AtaNews Publicidade 728x90
02/08/2021 às 14h41min - Atualizada em 02/08/2021 às 14h41min

Volta às aulas: livros para inspirar, com temas da atualidade

Editora lista dicas para trabalhar com alunos

Assessoria de Imprensa, Ferraz
Foto: Divulgação
Alimentação saudável, bullying, imigração e valorização da cultura negra, temas tão presentes no nosso dia a dia, podem ser o ponto de partida para uma roda de conversa enriquecedora em sala de aula. E para deixar o papo ainda mais interessante, que tal recorrer à literatura?

A editora Colli Books fez uma seleção de livros para inspirar alunos e professores na volta às aulas, que acontece nesta segunda-feira (2/8), na maioria das escolas brasileiras.

A primeira dica é ‘Luke, o macaco atleta’, da escritora Isa Colli. O título mostra a importância da alimentação saudável e da prática de atividades físicas, além de fazer um alerta para os riscos da obesidade infantil. Dados recentes mostram que o problema afeta mais de 3 milhões de crianças no país.

Temos que ensinar as crianças a fazer escolhas saudáveis na alimentação. Esse livro tem trazido ótimos resultados nas escolas que já o adotam. Fico feliz de estar ajudando a multiplicar ações positivas”, afirma Isa.

Contra o preconceito

E por que não falar do bullying por meio da literatura? O livro ‘E se fosse você?’, da escritora Anete Lacerda, pode ser um grande aliado na abordagem deste tema tão delicado.

A autora diz que o assunto deve ser tratado na família e na escola. “Muitas vezes as crianças só reproduzem discursos, posturas e atitudes que veem dentro de casa. Elas geralmente não têm preconceito. Aprendem isso com os adultos. Quem sabe elas ensinem a empatia aos pais e familiares?", comenta Anete.

‘E Se Fosse Você?’ faz uma abordagem leve sobre um problema grave. "Tem muito de minha experiência pessoal, já que nunca fui considerada uma pessoa-padrão. A minha intenção é que o livro possa ajudar as crianças a buscar a cultura da paz e do respeito", acrescenta.

Imigração

Outro título de Isa Colli, ‘Tâmaras e Quibes’, traz o cenário perfeito para falar de imigração. O livro conta a história do português José Braz, de coração enorme, que recebia em sua chácara imigrantes vindos de várias partes do mundo. Em pouco tempo, a chácara virou um povoado com pessoas incríveis como o senhor Mohamed, dono de um comércio de comidas árabes, com restaurante e loja de temperos que agradavam em cheio os fregueses, como o menino Zezinho. A amizade entre Mohamed e Zezinho iria mudar o destino do garoto.

Inspirado no bairro do Brás, em São Paulo, a obra infantil narra a história da imigração, principalmente do Oriente Médio, e ainda convida os pequenos a passearem pela culinária dos países árabes. “Eu espero que ‘Tâmaras e Quibes’ ajude pais e educadores a abordar esse tema da imigração de maneira mais humana e afetuosa”, diz a autora. 

Valorização da cultura afro

‘Notas de Escurecimento’, de Plínio Camillo, pode inspirar uma roda de conversa sobre Zumbi dos Palmares e os reflexos da escravidão na atualidade. Com linguagem peculiar e instigante, o livro apresenta nove contos de "escrevivência", que convidam a um mergulho no universo da cultura negra.

“Pode ser um momento de reflexão. Mas não uma reflexão de falar o que é racismo porque isso todo mundo faz, mas de como não tê-lo mais. Para o nosso povo é um momento de ação, de ter uma posição mais proativa, trabalhar, realizar. É um momento de aquilombar, de nos juntar. Nossa saúde literária, nossa saúde mental, nossos ganhos passam pelo quilombo. É muito mais do Zumbi como líder do quilombo do que como guerreiro no espaço dos negros”, afirma Plínio. 

Onde comprar

Gostou das dicas? Os livros da Colli Books podem ser adquiridos na Amazon, Bol, Kobo, Books.google, além das lojas Magalu, Shoptime, Fnac, Americanas e Submarino. A editora oferece preços especiais para adoções escolares. Para mais informações, basta enviar um e-mail para [email protected]

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »