AtaNews Publicidade 728x90
31/03/2021 às 11h01min - Atualizada em 31/03/2021 às 11h01min

Desemprego fecha em 14,2% no trimestre encerrado em janeiro e bate recorde

Alguns economista apontam que a situação econômica, na questão do emprego, possa melhorar apenas no segundo semestre

Agência Brasil
Foto: Divulgação
O desemprego no Brasil fechou o trimestre encerrado em janeiro em 14,2%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Já número de pessoas desempregadas ficou em 14,3 milhões. É a maior taxa já verificada para o período de novembro a janeiro.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. No último levantamento, referente ao trimestre encerrado em dezembro, a taxa de desemprego estava em 13,9%, com 13,9 milhões de pessoas sem trabalho.

O número de desocupados aumentou 2% e chegou a 86 milhões. Isso é 1,7 milhão de pessoas a mais no mercado de trabalho em relação ao trimestre encerrado em outubro.

Sinais preocupantes
Os últimos Indicadores mostram uma queda da atividade econômica e da confiança de empresários e consumidores neste começo de ano em meio ao agravamento da pandemia.

Alguns economista apontam que a situação econômica, na questão do emprego, possa melhorar apenas no segundo semestre, contando com uma vacinação mais rápida e menos incertezas econômicas. 

A média das projeções do mercado para o crescimento do PIB em 2021 tem sido revisada para baixo. Atualmente está em 3,18%. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »