AtaNews Publicidade 728x90
01/07/2021 às 17h17min - Atualizada em 01/07/2021 às 17h17min

Com a participação de estudantes, Escola do Legislativo discute Meio Ambiente

Câmara Municipal de Araçatuba
Assessoria de Comunicação: João de Paula
Foto: Angelo Cardoso
A Escola do Legislativo “Dra. Zezé Bedran”, da Câmara Municipal de Araçatuba, promoveu nesta quarta-feira (30/06) mais uma live com a participação de parlamentares e da sociedade civil organizada.

Integrante da agenda de comemorações sobre o meio ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, o tema da apresentação foi “Pensando o Verde: a importância de uma cidade arborizada”, ministrada pelo engenheiro florestal e gestor ambiental Lucas Savério Proto, especialista em adequações ambientais em propriedades rurais.

Além do convidado, que também é secretário municipal do Meio Ambiente, participaram da sala virtual o presidente da Câmara, vereador Dr. Alceu (PSDB), o vereador Boatto (PV) e alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas estaduais José Augusto Lopes Borges e Genésio de Assis.

A apresentação foi dividida em duas partes. Na etapa inicial, Lucas Proto abordou a localização geográfica do município e destacou a área de ocupação de Araçatuba na transição entre três ecossistemas: mata atlântica estacional, cerrado e cerradão.

Segundo ele, o município apresenta uma cobertura arbórea equilibrada, composta por espécies nativas e ornamentais exóticas. O plantio desses exemplares em espaços públicos e de uso comum deve levar em conta a característica de cada espécie para tornar sustentável o convívio das pessoas com o projeto de arborização no município.

Proto destacou ainda a aplicação de uma legislação municipal de meio ambiente rigorosa para garantir a cobertura vegetal em Araçatuba com fiscalizações rotineiras sobre podas adequadas de árvores no espaço urbano e alertou para a importância de ajustar o plano de arborização conforme as características climáticas e de relevo locais.

A relação do ribeirão Baguaçu – a principal fonte de abastecimento de água para consumo no município – com a ampliação da cobertura vegetal preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) também mereceu destaque na apresentação do secretário Lucas Proto.

SABATINA

Na fase complementar, o especialista em meio ambiente respondeu a dúvidas dos outros participantes da sala virtual. O vereador Dr. Alceu fez perguntas sobre o déficit arbóreo no município e o impacto da ação de formigas cortadeiras em determinadas espécies de árvores.

Já o vereador Boatto questionou Lucas Proto sobre as razões de a administração municipal não ter apresentado até o momento o Plano Municipal de Arborização Urbana e se haveria previsão para fazê-lo.

Na sequência, os estudantes das duas escolas se alternaram na elaboração de perguntas ao palestrante. Entre os temas mais comuns dos questionamentos apresentados pelos alunos foram os benefícios da arborização para a vida das pessoas e a identidade das espécies recomendadas para as áreas urbanas; critérios para plantio e distribuição das árvores nos espaços urbanos; quais os desafios para promover a cobertura vegetal no município; e qual região de Araçatuba o plano de arborização está mais adequado.

O presidente da Câmara elogiou a explanação do convidado da live promovida pela Escola do Legislativo. “O meio ambiente é uma pauta de grande relevância para debate nesta Casa, especialmente quando conta com a participação de estudantes para enriquecer a troca de ideias”, destacou Dr. Alceu.

“Fico entusiasmado com o interesse dos alunos, pois assim a Escola do Legislativo reafirma seu compromisso de promover o conhecimento e incentivar os jovens a participarem de assuntos relacionados a cidadania e à vida política do município onde vivem”, completou o presidente da Câmara.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »