23/03/2021 às 14h23min - Atualizada em 23/03/2021 às 14h23min

Será que a chia tem mesmo poder?

A chia possui nutrientes que auxiliam na regulação da saúde e proporcionam diversos benefícios

Assessoria de Imprensa, Maria Gabriela Ortiz

A chia traz diversos benefícios para o corpo humano. Várias pessoas começaram a utilizar essa semente nas refeições durante o dia, visando obter um corpo mais saudável.

A semente é considerada um superalimento devido aos seus nutrientes. Por causa da sua  importância para a saúde do nosso corpo, neste artigo, iremos te mostrar todos os benefícios e por que comprar chia é uma ótima escolha. Confira a seguir.

Principais benefícios da chia

A chia tem em sua composição diversos nutrientes importantes para o nosso organismo. Nessa semente é possível encontrar Ômega-3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, substâncias muito benéficas para a nossa saúde.

A semente de chia é uma proteína completa, já que ela possui todos os nove aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo nosso organismo. Mas a lista de benefícios vai mais além:

Melhora a digestão e ajuda a manter o peso: As fibras da semente podem ajudar a melhorar a sua saúde digestiva e favorecem a sensação de saciedade

Evita cansaços e irritação: As fibras também fazem com que a glicose dos alimentos seja liberada vagarosamente para a corrente sanguínea. Isso evita a sensação de cansaço e irritação, típicos da hipoglicemia.

Reduz a absorção de gorduras no intestino: Ainda falando das fibras da chia, elas podem ajudar a reduzir a absorção de gorduras no intestino e, se aliadas aos ácidos graxos poli-insaturados, podem ajudar na saúde do coração.

Controla a diabetes: A chia é capaz de evitar o aumento rápido da glicemia, controlando a quantidade de açúcar no sangue, o que é excelente para controlar a diabetes tipo 1 e tipo 2.

Evita o envelhecimento precoce: A chia tem antioxidantes que retardam o envelhecimento das células. Essas substâncias ajudam o organismo a evitar danos permanentes causados pelos radicais livres.

É importante mencionar que a semente ajuda nosso corpo. Porém, ela deve ser inserida em uma dieta saudável e combinada com a prática de exercícios físicos para que você aproveite o máximo de todos os benefícios mencionados.

Como inserir a Chia na sua alimentação

Por ter sabor neutro, a chia pode ser ingerida em qualquer refeição, seja café da manhã, almoço ou jantar. Seja com doces, salgados, frutas ou até mesmo em vitaminas, ela pode ser  consumida de diversas maneiras.

É possível adicionar as sementes de chia em receitas de bolo, panquecas e biscoitos. Elas podem ser utilizadas, também, em iogurtes, sopas, saladas e sucos, ou ingeri-la crua.

Por fim, a chia pode ser encontrada na forma de grão, farinha ou óleo e pode ser adicionada no iogurte, cereais, sucos, bolos, saladas e temperos. Para obter todos os benefícios da chia basta consumir mais de duas colheres de sopa por dia.

Tabela nutricional da Chia

Como já dissemos, a chia é uma ótima fonte nutricional. Que tal ver isso em números? Confira  a seguir a tabela nutricional dessa semente poderosa que nos proporciona tantos benefícios.

 

 

Quantidade por porção

%VD(*)

Porção

15 g

--

Valor energético

80kcal

4.00%

Carboidratos

6.6g

2.20%

Proteínas

3g

4.00%

Gordura Totais

4.8g

8.70%

Gordura saturada

0g

0.00%

Gordura trans

0g

NA

Fibra alimentar

2.4g

9.60%

Sódio

0mg

0.00%

 

Com todas essas informações, é perceptível que essa semente realmente possui um poder grandioso na melhora da nossa saúde. Chegou a hora de você comprar chia e se beneficiar.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »