AtaNews Publicidade 728x90
26/08/2021 às 15h39min - Atualizada em 26/08/2021 às 15h39min

A relação entre saúde mental e redes sociais

Assessoria de Imprensa, Andria Vicente
Imagem: Divulgação
As redes sociais na Internet já fazem parte de nossa vida diária. Compartilhar momentos e conectar-se com pessoas ao redor do mundo é agora algo que podemos fazer com o clique de um botão e nos ajuda a manter contato com pessoas que não moram perto de nós. Entretanto, esta constante estimulação e informação podem afetar nossa saúde mental? Para aprofundar um pouco mais este tema, abordamos um especialista em psicologia que nos ajudará a compreender todos os aspectos positivos e negativos do uso constante das redes sociais na Internet, especialmente nos membros mais jovens da família. 

Como as redes sociais afetam a saúde mental? 

O uso das mídias sociais via internet aumentou exponencialmente nos últimos anos. Twitter, Instagram e Facebook são as três plataformas mais utilizadas com o objetivo de se conectar com outras pessoas e compartilhar fotos e vídeos curtos. No entanto, esta exposição total pode ser prejudicial para os jovens, especialmente se eles estão passando pela adolescência.

Como exemplo da grande importância das redes sociais para os habitantes de nosso país, é importante mencionar que, em um estudo realizado pela filial, concluiu-se que, de 2020 a 2021, o uso deste tipo de plataformas aumentou em 12,4%. Isto pode parecer uma porcentagem baixa, mas quando nos damos conta de que isto representa aproximadamente 11 milhões de novos usuários, podemos apreciar o grande número de pessoas que isto representa. 

Portanto, é importante que os pais prestem atenção especial ao que seus filhos consomem nestes canais digitais. As redes sociais na Internet podem afetar diretamente a auto-estima dos jovens e, em casos mais graves, podem até levá-los a desenvolver depressão ou ansiedade. Um dos principais fenômenos que ocorrem nas redes sociais na Internet é o cyberbullying, que consiste em pessoas usando seus perfis para enviar mensagens de ódio e rejeição para os outros. Isto pode levar a insônia, mau desempenho acadêmico e, em casos mais graves, ao suicídio. 

Comparar-se aos outros também é uma consequência inevitável das redes sociais on-line. Entretanto, deve-se lembrar que a maior parte do que é compartilhado nestes canais é fabricada ou editada. Além disso, as coisas mais bonitas ou importantes são compartilhadas, mas isso não é a vida real. Os riscos que podem acompanhar estas comparações constantes são a raiva, a inveja, o desenvolvimento de uma auto-imagem negativa e podem até mesmo ser um golpe na auto-estima de uma pessoa. 

Dicas sobre como evitar que as redes sociais afetem sua saúde mental 

Algumas das medidas que você pode tomar para evitar que o uso constante de sites de redes sociais causam estragos em sua saúde mental são: 

Limite as horas que você passa em frente ao seu celular ou computador: Como você deve saber, não é saudável passar muitas horas nestas plataformas. Isso afeta sua rotina diária e pode levar ao vício. Portanto, seria melhor ter um horário para uso da rede que seja pelo menos 3 horas antes do tempo que você normalmente vai dormir. 

Estabeleça dias livres na mídia social: Um dia por semana onde você não verifique sua mídia social pode ser benéfico, pois será como uma pausa do estímulo constante que eles representam. Na verdade, há algumas aplicações que dão a opção de bloquear o accesso alguns dias por semana. 
 
Ter apoio psicológico ou, se necessário, psiquiátrico: A presença de um profissional de saúde mental é inestimável. Para os jovens, representa uma pessoa com quem eles podem falar com total confiança e no conhecimento de que eles serão ouvidos e compreendidos. Para os pais, pode ajudar a ter um guia para a parentalidade e, consequentemente, saber o que fazer em caso de uma situação negativa.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »