AtaNews Publicidade 728x90
28/06/2021 às 11h55min - Atualizada em 28/06/2021 às 11h55min

Saiba como funciona o tratamento de clareamento dental

O clareamento dental é um dos tratamentos odontológicos mais procurados no momento, sendo um importante representante para os procedimentos estéticos

Assessoria de Imprensa, Gabriel Paladino
Foto: Imagem Ilustrativa
Assim como outros procedimentos, como o implante dentário, o clareamento deve ser executado em clínicas especializadas para obtenção de resultados mais precisos, mesmo que possa funcionar com remédios e aplicações de substâncias na sua própria residência.

Neste artigo, falaremos tudo sobre esse procedimento, o que ele é, como é feito, quais são suas vantagens, os tipos de clareamento, entre outros pontos importantes. 

Além disso, é importante mencionar outros tratamentos odontológicos que também podem ser realizados para melhorar o aspecto do sorriso, sendo eles conciliados com o clareamento ou não.

Importância da higienização bucal
Antes de apontar os principais aspectos acerca do clareamento dental, é fundamental destacar a necessidade relacionada à manutenção de uma boa qualidade na saúde bucal.

Os dentes, a língua e a gengiva são partes do corpo que formam a boca, participando ativamente do processo digestivo e compondo o sorriso, essencial para a interação e desenho da face. Além disso, é o canal de acesso ao corpo.

Dessa forma, quando um desses pontos está prejudicado, todo esse processo e saúde pode ser comprometida também. Mais ainda, diversas doenças podem acometer a boca em caso de descuido com a saúde bucal, afetando os demais tecidos.

Por isso, tendo algumas práticas de higienização e, ao mesmo tempo, prestando atenção nos hábitos que você possui cotidianamente, é possível melhorar a aparência e qualificar a saúde dos dentes e boca. 

Dessa maneira, confira algumas práticas que devem ser exploradas:

Escovar os dentes todos os dias;

Utilizar fio dental;

Usar enxaguantes bucais;

Evitar o consumo exagerado de alimentos açucarados;

Evitar o tabagismo.


O que é o clareamento dos dentes?
De forma simplificada, o tratamento de clareamento dos dentes é mais um dos variados tratamentos odontológicos, tais como o de lente de contato dental, que visam recuperar a dentição, tornando-a mais harmônica e, neste caso, mais clara.

Esse tratamento, como o próprio nome já indica, consiste em clarear os dentes que tiveram a pigmentação modificada ao longo da vida, escurecendo, ficando amarelos ou sofrendo com manchas.

Com isso, a cor original pode ser recuperada, bem como uma tonalidade que melhor se encaixe nas necessidades do paciente, impactando de forma positiva na saúde mental. 

Quem pode fazer?
Não existem muitas restrições acerca desse tratamento, justamente por se tratar de um procedimento simples, que pode até mesmo ser realizado em casa.

Entretanto, pacientes que possuem algum problema bucal, como cáries, periodontite ou doenças gengivais, devem esperar o tratamento dessas doenças serem finalizados para recorrer ao clareamento dos dentes. 

Essas restrições são comuns em diversos tratamentos bucais, como no uso de aparelho ortodôntico, de modo a evitar manchas ou mesmo a interferência na qualidade dos procedimentos.

Além disso, mulheres que estão grávidas também devem esperar pelo fim da gestação para optarem por esse tipo de tratamento.

Vantagens do clareamento
Basicamente, o procedimento se destaca pelas vantagens que oferece para a saúde geral do paciente e pela aparência do sorriso, visto que para sua realização outras necessidades precisam ser atendidas e a regularidade da consulta mantida.

Pense no aparelho movel, por exemplo. Esse procedimento é recomendado para diferentes pacientes que possuem problemas aparentes na estruturação dos dentes, especialmente no posicionamento da arcada dentária e na mordida.

No caso do uso dessa estrutura, o paciente passa a realizar as manutenções mais frequentes e, visto o desenvolvimento do seu sorriso, pode almejar trazer outros impactos para a cavidade. Vale ressaltar que o aparelho móvel é o único que pode ser conciliado com o clareamento.

Inclusive, no caso do tratamento de clareamento dos dentes, não seria diferente. Como já dissemos, ele é muito utilizado por pessoas que querem modificar a pigmentação dos dentes. 

Dessa maneira, a principal vantagem é que ele pode garantir que os dentes fiquem brancos novamente, transformando o sorriso e melhorando a autoestima.

Cuidados importantes após o procedimento
Outro importante ponto que deve ser destacado é com relação aos cuidados necessários após o processo de clareamento dental, garantindo resultados mais qualificados e duradouros.

O principal cuidado pós-procedimento é em relação a alimentação. Como o clareamento funciona à base de substâncias que agem na pigmentação dos dentes, é fundamental que a ação dessas substâncias não seja atrapalhada nos dias seguintes.

Por isso, é importante evitar o consumo de comidas que possuem forte pigmentação, especialmente alimentos que possuem corantes, como café, suco de uva e vinho.

Além disso, outras recomendações são: manter a higienização bucal qualificada, evitar o tabagismo e seguir visitando o dentista regularmente. 

Tipos de clareamento
Para finalizar, é interessante mencionar os principais tipos de clareamento existentes, como:

Clareamento externo;

Clareamento caseiro;

Clareamento de consultório;

Clareamento misto (consultório e caseiro);

Clareamento com led.


Cada um desses procedimentos de clareamento funciona de maneira específica, modificando as substâncias utilizadas para clarear os dentes, algumas orientações pré e pós tratamento, bem como a velocidade e intensidade do processo.

Contudo, de modo geral, todos são bastante efetivos e qualificados, demandando acompanhamento profissional adequado - mesmo os caseiros - e variando conforme necessidades e conforto do paciente.

Inclusive, todos os tipos, se executados da maneira adequada, trarão resultados satisfatórios.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »