AtaNews Publicidade 728x90
21/03/2021 às 17h14min - Atualizada em 21/03/2021 às 17h14min

Ministério da Saúde libera uso de vacinas reservadas para 2ª dose

Yahoo Notícias
Foto: Divulgação
O Ministério da Saúde autorizou neste domingo (21) a aplicação imediata de todas as vacinas contra o novo coronavírus que estavam sendo armazenadas pelos estados e municípios para a segunda dose.

Em nota, a pasta informou que “a medida já vinha sendo estudada há cerca de duas semanas, e foi atendida após garantia da segurança das entregas por parte dos fornecedores”.

No sábado, o Ministério da Saúde anunciou a distribuição aos estados de 5 milhões de novas doses de vacinas contra a Covid-19 e disse que todas elas deverão ser usadas como primeiras doses, ou seja, não será necessário guardar metade dos imunizantes para garantir a segunda aplicação.

A decisão altera a diretriz do início da campanha, de que 50% das vacinas destinadas pelo governo federal aos estados e municípios deveriam ser reservadas como segunda dose.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que entregaria 1 milhão e 80 mil doses do imunizante contra a Covid-19 até sexta-feira. De acordo com a instituição, 3,8 milhões de vacinas serão entregues até março. A expectativa é de que, no final do mês, a produção diária chegue a um milhão.

As vacinas são envasadas com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado da China. A remessa, porém, atrasou. No dia 12, a Fiocruz recebeu notícia de que o país asiático havia liberado o dobro da quantidade prevista, sem data para chegar ao Brasil.

A estimativa é de que a produção saia de menos de 4 milhões de doses em março para 30 milhões de doses em abril, mantendo o patamar elevado no mês seguinte. As informações são do portal G1.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »