AtaNews Publicidade 728x90
29/08/2021 às 15h50min - Atualizada em 29/08/2021 às 15h50min

Transformação digital da saúde oferece melhorias para toda a cadeia

A transformação digital da saúde vai muito além de ter um atendimento on-line, ela impacta pacientes, médicos e até farmacêuticas. Entenda!

Jeniffer Elaina, do site Smartia Seguros.
Imagem Ilustrativa
A tecnologia está evoluindo a cada dia e parece não ter limites. Ele tem mudado o cotidiano e a formas como as coisas são feitas.

A transformação digital da saúde é algo que está sendo bastante percebido. Principalmente após a pandemia, alguns processos parecem terem acelerado. É possível notar as mudanças em toda a cadeia, desde a aquisição dos produtos até a utilização.

A aquisição dos planos de saúde
Hoje quem deseja adquirir um plano de saúde pode contar com a internet para isso. Não é mais necessário ir até um escritório ou pegar o telefone.

O uso da inteligência artificial permite encontrar um plano de saúde que seja sob medida para cada pessoa. Para isso faz utilização de dados diversos e cruza com as informações fornecidas por quem está à procura do serviço.

Somado a isso existem os chatbots que podem ajudar a esclarecer as dúvidas sem a necessidade de interferência humana. Em poucos minutos é possível conhecer as opções de assistência médica, tirar as dúvidas e contratar o serviço.

Todos os tipos de planos de saúde podem ser apresentados e isso faz com que a pessoa economize tempo e possa comprar as opções para encontrar a que oferece o melhor custo-benefício.

Agendamentos de consultas com a transformação digital da saúde

O agendamento de consultas pode ser feito com apenas alguns cliques no site da operadora ou no aplicativo. O próprio paciente encontra um médico e verifica a melhor data e horário.

O paciente ganha mais autonomia, pois pode fazer esse processo quando lhe for mais conveniente sem precisar esperar para ser atendido por telefone. Já as operadoras se porque não precisam disponibilizar um atendente para essa função, o deslocando para outra estratégica.

Esse processo on-line ainda permite gerir melhor a agenda e enviar lembretes aos beneficiários antes da consulta para que não esqueçam.

Telemedicina
Talvez esse seja um dos pontos mais lembrados quando se trata da transformação digital da saúde.

As consultas por telemedicina tiveram um aumento na pandemia. Cerca de 47% dos usuários fizeram uma consulta de rotina. Mais de 80% dos que utilizaram esse serviço pretendem utilizá-lo no futuro.

As vantagens é que o paciente pode ser atendido por profissionais de qualquer lugar do país. Em locais mais remotos, sem acesso aos serviços de saúde, isso transforma a qualidade de vida, o médico chega, mesmo que virtualmente.

Além disso, a telemedicina tem conseguido garantir a atenção primária, evitando clínicas e hospitais lotados por problemas simples de serem resolvidos.

Dispositivos vestíveis
Os dispositivos vestíveis como relógios que ajudam no monitoramento da saúde, trazem benefícios para diversos setores. Os pacientes conseguem monitorar a sua saúde e entender o quanto mudança de hábitos pode ser necessária.

Eles permitem um acompanhamento em tempo real e as informações podem ser usadas em um smartphone que gera relatórios e envia lembretes.

Os médicos conseguem saber como anda a saúde do paciente com o acompanhamento remoto. Eles recebem o relatório e se necessário alerta para que possam intervir imediatamente. Esses dados são usados para designar qual o melhor tratamento.

Laboratórios farmacêuticos e de pesquisa também podem usar esses dados mediante autorização de pacientes. Eles geram informações que podem ser usadas na busca por tratamentos de doenças e desenvolvimentos de novos medicamentos.

Computação em nuvem
Ela permite reduzir custos com o servidor uma vez que os dados ficam armazenados em nuvem. Para as operadoras isso garante o investimento em outras áreas e até redução de custos dos serviços.

Os médicos conseguem ter acesso ao prontuário dos pacientes, mesmo que o tratamento tenha sido iniciado com outro profissional. Com a integração do prontuário é possível uma equipe multidisciplinar realizar o tratamento e fazer o acompanhamento por completo.

Isso somado ao big data possibilita que a inteligência artificial faça indicações dos tratamentos e auxilie os médicos com recursos que podem ser usados.

Melhoria da gestão hospitalar
A gestão hospitalar é impactada pela transformação digital da saúde. O processo se torna mais ágil, com informações fidedignas que são atualizadas on-line.

É possível saber quantos pacientes estão internados, a hora de medicar cada um deles, quantos leitos estão disponíveis e outros em apenas alguns instantes. Além disso, o prontuário virtual permite que um médico faça o acompanhamento remoto e oriente a equipe de enfermagem.

Esses processos melhoram a qualidade dos serviços e reduzem custos. Os dados clínicos e administrativos passam a ser integrados, isso garante uma melhor gestão financeira e melhor atendimento.

A transformação digital da saúde traz novos recursos a cada dia. A tendência é que ela continue evoluindo e proporcione ganhos a todos os envolvidos.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »