AtaNews Publicidade 728x90
13/03/2021 às 17h52min - Atualizada em 13/03/2021 às 17h52min

Pazuello promete a governadores do Nordeste entregas semanais de vacinas

Em um momento em que várias capitais e estados registram superlotação leitos de UTI para Covid e que o país atinge a marca inédita de 2.349 mortes em 24h, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, gravou um vídeo nesta quarta-feira (10) em que afirma que o sistema de saúde está "muito impactado, mas não colapsou nem vai colapsar"

Yahoo Notícias
Foto: Divulgação
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, prometeu aos governadores do Nordeste entregas semanas de vacinas contra o novo coronavírus. Em reunião com líderes dos estados da região, neste sábado (13), o titular da pasta apresentou o cronograma de distribuição da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, e do imunizante da Oxford/Astrazeneca, fabricada pela Fiocruz, até julho.

“A boa notícia é que o ministro apresentou um cronograma atualizado. Nós temos toda semana a entrega de vacina pelo Butantan e pela Fiocruz. Outra novidade é que, a partir da próxima semana, teremos a entrega de dois lotes da vacina da AstraZeneca pelo Consórcio da OMS e também da Barato Biotec ”, explicou o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), segundo reportagem do portal G1.

Os governadores concordaram que as 37 milhões de doses da vacina Sputnik compradas pelo Consórcio Nordeste façam parte do Plano Nacional de Imunização (PNI). O imunizante, que ainda não foi aprovado pela Anvisa, já entrou no cronograma do Ministério da Saúde, com entregas previstas em abril, maio e junho.

“Essas vacinas vão compor o Plano Nacional de Imunização. Tivemos uma reunião com o ministro para ver como se dará essa formalidade jurídica. Os assessores vão conversar até segunda-feira (15) para que a gente possa encontrar o formato jurídico. Mas, o fato é que finalizamos a compra, 2 milhões de doses serão entregues agora em abril, 5 milhões em maio, 10 milhões no mês de junho e 20 milhões no mês de julho”, informou o governador da Bahia, Rui Costa (PT).

Na última sexta, o Ministério da Saúde assinou contrato para compra de 10 milhões de doses da Sputnik V. Para apoiar a comercialização no país, os russos firmaram parceria com a farmacêutica brasileira União Química. Com a aquisição destas doses, de acordo com o governador do Piauí, o Brasil conseguirá atingir a meta de 50 milhões de pessoas vacinadas.

“Com isso, teremos condições de ter 20 milhões de brasileiros vacinados agora em março. Todo o esforço vai na direção para chegar no mês de abril com 50 milhões de pessoas vacinadas”, projetou Wellington Dias.

Leia abaixo a nota do Ministério da Saúde:

O Ministério da Saúde informa que as previsões de entregas de vacinas são atualizadas semanalmente pelos fornecedores dos imunizantes (produtores e importadores). Para a próxima semana, está prevista a entrega das primeiras doses fabricadas no Brasil pela Fiocruz, no entanto, até a entrega, não é possível informar quantas doses exatas a pasta receberá. A previsão que o laboratório deu ao Ministério é da entrega de cerca 1 milhão de doses da AstraZeneca/Fiocruz por semana.

Cabe ressaltar que essa previsão e o cronograma podem sofrer alterações do que está pactuado com o Ministério.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »