02/08/2021 às 18h20min - Atualizada em 02/08/2021 às 18h20min

Saúde lança campanha de incentivo à amamentação

Agência Fiocruz de Notícias
Foto: Imagem Ilustrativa
No contexto da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), celebrada anualmente de 1º a 7 de agosto, o Ministério da Saúde (MS) lançou (29/7), em Brasília, a campanha de incentivo à amamentação no Brasil. O tema da Semana Mundial deste ano é Proteger a amamentação é responsabilidade de todos, e o da campanha nacional Todos pela amamentação: é proteção para a vida inteira.

A campanha mostra a importância do aleitamento materno e busca incentivar as mulheres a amamentar até os 2 anos ou mais e, de forma exclusiva, nos 6 primeiros meses da criança, mesmo em casos de Covid-19. A amamentação pode reduzir em até 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas por ano por causa do aumento das taxas de amamentação até o sexto mês de vida.

A rede de apoio tem papel muito importante na amamentação. "Cabe a gente, como Ministério da Saúde, incentivar e fortalecer cada vez mais essa iniciativa para que todas as mães possam amamentar. Amamentar é preciso. Só assim teremos uma geração mais forte e resistente", disse o secretário do MS, Raphael Câmara.

Vídeo da campanha deste ano:
 

Assista também ao evento de lançamento da campanha na íntegra, que contou com a presença do diretor do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (IFF/Fiocruz), Antônio Meirelles, representando a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, clicando aqui.

Agosto Dourado

Desde 1992, a primeira semana de agosto visa promover a amamentação através da SMAM, comemorada em mais de 170 países. Com base nessa semana e com a proposta de manter o tema em destaque ao longo de todo o mês, agosto se tornou o mês de incentivo à amamentação, sendo conhecido como Agosto Dourado - a cor escolhida está associada ao "padrão ouro de qualidade" do alimento.

“Temos uma feliz coincidência de datas comemorativas, pois, exatamente neste ano, estamos comemorando 40 anos de Código Internacional de Comercialização dos Sucedâneos do Leite Materno e, para além disso, o Brasil comemora 40 anos de Políticas Públicas em Aleitamento Materno. O Brasil é reconhecido internacionalmente pela importância de suas ações e pelo seu pioneirismo em trabalhar as ações de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno com a perspectiva de melhorar a qualidade de vida das nossas crianças, investindo na construção de um Estado-Nação mais digno no futuro”, destaca o coordenador da rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), prêmio Dr. Lee Jong-wook de Saúde Pública 2020 da OMS e diretor do Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) para fortalecer os Bancos de Leite Humano, João Aprígio Guerra de Almeida.

Sobre o tema da SMAM 2021, João declara: “Parabéns a todos, e, sobretudo, a você mãe que amamenta o seu filho, que vence obstáculos e que precisa de muito apoio da sociedade, das estruturas, do governo, e de todos nós, porque esse ato tão singelo de amamentar, imbuído de tanto significado, é uma responsabilidade de todos nós”.

Atuação do BLH do IFF/Fiocruz

Para a SMAM 2021, o Banco de Leite Humano (BLH) do IFF/Fiocruz realizará quatro grupos educativos on-line com gestantes do Instituto e externas, durante as quintas-feiras do mês de agosto, de 13h às 15h. “O curso será voltado pra gestantes e sua rede de apoio, como será on-line, quem estiver próximo da gestante poderá participar. Assim, nossa equipe de enfermagem abordará a importância do aleitamento materno na sala de parto, posições que facilitam a amamentação, mitos na amamentação, alimentação e cuidados com o bebê”, conta a coordenadora do BLH e do Comitê de Aleitamento Materno do IFF/Fiocruz, Danielle Aparecida da Silva.

Para mais informações, entre em contato com o BLH do IFF/Fiocruz: (21) 2554-1703.
Confira a campanha de doação de frascos promovida pelo BLH do IFF/Fiocruz
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »