AtaNews Publicidade 728x90
30/07/2021 às 13h47min - Atualizada em 30/07/2021 às 13h47min

Cigarros, bebidas, dormir de maquiagem: Conheça fatores que podem prejudicar a sua saúde ocular

Hábitos como o tabagismo e a falta de exercícios físicos são nocivos para a saúde dos olhos, podendo provocar catarata e até mesmo a perda da visão

Assessoria de Imprensa, Julia Rosa
Foto: Imagem Ilustrativa
A boa saúde e o cuidado com os olhos dependem dos hábitos de cada um. Alguns fatores, muitas vezes desconhecidos, podem prejudicar a visão e até causar doenças oftalmológicas. 
 
Assim como a musculatura do corpo - que se cansa ao realizar exercícios - são os olhos, que sofrem fadiga, por exemplo, ao serem expostos ao computador ou televisão por longos períodos.
 
Por isso é importante manter uma alimentação saudável, a higiene e realizar exames preventivos para preservar a saúde ocular. Veja a seguir os principais hábitos que afetam a saúde dos olhos:

Dieta hipercalórica
Uma alimentação saudável não está apenas relacionada à saúde do corpo, mas também à dos olhos. Uma dieta pouco variada e hipercalórica pode acarretar em doenças na retina.
 
Em pacientes diabéticos, por exemplo, uma má dieta pode aumentar o risco de progressão para retinopatia diabética. Por isso, a saúde ocular depende de uma alimentação balanceada que seja rica em vitaminas e nutrientes. Esses elementos também possuem o poder de retardar a degeneração macular relacionada à idade, que pode causar ressecamento ocular, catarata e, até mesmo, cegueira.

Falta de exercícios físicos
Não é só uma má dieta que pode afetar a saúde dos olhos, mas também a falta de exercícios físicos. Quem não pratica atividade física está mais exposto à hipertensão arterial, diabetes e ao estresse oxidativo, muito relacionados a doenças oftalmológicas.
 
A prática de exercícios físicos é extremamente benéfica para a saúde ocular, pois melhora a circulação, aumenta a imunidade e estimula a produção de insulina, que previne a diabetes e a perda visual recorrente de lesões na retina provocadas pela doença.

Consumo de bebidas alcoólicas
A bebida, que pode ser quase inofensiva quando consumida “socialmente”, é outro fator que prejudica a saúde ocular.


Ingerir bebidas alcoólicas em excesso provoca distúrbios, como a síndrome do olho seco e o aumento da pressão ocular. Além disso, o alcoolismo crônico pode danificar o nervo óptico, causando o glaucoma e, até mesmo, a perda da visão.

Tabagismo
O tabagismo é um inimigo invisível para a saúde ocular, já que muitas pessoas desconhecem o quão prejudicial esse hábito pode ser também para os olhos.


Isso porque, quem é dependente de nicotina está mais propenso a sofrer da síndrome do olho seco, que causa coceira, irritação nos olhos e sensação de corpo estranho. Além disso, fumantes são mais suscetíveis a terem quadros alérgicos e vermelhidão na região dos olhos.
 
O tabagismo também pode prejudicar a transparência do cristalino, que a longo prazo acelera o processo de opacificação da estrutura ocular provocando a catarata. Fumantes são três vezes mais propensos a desenvolver catarata do que não fumantes.

Falta de higiene
A falta de higiene é outro hábito maléfico que prejudica a visão. A região dos olhos é delicada e suscetível à entrada de microorganismos que podem provocar sérias doenças.
 
Levar as mãos sujas aos olhos é um hábito que muitas vezes passa despercebido, mas que pode carregar agentes prejudiciais para os olhos. Esfregar a região dos olhos sem antes lavar as mãos, por exemplo, aumenta o risco de conjuntivite infecciosa. Além disso, coçar os olhos pode causar erosões da superfície do globo ocular, agravando ainda mais certas patologias da córnea.
 
Outros hábitos também incluem falta de higiene na utilização de lentes de contato -, elas devem ser higienizadas com solução adequada e retiradas para tomar banho e dormir - e compartilhamento de determinados objetos de uso pessoal, como maquiagem ou óculos.
 
Não retirar a maquiagem corretamente é outro fator prejudicial à visão, já que aumenta o risco de lesões.


Ler em ambientes escuros
Para poder ler com nitidez é necessário uma boa quantidade de iluminação. Portanto, ler em ambientes escuros é um péssimo hábito, pois força a concentração e cansa os olhos, exigindo mais da musculatura ocular para focar.
 
A leitura em ambientes com pouca iluminação também provoca ardência, lacrimejamento, dor de cabeça, oscilação da visão e vermelhidão.

Muito tempo no computador ou televisão
Passar muito tempo na frente do computador ou da televisão é um hábito muito comum na era da tecnologia. Porém, a pequena distância e a exposição à luz azul que vem desses aparelhos causam fadiga ocular, olhos secos e visão turva.
 
A recomendação dos oftalmologistas é de ficar, pelo menos, 50 centímetros afastados do computador ou da televisão, com o aparelho ao nível dos olhos, fazendo pequenas pausas para piscar. Além disso, para garantir o relaxamento dos olhos, feche-os levemente por alguns segundos e depois olhe e foque em um ponto a seis metros de distância por algum tempo.
 
Agora que você já sabe que determinados hábitos podem ser extremamente prejudiciais à saúde dos seus olhos, mantenha um estilo de vida saudável e pratique exercícios físicos.
 
Ao detectar sinais de algum problema ocular por meio dos sintomas citados neste texto, procure a ajuda de um profissional especializado da área oftalmológica para um diagnóstico e um tratamento adequados.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »