AtaNews Publicidade 728x90
27/04/2018 às 08h04min - Atualizada em 27/04/2018 às 08h04min

RIO DE ESGOTO: Morador de condomínio no Jardim Aeroporto denuncia ao MP vazamento em rede da Samar; veja vídeos

Política e Mais
Foto: Reprodução

Um ‘rio de esgoto’ decorrente de vazamento em uma caixa de inspeção da rede de captação da Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) na avenida Agnaldo Fernando dos Santos, no bairro Jardim Aeroporto, levou o morador de um condomínio daquela região a denunciar o caso à Promotoria do Meio Ambiente.

A medida foi tomada após a Samar ser acionada por diversas vezes para tomar providências sobre o problema e o mesmo persistir por várias semanas. De acordo com a denúncia feita por João Luis Soares Martine, morador do condomínio Terra Nova, o vazamento sempre ocorre por volta das 11h, período do dia em que as famílias normalmente estão preparando almoço e acabam sendo incomodadas pelo mau cheiro provocado pelo esgoto que escorre pela via.

De acordo com a denúncia, o material que vaza de um emissário da Samar, que tem naquelas proximidades sua estação de tratamento de esgoto, após escoar por um longa extensão de guias dos dois lados da pista, é despejado em bueiros de águas pluviais.

“É uma situação que, além de tudo, deve estar causando sério dano ao meio ambiente, pois se esse esgoto vaza e cai em uma galeria pluvial, ele pode estar sendo despejado em algum curso de água ali próximo”, observa João Luiz.

Ao Política e Mais, ele disse ter decidido levar o caso ao conhecimento do Ministério Público pelo fato de ser a Samar uma empresa criada em virtude da concessão do antigo Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba) ao Grupo OAS, e ter lucros dos valores que cobra da população para abastecimento de águam e captação e tratamento do esgoto produzido no município.

“A gente escuta falar dos investimentos que a empresa tem feito, mas essa questão precisa de uma solução rápida, pois o esgoto se acumula na entrada do condomínio onde moro e também acaba incomodando as pessoas que ficam à espera de ônibus em um ponto que tem nas proximidades. É uma questão de saúde pública”, afirma. “Espero que o Ministério Público ao menos cobre da empresa uma providência para”.
 


 

O QUE DIZ A SAMAR

O Política e Mais, já de conhecimento do caso, antes mesmo de ele ser levado ao MP, solicitou informações da concessionária responsável pelo saneamento básico em Araçatuba na quarta-feira (25). No entanto, a empresa que tem um setor de assessoria de imprensa próprio, só veio a se manifestar nesta quinta-feira.

“Sobre o extravasamento de esgoto num poço de visita da via Agnaldo Fernando dos Santos, próximo ao Condomínio Habiana, a Samar esclarece que está fazendo ajustes para solucionar o problema. O emissário que passa por esse local faz parte das obras de reversão de esgoto e está ligado à Estação Elevatória Santa Izabel, inaugurada em março deste ano, e que bombeia os efluentes para a Estação de Tratamento de Esgoto Baguaçu. Uma equipe da Samar está instalando hoje (26/04) no local dispositivos para resolver os problemas de extravasamentos, que são esporádicos e deverão ser solucionados com os ajustes que estão sendo feitos na operação de reversão”, disse a empresa sobre o problema.

VEJAM VÍDEOS DO VAZAMENTO DE ESGOTO EM EMISSÁRIO DA SAMAR:

 



 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »