As pessoas já podem se inscrever desde já para assistir à live acessando o link abaixo:

https://info.austahospital.com.br/live-novembro-azul

A incidência de câncer na população masculina é muito alta. Entre 2020 e 2022, mais de 197 mil homens terão a doença, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença, segundo os médicos urologistas. 

Exame preventivo

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase. Por isso, exames preventivo realizados anualmente com o médico urologista são muito importantes.

Para investigar os sinais e sintomas de um câncer de próstata e descobrir se a doença está presente ou não, são feitos basicamente dois exames iniciais. 

Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.

Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata - Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Fatores que aumentam as chances de se desenvolver câncer de próstata:

Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

Sinais e sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

- dificuldade de urinar;
 -demora em começar e terminar de urinar;
- sangue na urina;
- diminuição do jato de urina;
- necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.


Esses sinais e sintomas também ocorrem devido a doenças benignas da próstata. Por exemplo:

- Hiperplasia benigna da próstata é o aumento benigno da próstata. Afeta mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos e ocorre naturalmente com o avançar da idade.

- Prostatite é uma inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias.


Como prevenir o câncer de próstata?

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:

- Ter uma alimentação saudável.
- Manter opeso corporal adequado.
- Praticar atividade física.
- Não fumar.
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

 
 *com informações do Austa Hospital, de São José do Rio Preto

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »