24/07/2021 às 19h03min - Atualizada em 24/07/2021 às 19h03min

Esqueci a senha do meu celular: como desbloquear?

TecMundo
Foto: Imagem Ilustrativa
Esqueci a senha do meu celular. E agora, como faço para desbloquear o telefone? A primeira medida é não entrar em pânico, pois se trata de uma situação corriqueira, ainda mais diante de tantos códigos que atualmente precisamos guardar.

Há algumas formas de recuperar a senha da tela de bloqueio. Elas estão disponíveis no Android e no iOS, mas dependendo do caso pode ser necessária uma medida mais drástica, que é restaurar o aparelho para as configurações de fábrica.

Descubra o que fazer se você esqueceu a senha do celular.

Senha esquecida no Android

Tem um telefone Android? Tente uma das sugestões abaixo, conforme o seu caso.

Celulares com Android 4.4 ou anterior
Nos smartphones que rodam a versão 4.4 do Android ou anterior está o método mais fácil de desbloqueio do display. Esses aparelhos antigos trazem a opção “Esqueci a senha”, exibida após cinco tentativas frustradas de acesso.

Basta pressioná-la e inserir os dados solicitados (login e senha da conta Google) quando ela aparecer na parte inferior da tela. Se as informações digitadas estiverem corretas, o desbloqueio ocorrerá.

Celulares Samsung
Se você tem um telefone da marca sul-coreana e cadastrou a conta Samsung nele, poderá fazer o desbloqueio online por meio do site Find My Mobile, onde também é possível rastrear o aparelho.

Siga os passos abaixo para desbloquear o celular Samsung:

- Acesse o site Find My Mobile, faça login e selecione o seu telefone;
- Verifique se o status da rede do celular está como “Online”. Se estiver, clique na opção “Desbloquear”, no menu, e insira novamente a senha da conta Samsung para confirmar;
- Aguarde o desbloqueio remoto da tela. Quando isso acontecer, surgirá a mensagem “Seu telefone está desbloqueado”.
- Segundo a fabricante, o uso da função exclui todas as informações de bloqueio de tela (senha, PIN, padrão e biometria). Ao final do procedimento, você deverá cadastrar novas credenciais para proteger o telefone.


Restauração para as configurações de fábrica

Nenhum dos métodos anteriores funcionou ou se enquadrou à sua situação? Então, a alternativa será restaurar o celular para as configurações de fábrica.

Antes de prosseguir, é válido notar que todos os dados do smartphone serão apagados, um grande problema para quem não possui backup das informações. Mas se os seus dados estão salvos na nuvem, cartão de memória ou outro dispositivo, poderá recuperá-los assim que reiniciar o aparelho.

Siga estes passos para resetar o celular com a tela bloqueada:

- Desligue o telefone;
- Pressione por alguns segundos, os botões power e reduzir volume;
- Use o botão de volume para mover o cursor até a opção “Recovery mode” ("Modo de recuperação") e o power para selecioná-la;
- Na tela seguinte, escolha “Wipe Data/Factory Reset” (“Deletar Dados/Restauração de fábrica”) e selecione usando o power;
- Agora, vá em “Yes-Delete All User Data” (“Sim-Deletar todos os dados”) e toque no botão liga/desliga para confirmar;
- Aguarde a restauração finalizar e pressione “Reboot” (“Reiniciar”) para religar o celular.
- Senha esquecida no iPhone


Esqueceu a senha do iPhone? A má notícia é que os métodos disponíveis vão apagar os dados do celular, porém isso não será problema se você fez backup, podendo restaurá-los posteriormente.

Tente uma destas alternativas:

- Desbloqueio com o iTunes
- Conecte o iPhone ao computador onde o iTunes está instalado;
- Abra o iTunes e aguarde a sincronização entre os dispositivos, fazendo o backup na sequência, caso não tenha;
- Finalizado o processo anterior, clique em “Restaurar iPhone”;
- Durante a restauração, clique em “Restaurar de um backup do iTunes”, na tela de configuração;
- Selecione o seu dispositivo no iTunes, marque o backup recém-criado e aguarde o procedimento terminar;
- Ao final, o celular estará da mesma forma que antes, mas sem a senha de acesso, que poderá ser cadastrada novamente.


Modo de Recuperação
O método anterior não deu certo, por algum motivo? Será preciso acionar o modo de recuperação do iPhone. Para tanto, mantenha pressionados o botão lateral e um dos botões de volume até a exibição do controle deslizante para desligar.

Arraste-o para desligar o telefone e, na sequência, conecte o aparelho a um computador com iTunes, mantendo o botão lateral pressionado até a tela do modo de recuperação aparecer. Essas etapas valem para o iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone SE (2ª geração), iPhone X e posteriores (veja as instruções no site da Apple para os demais modelos).

Em seguida, clique na opção “Restaurar” e aguarde o download do software para o dispositivo. Após a conclusão do processo, é só configurar novamente o iPhone e restaurar os dados de backup.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »