AtaNews Publicidade 728x90
08/06/2021 às 17h15min - Atualizada em 08/06/2021 às 17h15min

Birigui inicia terceira fase da vacinação contra a influenza; veja quem pode se imunizar

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Começa nesta quarta-feira (09/6) a terceira fase da campanha de vacinação contra a gripe. Nesta etapa serão imunizadas pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e urbano, forças de segurança, salvamento e forças armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

A imunização segue em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, das 7h30 às 12h. O público-alvo pode procurar também o drive-thru do Hangar, que está aplicando a dose das 13h às 17h. A campanha segue até o dia 9 de julho.

Lembrando que o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das vacinas contra a covid-19 e contra a influenza conjuntamente. As pessoas dos grupos prioritários que receberam a vacina da covid-19 recentemente devem aguardar intervalo mínimo de 14 dias para tomar o imunizante da gripe.

A vacina contra a gripe protege contra o vírus influenza A (H1N1) e duas variantes: A (H3N2) e influenza B. “O inverno está chegando, por isso, é muito importante que as pessoas dos grupos de risco se vacinem. A vacina contra a influenza também salva vidas", disse a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa.

OUTROS GRUPOS

Quem pertence às duas fases anteriores da campanha e ainda não se vacinou também pode procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa ou do drive-thru. O público inclui os idosos acima de 60 anos, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).

Também devem receber a vacina crianças entre 6 meses e 5 anos completos, profissionais da saúde e professores. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), sendo priorizados grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Para ser vacinado é necessário apresentar documento pessoal com foto e a carteirinha de vacinação. Os profissionais de saúde, professores, caminhoneiros, de transporte coletivo e das forças de segurança devem apresentar ainda comprovante de vínculo empregatício ativo.

Pessoas com comorbidades devem apresentar comprovante da doença crônica. Em relação aos funcionários do sistema prisional e pessoas com a liberdade privada, a dose da vacina será aplicada no estabelecimento, no caso no Centro de Ressocialização de Birigui.

Até o momento, 15.859 pessoas foram vacinadas em Birigui, o que representa uma cobertura vacinal de 36,2% do público-alvo. Já foram imunizadas 3.832 crianças de seis meses a cinco anos, 9.308 idosos, 450 gestantes, 99 puérperas, 1.590 profissionais de saúde e 579 professores.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »