AtaNews Publicidade 728x90
06/06/2021 às 15h06min - Atualizada em 06/06/2021 às 15h06min

SP reforça tratamento virtual pelo SUS oferecido a tabagistas

São 14,8 mil pessoas que querem parar de fumar em tratamento em 1,8 mil unidades que integram o Programa Estadual de Controle de Tabagismo

Governo do Estado de São Paulo
Foto: Imagem Ilustrativa
A Secretaria de Estado da Saúde reforça atendimento virtual para quem quer parar de fumar e conta com o SUS, neste contexto da pandemia do novo coronavírus. São 14.833 pessoas em tratamento em mais de 1.860 unidades credenciadas no Programa Estadual de Controle de Tabagismo.

A pasta reforça a oferta de tratamento virtual focado nestes pacientes e convoca os interessados a adesão do suporte online. Contando com aplicativos de mensagens e vídeos, a estratégia permite a continuidade da assistência que, antes era feita presencialmente nos serviços ligados ao Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod).

Esses novos fluxos de atendimento entraram em vigor desde abril de 2020 com o objetivo de reduzir a transmissão da COVID-19 e, ao mesmo tempo, cuidar do paciente tabagista que quer abandonar o vício. Todas as unidades vinculadas ao programa foram orientadas a fazer uso da tecnologia virtual.

“Como todos os programas, a pandemia nos trouxe prejuízo nos atendimentos, enfrentando os desafios do isolamento social ao mesmo tempo em que trabalhamos na conscientização das pessoas, principalmente jovens, a não ceder às influências aos canais digitais de produtos que remetem a novas formas de consumo de tabaco”, explica Sandra Marques, coordenadora do Programa Estadual de Controle de Tabagismo. “Manter o formato online a dispensação farmacêutica por mais tempo, contribuiu para desenvolvermos uma estrutura organizacional de modo seguro e contínuo”, ressalta.

A medida tem caráter temporário e emergencial visando à prevenção da doença, evitando deslocamentos e aglomeração de pessoas num mesmo ambiente.

O programa ressalta a ampliação de cobertura de unidades credenciadas no estado: eram apenas 200 em 2015, e hoje, em 2021, são mais de 1,8 mil serviços ligados ao Programa Estadual de Controle de Tabagismo.

Tabagismo e COVID-19

Os atendimentos virtuais para tabagistas nas unidades do programa foram definidos conforme medidas de saúde pública de prevenção à disseminação do vírus e, também, porque fumar aumenta o risco de complicações de dezenas de doenças – em especial as cardiovasculares e respiratórias. Levando em consideração que o novo coronavírus é respiratório, pessoas que fumam devem tomar cuidados redobrados, pois o tabagismo pode provocar doenças de risco para infecções da COVID-19.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Fumantes têm um risco de duas a quatro vezes maior de contrair doença pulmonar pneumocócica invasiva, associada à alta mortalidade. Além disso, o risco de Influenza é duas vezes mais alto e mais grave em tabagistas, em comparação aos não fumantes. No caso da tuberculose, fumantes têm duas vezes mais chance de contrair a infecção, sendo quatro vezes maior o risco de óbito.

“O tabagismo pode causar um comprometimento da capacidade pulmonar e prejudicar o sistema respiratório. Segundo estudos, um fumante tem 14 vezes mais chances do que um não fumante de desenvolver os sintomas mais severos da COVID-19”, alega Marques. “O Dia Mundial Sem Tabaco nos faz lembrar a importância da cessação do tabagismo como medida efetiva de melhora na qualidade de vida e prevenção de várias doenças”, finaliza.

Dicas para parar de fumar

– Defina uma data para deixar de fumar.

– Até chegar essa data, reduza o número de cigarros diariamente. Comece adiando o primeiro cigarro do dia e evite fumar após as refeições. Cada cigarro a menos ajuda a preparar o seu corpo para o dia definitivo da parada.

– Na noite anterior ao dia definido para deixar de fumar, molhe com água todos os cigarros restantes e jogue-os no lixo. É importante não guardar nenhum cigarro para não correr o risco de fumar quando sentir vontade.

– Não saia para comprar cigarros quando a vontade bater. Lembre-se de que essa vontade dura somente cinco minutos. Para se distrair, assista televisão, ouça música ou faça qualquer outra atividade de lazer para o tempo passar mais rápido.

– Não desanime! A vontade irá diminuir à medida que os dias forem passando e os pulmões começarão a funcionar melhor.


Os locais para tratamento de tabagismo podem ser consultados em https://bit.ly/2yDb5SW.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »