AtaNews Publicidade 728x90
29/07/2021 às 11h08min - Atualizada em 29/07/2021 às 11h08min

Mayra Aguiar conquista bronze no judô na Olimpíada de Tóquio

Gaúcha se tornou a 1ª judoca do país a faturar três medalhas olímpicas

Agência Brasil
Foto: Reuters/Sergio Perez/Direitos Reservados
A gaúcha Mayra Aguiar conquistou feito inédito na manhã desta quinta-feira (29) após conquistar medalha de bronze na categoria meio-pesado (até 78kg) do judô na Olimpíada Tóquio. A sexta medalha do Brasil veio com a vitória de Mayra contra a sul-coreana Hyunji Yoon, que foi imobilizada por 20 segundos no Nippon Budokan, templo das artes marciais na capital japonesa. A judoca se tornou a primeira mulher a conquistar três medalhas olímpicas em um esporte individual. Ela já havia levado o bronze nos Jogos de Londres (2012) e na Rio 2016.

Foto: Júlio César Guimarães/COB

Foto: Júlio César Guimarães/COB


Mayra também se tornou hoje (29) a única judoca brasileira, no feminino e masculino, a subir no pódio em três edições dos Jogos Olímpicos. Esta foi a 24ª medalha conquistada pelo judô na história das Olimpíadas.

Quem levou a medalha de ouro na categoria até 78 kg foi a japonesa Shori Hamada, que derrotou a francesa Madeleine Malonga, que ficou com a prata. A outra medalha de bronze foi para a alemã Ana-Maria Wagner.

Rumo ao bronze
Na estreia, Mayra Aguiar venceu a israelense Inbar Lanir por ippon aos 40 segundos de combate. Em seguida, nas quartas de final, ela perdeu para a alemã Anna-Maria Wagner após sofrer um wazari. Na repescagem, a judoca de 29 anos (faz 30 em 3 de agosto) derrotou Aleksandra Babintseva, do Comitê Olímpico Russo (ROC, na sigla em inglês) em luta que foi definida com a adversária tomando três penalidades (Shido), enquanto Mayra levou apenas uma.

O primeiro judoca brasileiro a subir ao pódio em Tóquio foi Daniel Cargnin, de 23 anos, na categoria meio-leve (até 66kg). No último domingo (25) ele também faturou o bronze ao derrotar o israelense Baruch Shmailov.

Boxeador Hebert Conceição avança às quartas em Tóquio

O baiano Hebert Conceição estreou com vitória nesta quinta-feira (29) na categoria peso-médio (até 75kg) na Olimpíada de Tóquio. Ele derrotou o chinês Erbieke Tuoheta em decisão por pontos. No julgamento dos árbitros a luta terminou com o resultado de 3 a 2. Todos os duelos do boxe acontecem na Arena Kokugikan, na capital Tóquio.

Com o triunfo, o brasileiro vai encarar nas quartas de final Abilkhan Amankul, do Cazaquistão, no domingo (1), às 6h18 (horário de Brasília). Caso ele vença, já garante pelo menos uma medalha de bronze.

A luta

Foto: UESLEI MARCELINO

Foto: UESLEI MARCELINO


O duelo foi bastante equilibrado. No primeiro round, o baiano foi mais agressivo, enquanto o asiático teve uma postura mais reativa. No segundo e terceiro, Tuoheta mudou a estratégia e buscou mais o ataque. Entretanto, o primeiro round foi essencial para que o boxeador de 23 anos vencesse por 3 a 2.

Keno Marley também avança
Se a vitória de Hebert foi sofrida, não podemos dizer o mesmo do meio-pesado (até 81kg) Keno Marley, que derrotou ontem (28) o chinês Daxiang Chen. O combate terminou no segundo round, quando o asiático ficou sem condição de continuar na disputa.


Nas quartas de final, o baiano, de 21 anos, lutará com o britânico Benjamin Whittaker, na sexta-feira (30), à 1h24 (horário de Brasília). Se avançar, pelo menos a medalha de bronze será colocada no peito do brasileiro.

Outro boxeador do Brasil que vai disputar as quartas de final amanhã (30), e pode assegurar espaço no pódio, será o peso-pesado (até 91kg) Abner Teixeira. O paulista vai encarar Hussein Iashaish, da Jordânia, pelas quartas de finais, às 7h39.

Foto: Rafael Bello/COB/Direitos Reservados

Foto: Rafael Bello/COB/Direitos Reservados


Estreia de Beatriz Ferreira
Atual número 1 do mundo e campeã mundial (2019), a peso-leve (até 60kg) Beatriz Ferreira vai estrear em Tóquio-2020. Favorita a conquistar medalha de ouro, ela vai duelar nesta quarta (30) com Shih-Yi Wu, de Taiwan. A disputa terá início às 5h (horário de Brasília).

Foto: Rafael Bello/COB/Direitos Reservados

Foto: Rafael Bello/COB/Direitos Reservados


Graziele Jesus sofre eliminação

Foto: © REUTERS/ LUIS ROBAYO Esportes

Foto: © REUTERS/ LUIS ROBAYO Esportes


Na madrugada de hoje (29), ainda tivemos a paulista Graziele Jesus, que deu adeus aos Jogos Olímpicos. Na luta de estreia, a boxeadora de 30 anos perdeu para a japonesa Tsukimi Namiki por decisão unânime dos árbitros (5 a 0). Ela defendeu o Brasil na categoria peso-mosca (até 51kg).

 
Seleção feminina de Handebol perde para Espanha

O Brasil foi superado pela Espanha por 27 a 23, nesta quinta-feira (28) no Ginásio Nacional Yoyogi, em jogo válido pela 3ª rodada do Grupo B do torneio de handebol feminino na Olimpíada de Tóquio (Japão).

Essa foi a primeira derrota da equipe comandada pelo técnico Jorge Dueñas, que empatou em 24 a 24 na estreia com o Comitê Olímpico Russo e venceu a Hungria por 33 a 27 na rodada seguinte.

Foto: Wander Roberto/COB

Foto: Wander Roberto/COB


No duelo desta quarta, o primeiro tempo acabou empatado com o placar de 13 a 13. Após um bom início de jogo, quando a equipe verde e amarela chegou a abrir até quatro gols de vantagem, o time nacional acabou se perdendo na partida e só conseguiu igualar a parcial no último lance da etapa com um belo gol de Lari.

Só que na etapa final, as espanholas foram muito superiores e, com uma atuação espetacular da goleira Navarro, de 42 anos, controlaram a partida para fechar em 27 a 23. O grupo do Brasil, além do Comitê Russo, da Espanha e da Hungria, conta com França e Suécia. No Grupo A estão a campeã mundial Holanda, Montenegro, Noruega, Japão, Coreia do Sul e Angola.

Foto: Reuters/Susana Vera

Foto: Reuters/Susana Vera


Na próxima rodada, o Brasil pega a Suécia na madrugada do próximo sábado (31), a partir das 04h15 (horário de Brasília).

Ciclismo BMX avança às semifinais

O brasileiro Renato Rezende avançou às semifinais do ciclismo BMX na Olimpíada de Tóquio (Japão). Na noite desta quarta-feira (28), no Parque de Esporte Urbanos de Ariake, o carioca fez o terceiro melhor tempo (40s980) na primeira bateria, ficando atrás apenas de dois holandeses, Twan van Gendt e Niek Kimmann.

Foto: Wander Roberto/COB

Foto: Wander Roberto/COB


Na segunda, ele foi o quarto mais rápido (40s983), ficando atrás dos mesmos europeus e do argentino Nicolas Torres. E na última bateria Menezes voltou a ficar em terceiro (40s705), sendo superado apenas pela dupla de holandeses.

Assim, o atleta está garantido na semifinal prevista para as 22h desta quinta-feira (29). “Estou muito feliz. Pela primeira vez, em minha terceira participação olímpica, estou passando para a semifinal. Eu quero muito ir para essa final. Vou recuperar agora e tenho certeza de que amanhã será um dia bom, como foi hoje”, declarou o atleta ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Foto: Wander Roberto/COB

Foto: Wander Roberto/COB


Na prova feminina, a brasileira Priscilla Stevaux ficou na sexta posição da chave e não conseguiu passar das quartas. “Acabei me classificando para Tóquio bem no período final. Dentro de toda a dificuldade de treinamento em função da pandemia [de covid-19], infelizmente não foi onde eu queria chegar. Porém, eu levo pelo lado positivo de pegar essa experiência e vir ainda com mais garra para os próximos Jogos, em Paris”.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »